sábado, 25 de fevereiro de 2012

O boi do João Rita

Curioso como nomes e apelidos acabam se incorporando às pessoas e se transformam em uma marca, um som, algo que, dito mais tarde, mal pensamos no que significa, já remetemos a imagem do objeto em questão.
Imagine que você faça parte de uma banda. Tudo pronto para seu início, músicas feitas, grupo coeso; mas falta um nome. Alguém lhe pede uma sugestão, e você, sem titubear, dispara:
- Que tal "Os Paralamas do Sucesso"?
Dá para imaginar a reação dos amigos em volta? Paralamas, como de um carro, mas do sucesso? O que tem a ver. Seria uma boa definição para uma "idéia de jerico". No entanto, alguém deu a idéia, incrivelmente outras pessoas aceitaram, o nome se incorporou a uma banda de excelente qualidade e hoje, quando falamos Paralamas do Sucesso, ninguém pensa no medonho nome. Aliás, não imagino um outro nome para dar à banda. Não teria um melhor. Quando vou a um show dos Paralamas, a palavra é suave como uma bela música tocada pelo Hebert Viana.
Uma de minhas mais longínquas lembranças, quando era muito pequeno, era, bem cedinho, mamar uma mamadeira deitado no sofá da sala, preparada pela minha mãe ou pela querida avó. Quando terminava todo o leite, minha vó sempre dizia:
- Ooo boi do João Rita! - terminava com um lindo sorriso, daqueles que só as avós sabem dar.
Esse slogam acompanhava qualquer um dos meus irmãos, ou primos que mamavam suas suculentas mamadeiras e "boi do João Rita" soava como uma palavra só, que já significava que a criança havia mamado tudo, com fervor.
Muitos anos mais tarde, ouvi minha vó chamando um primo ainda bebê de nosso velho apelido e um gostoso saudosismo me invadiu. Já estava crescido e a curiosidade apareceu.
- Vó, por que boi do João Rita?
Ela respondeu:
Quando eu era pequena, lá no interior de Minas, nós morávamos em uma fazenda. O dono da fazenda do lado se chamava João Rita e tinha uma boa boiada. No meio dela tinha um boi muito safado, que mamava em todas as vacas. Mal deixava leite para os bezerros se eles não o separassem. Por isso criança que mama muito é igual ao boi do João Rita.
Como é bom dar uma risada pura, tão verdadeira como aquelas lembranças de tempos de criança. Depois de tantos anos, tudo fez sentido. Admirei mais ainda minha vó pela criatividade e por tornar um apelido tão gostoso de ouvir. Com certeza, quando tiver um filho e der uma mamadeira para ele, esse será o novo Boi do João Rita.