quinta-feira, 8 de julho de 2010

Trabalho

Hoje estamos de saída para um trabalho na comunidade de Paraty Mirim, no Rio de Janeiro. Voltaremos no domingo. É um trabalho bacana, em uma comunidade formada, em sua maioria por pescadores.
Diferente do trabalho no sertão, quando levamos muitos voluntários e muitas áreas, ali implantaremos o projeto de saúde bucal, meio ambiente e educação.
Segunda postarei novamente!

Grande abraço!

Wolber Campos

terça-feira, 6 de julho de 2010

Livro: Caminhos de um Brasil Solidário

Dia 27 de julho, terça-feira, será lançado o livro "Caminhos de um Brasil Solidário", de Luis Salvatore e Ana Elisa Salvatore, fotógrafos e diretores do Instituto Brasil Solidário. Um livro de fotos de todas as regiões do Brasil, porém, se trata mais do que retratar belas paisagens. Todos são locais onde o IBS estava atuando com o trabalho de desenvolvimento sustentável que realiza pelo país.
Fotografias que retratam lugares e cenas do povo brasileiro, tendo por trás todas suas belas histórias de luta e força. Assim, acompanha textos e experiências dos voluntários (inclusive alguns meus), nesses anos de trabalho.
O evento será na livraria Cultura, do Conjunto Nacional da Av. Paulista, à partir das 18 horas. O convite vai para todos e segue abaixo.
Ficaremos felizes com sua presença!

Grande abraço!

Wolber Campos

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Maradona

Pois é amigos, a copa do mundo, realmente, nos inflama. Eu até tentei, mas não há como não escrever sobre o Maradona.
Desde o começo de sua aparição como técnico na copa, foi uma figura única. As câmeras o procuravam, os narradores se deliciavam com suas imagens levantando a bola com categoria, durante a partida, na mão dos jogadores, seus treinos eram assistidos como filmes recém-lançados, enfim, uma celebridade.
O que me deixa abismado, é o fato desse ex-craque, ter pensado tão pouco antes de soltar suas palavras e farpas para todo lado.
Primeiro, de forma arrogante, declarava a cada entrevista coletiva, que seu time seria campeão, porque era o melhor de todos, e, além disso, tinham Messi: "o melhor jogador do mundo!". Será que não via que, dessa forma, jogava toda torcida mundial contra seu time?
Ah, e o Messi. Era Messi para cá, Messi para lá. A imprensa contou, numa entrevista de 30 minutos, o nome do jogador foi citado 37 vezes por Maradona. "A Coréia que me desculpe, mas vamos ganhar, porque temos o Messi!", concluiu.
Como não observava que poderia até provocar um mal estar entre os jogadores? Para estar numa seleção, você tem que ser um craque. Imagino os outros companheiros dizendo "poxa, ele só fala em Messi, será que ele vai ganhar o jogo sozinho?".
Pra mim, a Argentina saiu da copa por um único motivo: prepotência. Maradona os achava superiores, os jogadores podem ter acreditado. Pegaram uma Alemanha forte que passou como um rolo compressor por sua equipe. Via-se nas expressões dos jogadores um susto, como se não estivessem preparados para aquilo, não sabiam o que fazer. O que acabou por enterrar suas ambições, é que Maradona também apresentava a mesma expressão e, da mesma forma, não sabia o que fazer. Assistiu seu time tomar um gol atrás do outro, como um torcedor, esperando que o time reagisse de alguma forma. Quando precisavam de um treinador, viram que não tinham um de verdade. O ídolo era apenas um ótimo ator, brincava, carismático, atuava com malabarismos com a bola, e, o pior, é que os argentinos acreditaram que ele era técnico também.
Por tudo isso, não entendo como na recepção da seleção argentina puderam ouvir tantos gritos de "fica" para Maradona. Acho que gostaram da atuação (no sentido de atuar como ator, mesmo).
Como disseram alguns comentaristas da TV: "nós brasileiros também torcemos para que ele fique..."