segunda-feira, 4 de julho de 2011

Julgamentos

Chegamos na quarta em Paraty Mirim. Ali nos aguardaria um barqueiro para nos levar até a comunidade do Mamanguá. Descarregaríamos todos os equipamentos na escola e só então seguiríamos para a pousada onde descansaríamos após cada dia de trabalho. 
Ele estava nos esperando, com cara de poucos amigos. Como sempre fazemos, puxamos conversa, comentamos sobre o trajeto e quando dissemos que esperávamos que nos levasse da escola à pousada, Ademir foi enfático:
- Não me falaram que tinha que esperar não. Era só pra deixar vocês lá e ir embora. 
Naquele momento tive um pensamento que me envergonharia logo depois: "que má vontade! Custa esperar um pouco?"
Tudo bem, depois veríamos o que fazer para chegar à pousada. 
Foi um dos trabalhos braçais mais difíceis que fizemos até hoje na história do IBS. Estamos acostumados a chegar com todo o material na escola, de caminhão, descermos os pesados equipamentos, caixas e mais caixas de livros, e carregarmos direto para as salas e bibliotecas. Desta vez, aliado ao esforço para, em três pessoas (eu, Valter e Luis), carregarmos todo equipamento na carreta e na van na tarde anterior, descarregamos tudo na areia da praia, da areia para o barco, do barco para a escola. Para nossa salvação, tivemos a ajuda do Nori, um voluntário que se juntou à equipe com um vigor invejável!
Vendo todo o esforço que fazíamos, nosso amigo barqueiro se comoveu, e passou não só a nos ajudar com todo peso, como se comprometeu a nos levar embora depois de acabado o trabalho. carregava pesadas caixas, sorria e brincava conosco.
Enquanto o pequeno barco se dirigia para a escola (um trajeto de seus 45 minutos), fiquei sabendo que Ademir fazia este percurso algumas vezes por dia. Pegava a primeira criança para levar à escola às quatro da manhã e depois as buscava em torno das 14h. Para isso acordava as 2 da manhã, todos os dias da semana. 
A pressa de Ademir passou a fazer sentido. Também a minha necessidade de conhecer as pessoas melhor antes de julgar suas atitudes.