domingo, 20 de outubro de 2013

Clareamento dentário e o mundo atual

O mundo atual apresenta duas coisas perigosas que, como já disse neste blog, não são frutos do capitalismo - antes que me digam isso - mas da deficiência moral do ser humano. Uma delas é a ambição da indústria, outra, a tentativa de "esperteza", também conhecida como malandragem ou lei de Gérson.
Muitos me perguntam no consultório sobre o clareamento dental, com dúvidas e "pé atrás" sobre a eficácia, ou perigo, dessa enxurrada de novos materiais e propagandas que prometem um sorriso mais branco.
O perigo mesmo ocorre quando essa dúvida não existe. Aí, muitos passam a acreditar em qualquer nova promessa, pois os géis clareadores não são considerados medicamentos, onde teriam que passar por um rigoroso teste da Anvisa, mas sim, cosméticos. E o uso passa a ser indiscriminado, havendo o mesmo risco das auto-medicações.
O peróxido de hidrogênio, componente básico dos produtos clareadores, tem a capacidade de potencializar a carcinogênese das mucosas, ou seja, levar ao câncer da mucosa bucal, oro-faríngea ou mesmo do trato gastrointestinal, com seu uso incorreto ou sem acompanhamento.
Para se ter uma idéia, no consultório, o dentista constrói uma barreira de resina para evitar que o gel encoste na gengiva, o que levaria a uma queimadura e, quando indica uma moldeira para uso em casa, acompanha a evolução de aplicação de um gel mais fraco, que fica em contato com o dente durante 4 horas por dia,  por semanas seguidas, examinando possíveis alterações na mucosa e infiltrações nas restaurações pré-existentes.
Comprando o produto em uma farmácia, a pessoa não tem uma noção sobre seu estado de saúde bucal, margens de suas restaurações e o pior: sobre a concentração do peróxido que estará o usando, ingerindo ou tocando sua gengiva.
Índices de institutos de oncologia atestam que a incidência de câncer bucal aumentou consideravelmente em adultos jovens, de 35 anos. Há 10 anos atrás os pacientes afetados tinham, em média, mais de 50 anos. Ainda é cedo para dizer que está associado à crescente procura de clareamento dentário sem controle. Será que é cedo?
O lado mais incrível, e preocupante, desta história toda, é quando isso ainda se junta aos "espertalhões", que em sua "malandragem" acabam prejudicando sua vida e a de muitas outras pessoas. No Facebook, há algum tempo atrás, vi uma postagem de uma pessoa com terceiro grau completo e que acreditou em uma dessas pessoas, que clamava sobre os "maravilhosos poderes da água oxigenada", como fazer bochechos diários para clarear seus dentes. Não imaginando que pode estar induzindo muitas pessoas a ter câncer bucal num futuro breve.
Hoje é fácil encontrar sites que ensinam vários truques para usar peróxidos para o branqueamento dos dentes até com (pasmem!) o produto alvejante de limpeza Vanish.
Cada pessoa é livre para escolher seus caminhos, mas deve, no mínimo, procurar saber mais sobre os riscos que estará impondo sobre sua saúde. E a obrigação de cada profissional da área é alertar sobre esses perigos.