segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Um dia no sertão

Em agosto, como comentei em algumas postagens, trabalhamos no Ceará, na cidade de Crateús. O trabalho aconteceria na comunidade de Pocinhos, um assentamento sem-terra, muito organizado e bem feito, na zona rural.
Ali, todos vivem em harmonia e, logo na primeira vista, pode-se ver que é um lugar diferenciado. Os moradores que ganharam o direito de viver nas terras, não se tornam donos das casas.
- Aqui a pessoa mora, mas a casa é da comunidade. Se um dia ela quiser sair, deixa a chave e nós damos a casa a outra pessoa que precise. - nos comentou o líder comunitário.
Isso é muito salutar, visto que são conhecidos muitos casos de pessoas que vivem na cidade, alugam suas casas e vão para um assentamento. Ao ganhar a terra, a vendem para terceiros.
Antes, para chegar até o local, pegamos uma estrada típica do sertão: de terra, entre a caatinga.



Fomos recebidos calorosamente, mesmo na hora avançada em que chegamos (em torno da meia noite), professores e moradores nos esperavam com um delicioso jantar.
Porém, mesmo com a fome apertando e cansaço, a primeira coisa que todos nós reparamos foi na casa que nos abrigaria. Uma casa branca, grande, espaçosa e com várias redes dispostas para cada um dos voluntários, dentro das quais havia um lençol e um travesseiro. Assim, a apelidamos carinhosamente de "Casas das Redes".



Jantamos, nos despedimos, fizemos ainda um ótimo sonzinho no violão. Haviam 3 deles na equipe. Os dois médicos oftalmos (Bruno e Filipe) também tocavam e o som embalou o sono de toda a turma.
O dia amanheceu, e dormíamos em paz. Poucas horas que revigoram mais do que as muitas que durmo em São paulo.



Ao acordarmos, tivemos mais uma grata surpresa: à frente da casa, uns 50 metros, havia um grande açude, que nos enviava uma suave brisa na manhã do sertão.
Após um reforçado café da manhã, seguimos para a escola onde fomos recebidos por muitas crianças com bexigas e versos carinhosos para os amigos visitantes.



O trabalho fluiu muito bem, a sensação da equipe, de dever cumprido, brilhava nos olhos de cada um, visto que era a última cidade em que trabalharíamos. Fizemos novos amigos e uma festa nos aguardava. Não precisaríamos de mais nada. Nada mesmo. Ainda assim, Deus nos presenteou com um lindo pôr-do-sol. Novamente, nós é quem agradecíamos...

34 comentários:

  1. E eu fico aqui me imaginando nesse pôr do sol tão lindo...
    Parece que a gente chega a ver DEUS nessa hora, tão lindo é esse espetáculo.
    Já elogiei seu trabalho, e te digo mais:
    Acho que quando vocês voltam, para a loucura da cidade grande, a alma volta totalmente revigorada.

    Adoro ler esses textos.
    Eu gosto dessa vida simples. Muito.

    Um abração meu amigão queridooo!!!

    ResponderExcluir
  2. O IRMAZINHO.td bom?
    muito linda essa festa feita pelo pessoal da cidade de Crateús no Ceará,que alias voçês merecem e muito por tudo que voçês pelos outros dado a elas a felicidade ou sipimente deixando a pessoa muito mais feliz e sorrindo sem vergonha de mostra os dentes.

    ResponderExcluir
  3. Oooo Sil! Que alegria te receber aqui!

    Você é uma pessoa pura, não podia ser diferente. É uma das que "pirariam", no ótimo sentido, neste pôr-do-sol e com a população.

    Eu agradeço a Deus, todos os dias, por fazer parte deste trabalho. E olha que aqui, eu coloco todos os bastidores. O trabalho em si é duro: há dias em que trabalhamos 10 ou 12 horas, parando só pra almoçar e voltar em seguida. E pergunte se a gente fica cansado???

    Só na volta, aí dormimos umas 12 horas seguidas e tá tudo resolvido. Como você disse: a bateria está carregada.

    Grande abraço, minha amiga!

    ResponderExcluir
  4. Fala Luan!! Como é que tá, meu irmãozinho?

