segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O amanhã

Ele olhava para a casa a sua frente. Nunca se sentiu nela como o nome sugere. Casa. Não era sua, não era de sua mãe, nem nunca seria.
Era estranho olhar para ela agora. Muda, como se nenhum barulho pudesse sair daquela porta. Nem mesmo pouco tempo atrás, quando batia, na esperança que alguém ouvisse. Que alguém o deixasse entrar.
Muda, era assim que sentia aquela casa. Era como se ela dissese para ele: "muda, menino".
E foi assim que ele decidiu. Não mais ficaria ali. Pensou melancólico "por que não se sentia tão triste". Talvez porque sua mãe, que deveria ser sua mãezinha querida, não o defendia. Não o recebia, quando ele chegava de noite, após a escola, cedendo ao padrasto, que o queria longe dali.
"Adeus", disse para si mesmo, com a angústia de quem seria ouvido por ninguém, além dele. Teria uma vida nova, teria sucesso, moraria com o padrinho e buscaria seus sonhos. Já tinha uma bicicleta. Um dia teria um mp3 e nem precisaria de sua mãe ou do padrasto para conseguir. Do alto de seus 12 anos encontraria sucesso naquelas terras do sertão da Bahia.
O amanhã? Que importa. Já tinha passado fome antes, se tivesse que passar de novo, não seria novidade alguma.
O lado bom de estar saindo de casa, praticamente expulso pelo namorado da mãe, é que tudo o que conseguisse, de hoje em diante, seria lucro. É a parte positiva de se sair do zero.
Amanhã será um novo dia, de uma nova vida. De um garoto novo. Ainda tinha sua vida inteira pela frente.
E agradecendo a Deus por isso foi embora, sem olhar para trás.

29 comentários:

  1. AI..DOEU MEU CORAÇÃO DE MÃE...QUE FAÇO TUDO POR MUS FILHOS..QUE DOU MINHA VIDA...QUE DOO UM ORGÃO VITAL MEU PARA QUE ELES VIVAM..E QUANDO FALO DOO EU DOO MESMO..SEM PENSAR DUAS VEZES..PELOS MEUS FILHOS E FIZ PLANOS DE NOVO..POR ELES EU MORRO ..POR ELES ACHO EU QUE ATE MATO..POR ELES EU VIVO A CADA DIA DESDE QUE AOS 21 ANOS FUI MÃE PELA PRIMEIRA VEZ...POR ISSO NÃO CONSIGO ENTENDER COMO UMA MÃE PODE DEIXAR UM FILHO POR QUALQUER PESSOA SEJA ELE PAI BIOLOGICO OU NÃO...NINGUEM JAMAIS OUSE MANDAR EU ESCOLHER ENTRE UM FILHO E ELE ..POIS EU MESMA FAÇO AS MALAS E COLOCO NO MEIO DA RUA ..DEUS ME LIVRE DEIXAR UM FILHO MEU AO RELENTO...PRECISANDO DE AJUDA...SABE TEM COISAS QUE EU NÃO ENTENDO JAMAIS ..TRABALHAVA COM UMA MOÇA UMA JOVEM MOÇA NUMA ESCOLA...E ELA TINHA DOIS FILHOS E SE SEPAROU DO MARIDO E SE CASOU COM UM MOÇO BEM MAIS JOVEM QUE ELA..TINHAMOS UM RELACIONAMENTO ATE BOM NA ESCOLA NOS DUAS..ATE UM DIA QUE UM FILHO DELA ENTROU NA BIBLIOTECA EM QUE EU CUIDAVA E ME DISSE QUE MORAVA COM O PAI POIS A MÃE NÃO QUIZ FICAR COM ELES POR QUE O PADRASTO NÃO QUERIA...WOLBER FOI,TERRIVEL EU PASSEI A OLHAR A MOÇA COM OLHAR TOTALMENTE CRITICO E POR VEZES EU ME SENTIA MAL PERTO DELA...ATE POR QUE SABIA QUE ELA TINHA CONDIÇÕES DE CUIDAR DOS DOIS MENINOS UM ERA UM ALUNO NOTA 10 O OUTRO REVOLTADO ENVOLVIDO COM GENTE RUIM..E EU ATE ENTENDI POR QUE.. EU SINCERAMENTE NÃO PERDOO UMA MÃE QUE PODE FICAR COM SEUS FILHOS E NÃO FICA POR COMODIDADE POR QUE NÃO QUER..PRA ME SEPARAR DOS DOIS MEUS DOIS FILHOS,SÓ A MORTE ,,ALIAS NEM ELA DEPOIS QUE ASSISTI NOSSO LAR O FILME...ESTOU RADIANTE ..NEM A MORTE PODE SEPARAR QUEM AMAMOS E MÃES NÃO MORREM VIRAM ANJOS SRSRSR . BOA SEMANA ....WOLBER..
    OTILIA
    DESCULPE O JORNAL....MAS ESSE ASSUNTO ME TIRA PALAVRAS DA BOCA E DO CORAÇÃO...

