quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O super-herói

Quando falamos em super-heróis, pensamos em uma entidade, de uniforme, sua vontade imensurável de melhorar o mundo e caráter inalterável. Eu definiria um herói de outra maneira, com atitudes positivas, bondade no coração aliada à ação, para tornar o mundo melhor.
Porém, meses atrás, conheci um, nos moldes originais, inclusive nos uniformes que usa para evidenciar sua luta pelo bem.
Alguns podem não entender, outros julgar sem perceber a real pureza das ações e idéias deste benfeitor. A humanidade tem seus devaneios. Muitos vivem dizendo que Jesus Cristo vai voltar e que este tempo está prestes a acontecer. Se Ele nascer novamente entre nós, como da primeira vez, não escolheria um berço de ouro, e sua mãe daria a luz em um simples casebre, uma favela. Quando um homem muito pobre, viesse dar seu testemunho de ser o Cristo, provavelmente seria ridicularizado e perseguido por todos das igrejas que hoje o clamam. Assim como a história mostrou lá atrás.
Sendo assim, como querer que todos possam enxergar um super-herói.
Mas ele está lá, firme em sua luta, na cidade de Palmeiras, interior da Bahia. Índio Gladiador - "gladiador do meio ambiente!", ele completa - é um brasileiro que tem no sangue a vocação de cuidar do planeta. Daquelas pessoas que vendo um lixo esparramado sobre um terreno não reclama ou perde sua calma, segue até o local e pacientemente recolhe todo o entulho, mostrando aos que estão em volta que a melhor lição é fazer a sua parte.
Não vive só de ações silenciosas, educa a todos que pode, ensina as crianças sobre o perigo do lixo para toda a humanidade e incentiva a todos para a reciclagem dos materiais. Assim, de sua própria ação, criou vários tambores de coleta seletiva e espalhou pela cidade. Com grande parte do material constrói utensílios ou artesanatos, os quais vende para se sustentar. O restante leva para o GAP (Grupo Ambiental de Palmeiras), que fazendo uma comparação com a história em quadrinhos seria a Liga da Justiça, onde trabalham outras pessoas de bem, como Joás, mais um herói de nosso país.
Ele mesmo constrói suas armaduras, com latas, pedaços de garrafa pet, tampinhas de plástico, anéis de metal. E anda praticamente o tempo todo uniformizado, para chamar atenção para o problema do lixo e a importância da reciclagem.
Incrível como a vida imita a ficção, pois nosso amigo encontra até vilões pela frente:
- Outro dia eu estava recolhendo lixo na beira de um córrego e um homem disse que eu era louco de ficar fazendo aquilo. Eu disse que queria deixar o mundo um lugar melhor, ele saiu e voltou com um montão de lixo e jogou ali perto. - disse e com uma paz inalterável comentou que pacientemente juntou todo o lixo que o rapaz jogou mais algumas vezes, até que mostrasse que a sua vontade de fazer o bem era superior a do outro de fazer o mal.
Assim ele segue sua luta. Dia a dia buscando molhorar o planeta em que vive para que os pequeninos tenham um lugar mehor para viver no futuro.
Índio, eu acreditava em heróis. Depois de te conhecer, passei a acreditar em super-heróis!

Foto: Luis Salvatore