    Carinha, muito obrigado pelas palavras, sempre muito mais do que merecemos, mas agradeço, mesmo assim. ;)

    Olha, já dei o recado para a Joyce: estaremos chegando em Cabaceiras em torno do dia 24. Falta pouquinho, hein?! Vamos ficar só um dia, mas dá pra dar um abração em vocês!

    Tudo de bom!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Wolber, tudo bem? :)

    Faremos festa quando vocês chegarem aqui! Que pena que é só um dia, mesmo assim iremos nos ver isto já é motivo de muiitaa alegria. Pra te deixar bastante curioso: Iremos fazer uma surpresa pra vocês. Só que... não sei se dará tempo de fazer a surpresa. Isso só iremos saber no dia né!?

    Fique curioso agora, rsrsrsr :)
    Já falei pro Luis, ele sabe do que se trata.

    Beijos e fique com um graaandee abraço meu. Saudades!

    ResponderExcluir
  6. Joyce, minha querida amiga! Tudo bem?

    Nossa, se você queria me deixar curioso, conseguiu! E o Luis sabe? Caramba, é um complô!! rs

    Mas olha, não precisa se preocupar com surpresa alguma, hein?! Com toda sinceridade do mundo, maior presente será encontrar vocês.

    Um abração!!

    P.S.: Conta o que é????

    ResponderExcluir
  7. Oi Wolber, estou ótima! Principalmente agora, depois das suas palavras.

    rsrsr _ Não, não posso contar! Já falei pra o Luis sem querer. Mas posso dá uma dica: é uma coisa que você gosta de fazer aqui. Pronto, não falo mais nada! srsrs

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que delícia de relato! É como se vivenciássemos cada instante junto com vocês...
    E fiquei aqui a imaginar o "café da manhã" reforçado, tipicamente nordestino: macaxeira, cuscuz, leite quentinho, frutas como abaicaxi, melancia... umas frituras básicas. Mais ou menos isso?
    Cada vez fico mais encantada com esse teu trabalho lindo nessa minha região tão judiada.

    Beijos cheios de gratidão.

    ResponderExcluir
  9. Olá Joyce!

    Tá legal, não irei perguntar nem ao Luis nem ao Luan. Ok.
    ;)

    Obrigado pelo carinho!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi Milene!! Tudo bem?

    Que bom que você curtiu o relato. Fico feliz!

    E olha, você entrou tanto na história, que quase acertou em cheio o café reforçado. ;)

    Sabe que um dia, estávamos em Canudos-BA, e na escola, antes das 7 da manhã, nossos amigos nos serviam um "café reforçado" delicioso. Café, leite, queijo, pão com ovo frito. Nós nos esbaldávamos. Quando elogiei, uma amiga me disse:

    - E calma, que o melhor ainda está por vir...

    De repente, chegam com uma panela enorme, fumegante, de buchada de bode.

    àquela hora da manhã eu preferi não encarar. Era reforço demais...

    Legal ter passado aqui!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. oi IRmazinho.td bom?
    irmazinho vcs são com td sinceridade eu vou dizer uma coisa a vc,que vcs merecem td de bom e eu não duvido que DEUS enviou vcs para serem os novos os 12 apóstolos que vierem para fazer o bem.

    ResponderExcluir
  12. IRMAZINHO.fala com o luis e diz que eu e joyce estamos pergutando ser vcs não poderiam vir em um dia e volta no outro,e perde para ele ligar para a joyce por favor.
    um abranço.

    ResponderExcluir
  13. IRMAZINHO.ja que joyce disse uma dica eu vou dizer outra vc postou no seu blog uma vez uma coisa parecida com a que vc colocou.e essa coisa vc adora fazer,e eu coloquei dois comentarios.irmazinho seu pesente ja esta guardado comigo para o dia que vc chega.

    um abranço.

    ResponderExcluir
  14. Meu querido que foto linda...
    E uma rede que maravilha dos Deuses..
    Fico com inveja do seu trabalho...
    Deve ser muito gratificante...
    felicidades

    ResponderExcluir
  15. Hahahahaahahahaahahahahaha!!!