    ResponderExcluir
  2. Mesmo sem alegria, a esperança sempre se renova. Parabéns pelo escrito.

    ResponderExcluir
  3. Ai, meu Deus! Esse menino foi embora? E a mãe não fez nadinha pra impedir??? Que vontade de chamar um palavrãozão com ela, viu?
    É claro que a gente sabe que esse não é um caso isolado, está cheio de situações como essa por aí, em todos os cantos do Brasil.
    Mas é impossível não ficar triste com um negócio desses, sabe? Triste mesmo... Então, vai contando sobre esse menino se tu souber mais sobre ele.

    Beijos!
    Te cuida.

    ResponderExcluir
  4. Wolber, meu amigo abençoado!!

    Você não calcula como me emocionei lendo essa história...
    Quase idêntica a de uma pessoa muito, mas muito próxima minha. (Familia).
    É meu amigo...e quando essas coisas acontecem, a pessoa se torna um adulto vencedor na vida.
    Se desvia do caminho do bem quem quer.
    Vejo muitas pessoas no caminho do Mal, roubando, se metendo em coisas ruins, dando essa justificativa.
    Não concordo jamais, pois essa pessoa, que passou por quase tudo isso, sofreu, ralou, trabalhou, se tornou um homem vencedor, sem jamais ter desviado do caminho reto, do caminho do bem maior, mesmo com essas marcas na alma.

    Linda história meu amigo, mesmo que triste...
    Me emociono lendo isso, e agradeço a cada dia por ter tido os pais, a familia, o lar, o amor que eu tive e tenho.

    Um abração Wolber.

    (Um calorrrrrrrrrrrrrrrr infernal aqui rs)

    ResponderExcluir
  5. Seria coragem? Destino? Ou seria apenas a vida?
    Quantas eu quantas vezes nos deparamos com situaçoes assim... De variadas formas, elas se apresentam. Um dia tudo aquilo que era o certo e o seguro torna-se insuficiente ou simplesmente já teve a importância terminada.
    É o ciclo da vida: recomeços a cada dia.
    Aqui felizmente não faltou a coragem e o amor próprio para perceber que aquela situaçao já não lhe servia mais. E saiu, procurando o que seria seu caminho daqui pra frente. Felizmente, parece que encontrou.
    Valores, conceitos, tudo é muito relativo com o desenrolar dos fatos. Seria aquela a verdadeira família dele? Seria aquela a condiçao que deveria seguir apenas por conceitos da sociendade?
    Assim nascem os grandes homens da humanindade. Homens que acreditam no seu coraçao, acreditam nos seus sonhos e lutam por eles.
    E assim somos: grandes sonhadores. E a cada sonho que realizamos é apenas pretexto para encontrar outro para tentarmos conquistar.
    Linda história! Como todas as outras.
    E como todas as histórias que existem por traz de cada rosto que nos deparamos diariamente, e que tão perfeitamente você aqui nos reproduz!
    Um grande beijo!
    E estarei feliz por saber que sempre terei textos maravilhosos para ler!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Gabi! Tudo bem?

    Que bom que curtiu. Obrigado!

    Esse garoto é do sertão da Bahia, virou grande amigo nosso e "vira e mexe" o encontramos.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Olá, minha amiga Otilia!

    Imagina, "desculpe o jornal", eu que agradeço o comentário sincero. ;)

    Sabe que essa história que você comentou, já vimos um bocado de vezes. Algumas histórias da mãe com 2, 3 (ou até mais filhos) que se separa e o novo marido não aceita o filho de outro homem.

    São muitas crianças que crescem com os avós, tios ou alguém que tome conta.

    É incrível acreditar que uma pessoa chegue a este ponto, um homem de não aceitar uma criança e não pensar que sua infelicidade (de crescer longe da mãe) daquele dia em diante será por sua culpa. E muito mais culpada ainda a mãe, que aceita e renega o filho.

    Um assunto muito difícil Otilia. Nos entristece.

    Uma ótima semana para você!

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria Marluce!

    Tem total razão. Graças a Deus a esperança sempre está ali, mesmo que quietinha.

    Eu acredito que ela nem é "a última que morre". Ela não morre nunca, nós é que, muitas vezes, podemos nos esquecer de procurá-la.

