terça-feira, 6 de outubro de 2009

Os três macacos

Num fim de semana fiz um passeio muito bacana - fui conhecer o Templo Budista de Cotia. Um lugar muito bonito, visual bem bucólico e por onde andamos cruzamos com monges em suas túnicas laranjas que transpiram paz.
Lá revi um desenho que conheço desde criança, porém só naquele dia fiquei sabendo do real significado: os três macacos sábios.
Na verdade, quando os vi, ainda não sabia que eram sábios e isso mostra o quanto eu não sou nem um pouco. Sempre pensei que eram os macacos, um cego, um surdo e um mudo e nem imaginava o porquê.
O budismo é realmente uma doutrina linda e diz a lenda que o símbolo dos macacos foi introduzido por um monge séculos atrás e significa: não falar o mal, não ver o mal e não ouvir o mal.
Gandhi sempre levava consigo uma pequena escultura com os três macacos, para estar sempre atento aos ensinamentos.
E realmente, como a vida pode ser melhor se simplesmente uma pessoa ignorar as coisas más. Deixar uma fofoca ou comentário maldoso entrar por um ouvido e sair pelo outro ou simplesmente segurar aquela reclamação que quase escapa da boca no trânsito.
Comprei um amuletinho com os três macacos. Eles agora me olham da mesa do meu consultório. Bom, pelo menos dois deles...

7 comentários:

  1. Outro grande ensinamento de Goethe :
    '' Quando tudo não passa de maldade é necessário esquecer.''

    ResponderExcluir
  2. Lindo ensinamento, Mariana!

    Muito obrigado por compartilhar. :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Opa,acho que confundi Goethe com Ghandi heheh só não me lembro o por quê dessa confusão ! Desculpe !

    ResponderExcluir
  4. Haha, verdade Mariana.

    E você escreveu pensando tanto no Gandhi que eu li achando que era ele mesmo. Rs

    E bom reler essa frase. É sempre bom lembrar coisas sabias assim em nosso dia a dia.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, cuidado; o problema é o quarto macaco, aquele que a gente não vê, o que esta oculto, orquestrando os atos dos outros; observem, na verdade para cada um que não enxerga tem dois olhando por ele, para cada um que não ouve tem dois ouvindo por ele e para cada um que não fala tem dois ouvindo por ele; agora o quarto macaco monopoliza os sentidos, a consciência individual e coletiva controlando à todos, vendendo mentiras; cuidado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito, muito interessante!

      Realmente tem muita razão. E o quarto pode existir em tantas
      Posições por aí... Não só sobre palanques, mas até sobre altares e em colunas da mídia.

      Acho que por isso é necessário se preocupar em adquirir sabedoria sempre. Se fechar os ouvidos e olhos para o mal, que seja para todo o mal.

      Se for a fundo no que disse, não sou tão entendido na bíblia, mas o anticristo que viria não seria alguém que esbanjasse ruindade ou ódio. Seria alguém cativante, que seria fácil de amar e seguir...

      Obrigado pela contribuição!

      Excluir