    Luan, essa foi a coisa mais exagerada e engraçada que eu já ouvi!! rsss

    Vou contar pro apóstolo Luis e ele vai rir muito também!

    Você não existe, irmãozinho! :)

    Um abração pra você!

    ResponderExcluir
  16. Luan, infelizmente o Luis não poderá ir dessa vez. Vamos só eu e o Wanderson (o outro dentista).

    Mas eu dou o recado!

    abração!!

    ResponderExcluir
  17. Bom, pelo visto deve ser uma fogueira de luau, bem grande, pra gente fazer uma roda de violão, certo?

    Já vai acendendo então, meu amigo! ;)

    Haha, sei que tô longe, mas beleza. A surpresa é melhor assim!

    Abração!

    ResponderExcluir
  18. aliás...vcs estão indo a Cabaceiras???
    Isso me lembra aquela tapioca...nossa que saudade!

    ResponderExcluir
  19. Olá minha amiga do Burro que Chora!
    Tudo bem?

    Olha, eu agradeço muito a Deus a oportunidade do trabalho e dessas maravilhas que existem pelo caminho.

    Às vezes é difícil conseguir tempo, entre o trabalho, para conhecer os lugares bonitos que passamos perto. Mas quando acontece, a máquina está sempre por perto e click.

    Agora, um pôr-do-sol como este, nem precisamos sair da escola. Olhamos pela janela e mais um presente está guardado.

    Valeu a presença!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Opa, tudo bem?

    A tapioca de lá é muito boa! Aliás, Cabaceiras é um lugar lindo. Lá foram filmados vários filmes brasileiros que se passam no sertão, como " O auto da compadecida".

    É conhecida como a "Roliúde Nordestina" e a terra do bode. Aliás, não sei se você já experimentou, mas eles tem tapiocas de todos os tipos. Até a Bodioca, recheada com carne de bode. É muito boa! ;)

    Valeu e um abraço!

    ResponderExcluir
  21. oi IRAMAZINHO.
    vou fAzer uma pergunta a vc e por favor fale com td a sinceridade,e se não de para fala pelo blog,manda um recado pelo msn.
    por quê o LUIS não vai vir mais para cabaceiras?
    e se manda pelo msn avisa pelo blog valeu.
    um abranço.

    ResponderExcluir
  22. oi IRMAZINHO.td bom com vcs?
    ela ja esta com o fogo muito quente,e esta esperando por vcs e se DEUS quizer o luis vai vir com vcs.
    um abranço.

    ResponderExcluir
  23. oi IMAZINHO.
    muito obg ao meu amigo Anônimo,por fala tão bem de um dou muitos atrativos da cidade de cabaceiras a "Roliúde Nordestina",irmazinho vc ja esta virando um cabaceirence ja esta sabendo td de cabaceiras,os filmes,que é a terra do bode,só esta esquecendo da perda do pai mateus.

    um abranço

    ResponderExcluir
  24. Olá Luan!

    Pois é, já sou um cabaceirense de coração! ;)

    Sabe que uma vez, nessas fotos que coloco no título do blog, à direita, coloquei uma das pedras de Pai Mateus. O lugar é fantástico, com inúmeras pedras de toneladas, espalhadas por uma pedra gigante no chão.

    Vale conhecer!

    Ah Luan, o Luis infelizmente não poderá ir dessa vez, acabou de chegar de uma viagem e está nos preparativos para a próxima. Precisa ficar um tempinho em casa com o filho e esposa também. :)

    Um abração!

    ResponderExcluir
  25. Wolber, olha isso:

    Você no mmeu blog, e eu aqui no seu quando recebi seu comentário rs!
    Sintonia boa essa, da nossa amizade.

    E de verdade? Sobre uma alma humana tocar a outra, você entende e muitooooooo bem!

    Esse trabalho que vocês fazem é exatamente isso.

    EXATAMENTE!

    Vocês tocam as almas humanas, com todo essa humanidade que tem.
    Um exemplo maravilhoso!

    Um abraço Wolber!
    Aqui tá friooooooo rs!!

    PS: De todos os amigos valiosos que eu conquistei aqui, saiba que és um deles.