    Ela sempre estará, pronta pra desabrochar. :)

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Milene!! Como vai, minha amiga?

    Triste e, como comentei para a Otilia, realmente acontece muito por aí.

    É inacreditável um coração de mãe deixar uma coisa dessas acontecer. Mas há corações de pedra e para isso não há remédio. Só nascer de novo.

    E nós o encontramos sempre que trabalhamos em sua cidade. Sempre vem nos ajudar e dar uma força. Ficou nosso amigo e hoje, se não me engano, já está com mais de 17 anos.

    Vou contando suas novidades. :)

    Beijo Milene!

    ResponderExcluir
  10. Olá Sil!!

    Exatamente! É uma ótima desculpa para quem comete muitos erros conscientes culpar seu destino. É como atestar que a favela empurra o adolescente para o crime. Quantas pessoas de bem e trabalhadoras não tem a mesma tentação que os marginais?

    Sempre digo que os obstáculos fazem a vitória ser muito mais saborosa lá na frente. A pessoa que rala, corre atrás, vence na vida, olha pra tudo isso no final dela e respira com orgulho. "Valeu à pena!"

    Beijo Sil!

    ResponderExcluir
  11. Ah Sil,

    Aqui refrescou um pouco. Tá até um ventinho bom, sem o medo daquelas chuvas destruidoras...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Minha querida Lua! Tudo bem?

    Você sempre complementa com perfeição estes textos. E com total razão.

    Grandes homens e mulheres são aqueles que enfrentam seus problemas de frente e, se caírem, levantam e recomeçam.

    Coragem não é a mesma coisa que ausência de medo. Coragem é você, mesmo temendo algo, enfrentar. E eu, como dentista, sei bem o que é isso... rs

    Seu comentários são lindos textos, obrigado pela visita! ;)

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  13. Tásquêupariu....
    Chama essa "gavabunda" de mãe... putzz isso aí não tem classificação pra se dar..!!!

    Ahh se uma bixa dessa passa por minhas mãos.. vixí Maria... Só pode ter um pobrêma cerebral, não há outra explicação...

    DeussssssZulivre
    Tatto muito puto com essa muié... rss
    Abraço Wolber

    ResponderExcluir
  14. Pois é Tatto, infelizmente existem mães que nem deveria serem chamadas assim.

    Crueldade com filho é de um mal sem tamanho.

    Somos dois "Pês" da vida com ela, meu amigo...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. Nossa estou aqui sem compreender.
    Não consigo engolir esse tipo de gente não.
    Não que eu queira ser melhor que ninguém, mas eu tenho uma filha linda que não é biológica não, é biológica apenas do meu ex marido, eu o deixei e ela é minha, veio para meus braços quando nasceu
    e a amo jamais a deixaria ir por ninguém.
    Deixei o pai dela e briguei por ela.
    Hoje já tem 10anos uma moça linda, é minha vida!

    Essa dai como diz o Tatto é só uma "gavabunda" qualquer.

    beiJO.
    e um bom dia.

    ResponderExcluir
  16. "Gavabunda" com G maiúsculo Déya.

    Não há desculpas...

    Beijo, minha amiga!

    ResponderExcluir
  17. Ele se foi e deixou tantas coisa banais, foi sem ter pra onde ir. Não foi feliz, nem infeliz, foi somente um aprendiz...

    ResponderExcluir
  18. Sou emotiva...
    Meu coração sofreu de dor.
    Mas sabemos que essa é uma realidade constante.
    Casas mudas...pais ingratos, filhos ao léu.
    E o mundo ai para mostrar, caminhos com espinhos ou flores...mesmo com dor do desprezo e do descaso, é preciso sonhar, e quando seguir o caminho, que consiga ver o que menos pedras e espinhos venha a encontrar.
    Aos filhos de casas mudas... perseverança e paciência.
    Às mães de pouco amor...reflexão.
    Para você um abraço e um muito obrigada, por abordar um assunto, que é necessário, que é preciso, para que possamos refletir as nossas vidas e agradecer o que conseguimos alcançar sem ganância.
    Menos ganância! Para quem sabe, sobrar aos mais necessitados.
    Boa noite.

    ResponderExcluir
  19. Olá Dayse! Tudo bem?

    Que lindo comentário. E cheio de razão. Temos muito a agradecer quando temos caminhos a seguir sem tantos espinhos. Há pessoas que nasceram em meio a um espinheiro e nem por isso deixam de ser felizes, por mais incrível que pareça. Nunca perdem sua fé e perseverança.

    A ganância sempre atrapalha nossa evolução espiritual, geralmente deturpando nossa visão do que realmente interessa nessa vida.

