domingo, 19 de junho de 2011

Nosso Brasil - casa de barro

Hoje começo a publicação de uma nova série no blog: Nosso Brasil. Nela, além de um texto descrevendo cenas, regiões, culturas e nosso povo, virá uma imagem, seja uma breve cena ou seja um filme, colhidos por essas lindas terras.
Espero que gostem!

Casa de Barro

Difícil algo que exprima mais a imagem do sertão brasileiro do que elas. As casas de barro estão por nossos livros de escola, fotografias, e quando o assunto é a seca, habitam o imaginário do cidadão das grandes metrópoles tanto quanto o próprio sertanejo.
Já havia entrado em algumas delas e sua simplicidade pode assustar a alguém que não esteja acostumado a andar pelo interior de nosso país. Não se trata de falar em carência, ou pobreza, mas sim em cultura. Povos tem sua forma de vida e moradia e casas de barro, palafita ou palha, muitas vezes abrigam pessoas que possuem boa situação financeira para a região.




















Levantada em torno de uma ou duas semanas, guarda em suas paredes a energia das próprias mãos do dono e amigos que, juntos, a ajudaram a subir. O chão, geralmente, é de terra batida e muitas vezes a parede que divide os cômodos é um lençol ou tapume de madeira.
Jeremias deve ter em torno de 20 anos, já fez sua família, já levantou sua casa, ao lado da escola onde trabalhamos, em Primavera, no Pará. Abriu a porta de seu lar para que pudéssemos conhecê-lo. Para que muitos brasileiros pudessem ver como muitos irmãos de pátria moram em nosso sertão. Numa linda casa de barro.