    ResponderExcluir
  26. Wolber, olha isso:

    Você no mmeu blog, e eu aqui no seu quando recebi seu comentário rs!
    Sintonia boa essa, da nossa amizade.

    E de verdade? Sobre uma alma humana tocar a outra, você entende e muitooooooo bem!

    Esse trabalho que vocês fazem é exatamente isso.

    EXATAMENTE!

    Vocês tocam as almas humanas, com todo essa humanidade que tem.
    Um exemplo maravilhoso!

    Um abraço Wolber!
    Aqui tá friooooooo rs!!

    PS: De todos os amigos valiosos que eu conquistei aqui, saiba que és um deles.

    ResponderExcluir
  27. Silo, minha amiga!! Tudo bem?

    Pois é, que legal! Comentários "ao vivo". rs

    Muito bacana o texto que colocou em seu blog http://silvinhahba.blogspot.com/2010/09/blog-post.html#comments

    Agradeço o que disse sobre o trabalho que fazemos, é de coração. E quando é assim o contato com o ser humano flui de forma espontânea.

    Agradeço muito pela sua amizade também Sil. O maior prazer!!

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  28. Que Deus dê a todos os que lêem o seu blog a percepção do que realmente vale a pena buscar nessa vida. Tão poucos sabem apreciar esse tipo de pôr-de-sol.

    "Água da fonte
    Cansei de beber
    Pra não envelhecer
    Como quisesse
    Roubar da manhã
    Um lindo por-de-sol"

    ; )

    ResponderExcluir
  29. Minha amiga policial!! Tudo bem?

    São coisas simples, que nunca podemos deixar de apreciar. É duro quando o cotidiano endurece um pouco (ou "um muito") nossos sentidos, dificultando, como você disse, apenas apreciar um belo pôr-do-sol.

    Às vezes eu e um amigo, estamos "pirando" num visual assim, ou num simples vulto de uma vaca, iluminada ao lado de um candeeiro de uma casinha, e alguém nos fala: "eu não entendo por que vocês ficam tão fascinados com essas coisas".

    Como dá para explicar para alguém como ela deve sentir as maravilhas que Deus cria a cada segundo?

    Eu agradeço a Ele, a cada dia, por poder enxergar isso com toda emoção que uma paisagem assim, ou imagem, mereça.

    Obrigado pela letra da música. É uma das mais bonitas que conheço. "Sapato velho".

    Um grande abraço, minha amiga!

    ResponderExcluir
  30. oi IRMAZINHO.
    cara o luis naum vai porde vir ea se muito mais leqal com ele,mais ele merece para um tempo com a familia.
    mais o dia 24 esta muito perto e vai se muito bom ver vc de novo e o Wanderson.
    um
    abranço.

    ResponderExcluir
  31. Wolber amigo!

    Que história primorosa!!!
    Como é bom existir pessoas, como vcs, no mundo...!
    Seu texto me fez lembrar, da professora, que fui, em comunidades carentes, aqui no Rio...
    Tenho muitas lembranças boas dessa etapa da minha vida, pois recebi muito mais do que dei, das pessoas que, teoricamente,eu "ajudava"...
    Continue a "brindar" a vida , com a sua generosidade, e a nós, com seus ótimos textos.

    Abração!

    Nádia

    ResponderExcluir
  32. Oi Nádia!! Tudo bem?

    Agradeço por tudo, pelas palavras, pela visita e por contar essa bela parte de sua vida.

    Uma das coisas que mais me marcam, que sei que são lembranças que ficarão por toda a vida (mesmo, pelo que acredito, pela eternidade) são essas vezes que pude doar um pouco do que sei fazer para ajudar alguém.

    Fico feliz em ver que você compartilha desse sentimento.

    Um abração Nádia!

    ResponderExcluir
  33. Olá Vanessa! Tudo bem?

    É curioso, não é? Algo que, em teoria, poderíamos achar que não fosse belo: estradas de terra em meio à caatinga seca, dão um ar característico. É a imagem do sertão, do mesmo modo que a mais se 80 anos atras (!), lampião andava com seu bando.

    Não tem como não ser linda!

    Obrigado pela visita, amiga!

    Um abraço!

    ResponderExcluir