    Muito obrigado pelo comentário, minha amiga!

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  20. Olá "o que cintila em mim",

    que complemento poético e bonito. :)

    E partiu assim, pronto para um recomeço. Longe de tantas coisas tristes.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  21. Querido amigo Wolber.

    Essa história mexe diretamente comigo. No tocante ao ser tocada de casa, eu me identifiquei com o menino. Apesar dele ter sido tocado com menos idade, e ainda por um padrasto.

    Nesse momento a minha mãe está quase morta num hospital, e eu sofro com o medo dessa perda, assim como sofrem todos da minha família.

    Pode parecer falta de ética eu citar isso agora, mas esse texto absolve qualquer exilado da família, dando-lhe o alvará do desabafo.

    Minha mãe tocava-me de casa, desde que completei dezessete anos. Apesar de eu sempre ter sido muito obediente, a idéia de sair do ninho me causava angústia. Nossa família sempre foi numerosa e até hoje é.

    Ela sempre foi muito honesta, e estava separada do meu pai, porque eles brigavam muito. Ele foi o único homem da vida dela.

    Ela nunca dizia o motivo de querer ver-me pelas costas.
    Eu só tive a coragem de sair, depois dos vinte anos.

    Sobre a fome: O PIOR SOFRIMENTO QUE A FOME NOS CAUSA, ESTÁ NO MEDO DE ESPERARMOS POR ELA.
    DEPOIS QUE ELA CHEGA E SE INSTALA, AÍ ENTÃO, HÁ UMA CONFORMIDADE QUE SE TRANSFORMA EM PAZ... EM REFLEXÃO!

    DEPOIS ISSO TUDO VIRA MÁGOA.

    Um grande abraço. Desculpe-me pelo desabafo no seu lindo espaço.

    ResponderExcluir
  22. Qual a semelhança e diferença da festa e da fome?

    O MELHOR DA FESTA É ESPERAR POR ELA.
    O PIOR DA FOME É ESPERAR POR ELA.

    ResponderExcluir
  23. Explicação:

    Quando eu citei a fome, mesmo ela não fazendo parte da sua narrativa sobre esse triste episódio do menino, foi porque eu imaginei as possíveis pedras que ele encontraria no caminho, até se acertar na vida.

    Pobre menino! Que ele tenha boa sorte, e que a luz divina o conduza sempre.

    ResponderExcluir
  24. Amapola, minha querida amiga!

    Se eu a desculpo pelo desabafo? Eu lhe agradeço imensamente por compartilhar algo tão íntimo neste espaço. Mostra a confiança e amizade que tem e sou imensamente grato a isso.

    Quando escrevo esses textos, geralmente falo sobre as histórias que mais me tocam ou me ensinam. Fico feliz em ver que eles também dizem sobre a histórias de pessoas queridas, como disse a você.

    Quando compartilhamos nossas dores e vemos quantas pessoas que já padeceram das mesmas ou piores, é como um bálsamo, que nos alivia e nos faz entender um pouco sobre a escola que é a vida.

    As provas passam a fazer mais sentido, percebemos que melhoramos como pessoa quando passamos por obstáculos. Quanto maiores, melhores as vitórias.

    Obrigado por tudo Amapola! Você também é uma vencedora.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  25. Quanta verdade Amapola!!

    Total razão...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  26. Sim Amapola, você pensou muito bem.

    Ele me disse, que antes disso já havia passado fome, junto aos seus irmãos.

    Não é nada fácil, mas hoje está bem melhor, seguindo seu caminho e nós, o acompanhando.

    Beijo, minha amiga!

    ResponderExcluir
  27. Quase perdi este texto!

    E, que texto! Você também escreve muito bem, Wolber. Ficção ou não, acredito que seja realidade mesmo, me tocou, me fez ler três vezes, senti, fiquei emocionada. Vi a casa, o menino e vi o "deixando para trás, o seguindo em frente".

    O menino se foi, ele tinha Deus, tinha a ele mesmo e o mundo todo. Há muitas portas abertas para ele, muitas casas presentes, abertas e barulhentas de carinho para ele. O menino não precisa de pouco. Dói, mas é possível caminhar em frente e ser feliz.

    Um beijo,

    Suzana/LILY

    ResponderExcluir
  28. Suzana, minha amiga! Tudo bem?

    Eu que fico emocionado com seu comentário. Como fico feliz e ver que o texto diz algo a alguém alem de mim.

    A história é verdadeira. Já escrevi sobre ele a um nom tempo atras. E deu vontade de contar novamente a história neste formato.

    Muito obrigado por tudo, Suzana!

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir