terça-feira, 24 de agosto de 2010

A dúvida

A zona rural de Crateús, é um dos lugares com mais cara de sertão que eu conheço. Com suas ruas de terra, cercas de galhos retorcidos retirados da caatinga e bodes desfilando pelas ruas, tocando seus alegres e calmos sinos, temos a impressão de entrar diretamente pelas fotos dos livros de história.



Já trabalhamos nessa cidade, há alguns anos e fizemos grandes amigos. Sempre somos recebidos de forma maravilhosa e, dessa vez, não foi diferente.
Na segunda noite, houve uma grande festa na comunidade de Curral do Meio, onde trabalhamos nos anos anteriores. Ficamos surpresos ao chegar em uma recém-construída pizzaria. Ela estava cheia de gente, a mesma banda de forró que tocara na noite anterior também estava ali e na rua muitas pessoas preenchiam cada espaço, nos dando a impressão de que toda a comunidade estava presente.
- Isso aqui nunca tem não, é só porque vocês vieram. - me disse um alegre menino.
Foi uma noite agradabilíssima, o céu completamente estrelado, a lua cheia fazia sombra mais forte do que as luzes fracas que "alumiavam" as casas. O sanfoneiro "rasgava" a sanfona. Até que ela se aproximou. Do alto de seus 11 anos, sorriso aberto, me cumprimentou. Havia tratado de seus dentes em outra oportunidade e feito grande amizade com toda a turminha, alegre e esperta, que ficavam o dia todo brincando em meu improvisado consultório na sala de aula. Até que, depois de um tempinho, me disparou:
- Sabe que eu gosto e não gosto de você, ao mesmo tempo?
Aquilo me pegou desprevenido. Não entendi e perguntei o porquê.
- É porque quando vocês vem, é uma alegria danada, todo mundo fica muito feliz, mas aí vocês vão embora e a gente fica muito triste.

O texto poderia acabar aqui. Seria uma bela demonstração do carinho que recebemos, não fosse um assunto que sempre converso com amigos de estrada. É comum, quando partimos, ver crianças e amigos chorando, o que nos deixa alegres pela amizade verdadeira demonstrada, mas com o coração apertado. Imagine a dor de um tio, deixando seu sobrinho chorando porque ele está se mudando. Algo assim.
Então perguntei:
- Mas então, é melhor ter conhecido, gostar muito e dar essa saudade doída na hora de ir embora? Ou é melhor nem conhecer e continuar como se nunca tivesse visto?
- Ah, é claro que conhecer... - disse com seus olhinhos tristes.
Eu mesmo, tenho que pensar antes de responder.

22 comentários:

  1. Ahhhh Wolber...

    Quando eu entrar aqui agora, acho que vou me prevenir.
    Um chá calmante? Um remédinho debaixo da lingua? rs..
    Eu fiquei pensando nos olhos dessa menina de 11 anos que disse isso a você. Meu lado emocional não aguenta (To ficando velha rs).
    Até hoje me pergunto como consegui ficar quase 10 anos na saúde (tá certo que hospital mesmo...deixa eu ver...uns dois anos só).
    Pediatria? Já dizia pra supervisora: Nem me mande lá, eu prefiro me retirar do hospital.
    Os adultos tbm me doiam, sabe.
    Acho que por isso me mandei disso, fazendo meus trabalhos (Como acho que disse, em estilo home care mesmo, e coisa light viu - devido aos meus pinos na coluna rs).
    Hoje, literalmente me afstei disso.
    Não dá mais...mas voltando a essa garotinha, eu fico me perguntando mesmo, como é a vida deles, depois que vcs se vão. Claro que continua, mas pessoas como vocês (eu diria GENTE) na verdadeira acepção da palavra, que fazem esse trabalho lindo, humano, deve deixar muita saudade mesmo.
    Raras são essas pessoas Wolber, e tu sabe disso.
    Eu admiro cada vez mais você, como esse cara de pé no chão, que não deixou o ego inflar, que não deixou que nada subisse na sua cabeça, que sabe que ser gente, que ser humano é isso.
    Somos todos iguais, TODOS.
    Não importa a classe social, os bens, o diploma, nada.
    Somos iguais, e vamos todos pro mesmo lugar.
    Deus é um cara sábio mesmo né?
    Eu acho (Eu penso que sim), que tua maior recompensa na vida é isso.
    Esse agradecimento, esses olhinhos brilhando, o abraço apertado dessa gente que tem tão pouco, mas que sabe ser feliz. E é.
    Eu, da minha parte, agradeço a esse mundo chamado internet, em ter conhecido um cidadão do mundo como você.
    Eu sempre vou tirar o meu chapéu, pra essa gente que entra no meio do povo, que ajuda, que se sente igual.
    Que contribui para o mundo.
    Um exemplo disso, é o que vc disse no seu comentário do blog, sobre os Drs da Alegria (sim, são eles), pessoas que eu tive a chance de conhecer numa visita no hospital do câncer em SP.
    Dá uma emoção me lembrar, do quanto essas pessoas são humanas.
    Do quanto elas CURAM. Sim, elas curam.
    Um sorriso cura tudo. Um abraço.
    Uma palavra. A caridade Wolber, que Jesus sempre dizia...
    Enfins, to escrevendo uma carta aqui rs..
    Mas esse assunto me deixa tão orgulhosa.
    Eu adoro ler suas histórias.
    Eu acho vocês todos que fazem esse trabalho, uns heróis.
    E qto ao fim do texto...eu tbm tenho que pensar pra responder..

    Um abração meu querido!
    Você é um amigo, um presente desse mundo de blogs.

    Meu total reconhecimento a você, como pessoa!!

    ResponderExcluir
  2. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    WOLBER

    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
  3. Olá Sil!!
    Sabe que é muito difícil responder a um comentário como o seu. Queria muito agradecer por todas lindas palavras que você disse, mas penso se parecerá que estou inflando meu ego com os elogios.
    Penso em negar, dizer que não é tudo isso e pode parecer falsa-modéstia.
    Cheguei até pensar em não responder, mas estaria sendo completamente indelicado com uma amiga como você.
    Então, a única coisa que tenho a dizer é um imenso obrigado, de coração, pelas palavras. Mereça-as eu, ou não.

    Grande abraço!! E obrigado de novo!

    ResponderExcluir
  4. Acho que sei bem como essa garota se sentiu, não só eu mas todos que passaram por esse projeto e criaram verdadeiras amizades. Vocês quando chegam é festa todo mundo feliz quando vocês vão embora fica a triste e saudade emorme em nossos corações (eu sei bem disso).
    Algums conseguem ''viver normalmete'', outros (como eu) chorarm ao ver uma foto tirada com vocês, ao se lembrar de uma risada, de um abraços de tudo. É muito bom saber que no mundo existe pessoas como vocês, que fazem o bem que QUEREM o bem da nossa gente! Pra nós(pelo menos pra mim) o mais importante é o que vocês dão um sentimento muito forte e muito lindo, que valem muito mais do que ouro, prata; Fica em nós vários sentimentos verdadeiros, temos como exemplo dessa garota, como o meu (que já chorei e muito ao mim despidir de você).
    Só nós vemos duas vezes ao ano, é bom... poderia ser nenhuma se não nós conhecermos. O ruim disso é o tempo em que agente não se vê, as lembraças aperta muito mais e quando menos pecebemos lá estamos derramando mais uma lágrima, uma lágrima de sinceridade, de saudades, de amizade. É muito bom e muito ruim ao mesmo tempo... mas o que pudemos fazer além de esperar que vocês voltarem? E quando vocês não vinherem mais? O que iremos fazer? Essas são as perguntas que eu não sei responder...

    ResponderExcluir
  5. Caramba...

    Dr., é melhor respirar fundo antes de ler um texto desse. Que texto!

    Percebi que não obstante tantos instrumentos e medicamentos vocês trabalham mesmo é com o coração, né Doc.?

    E haja coração!
    : )

    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. José Ramon! Tudo bem?

    Que prazer receber um comentário em forma de poesia. Muito obrigado!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Joyce, minha querida amiga,

    Li emocionado seu comentário. Realmente passamos a mesma coisa em abril, quando deixamos Cabaceiras. Me emocionei muito com você e o Luan (que estava em prantos).

    Mas nós voltaremos sim. Pra você ver, acho que em setembro teremos que entregar as próteses que moldamos em abril. Então falta pouco! ;)

    Mas mesmo que não houvesse esta visita, voltaríamos algum dia. E demorasse ou não, a amizade e saudade seriam tão grandes como se fosse apenas um mês distante.

    Eu sei a resposta que faz sentido. Pelo menos pra mim, o que importa na vida são as emoções e amizades vividas. Fosse uma vez só, um pequenos sopro, já teria valido à pena. Antes termos vivido e feito lindas amizades e lembrá-las pro resto da vida, do que, no final, olhar para trás e não ter do que se recordar. Tudo vale à pena!

    A saudade dói, mas é bonita. É um sentimento puro que temos por amigos sinceros. E sou feliz por dizer que os tenho.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Haja coração, minha amiga policial.

    Sabe que falamos sempre isso? Trabalhar com o coração é essencial. Bom, sempre, em todas as profissões e casos. Mas num trabalho em que precisamos implantar um projeto, que é uma semente e depende das pessoas para "regá-la" e fazer crescer, só o coração resolve.

    De que adiantaria elaborarmos o melhor projeto de escovação, levar projetores e palestras, números da melhora da saúde bucal nas crianças, se um professor disser "tá, mas dá trabalho, não estou a fim"?

    Coração fala com coração e aí não há como não ter resultados positivos.

    O efeito colateral são essas duras partidas. Mas, como disse no comentário para a Joyce, são emoções que contam láaa na frente.

    Obrigado pela visita, é sempre um prazer!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Você é incrivel e merece tudo o que disseram ai em cima SIM!
    Parabéns pelo ser humano maravilhoso que estou admirando agora...VOCÊ!
    Beijossssssss em teu coração!!!

    ResponderExcluir
  10. Amigo,
    Visitar seu blog, é emoção na certa!
    Parabéns, sempre!
    Um abraço
    Nádia

    ResponderExcluir
  11. Oi Rosane!! Tudo bem?!

    Sem falsa modéstia alguma, mas não faço nada a mais do que qualquer um faria ali.

    Ir atender no sertão é mágico, você trabalha bem mais do que no seu dia-a-dia, não se cansa e ainda volta com a "bateria" carregada.

    Muito obrigado!!

    Um grande abraço a você!

    ResponderExcluir
  12. Olá Nádia! Tudo bem com você?

    Que bom que gostou da história. Fico muito feliz.

    Agradeço o comentário e a visita!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  13. Un texto con tanto sentimiento llega muy hondo amigo..Gracias por compartir y por dejar comentario en NOS NECESITAN...Ellos y yo te agradecemos tu visita,
    Recibe mi cariño Victoria

    ResponderExcluir
  14. Olá Victoria! Tudo bem?

    Muito obrigado, de coração.

    Aliás, um prazer entrar em seu blog, muito humano!

    Eu é quem agradeço sua visita!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Olá meu amigoooooo!!
    Quanto tempo... passei um tempinho sem net, mais estou de volta e logo que acessei entrei em seu blog queria ver os belos textos que você sempre escrevi.E não poderia sair do seu blog sem deixar um comentário.
    É tudo isso que disseram vcs do IBS não tem a noção de quantas vidas e história mudaram com suas visitas e com esse trabalho tão lindo que me sinto orgulhosa e privilegiada em conhecer e participar.
    Estamos aqui plantando essa semente que vcs nos deram e que cresce a cada dia.

    Obrigada meu amigo ... é muito bom saber que não estamos sozinhas nessa batalha por uma educação melhor, são pessoas como vcs do IBS que nos faz acreditar e não desistir do que acreditamos( por sabemos que os obstáculos são muito).

    Outubro será a nossa vez de sentir essa dor apertada, essa saudade que só sentimos de quem realmente são especiais e também uma alegria sem medida por ter vcs tão perto.

    Um grande abraço!!!

    Fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  16. wolber!
    valeu pela visita em meu blog! prazer e honra estar aqui no seu !

    um grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. “Não há, ó gente, ó não, luar como esse do sertão”... Esse que você descreve aqui, sapecado de estrelas a sua volta, chegando a tornar até meio que desnecessária a eletricidade nessas horas de total contemplação! Como é bom esse regresso que me é permitido ao vim aqui e constatar tuas prosas repletas de trilha sonora de acordeons e zabumbas... Poeta do sertão, alegra-me o coração!... E o meu pensamento fica assim, ‘parecendo uma coisa solta, mais como é que a gente voa’ quando começa a ... Ler, tudo o que escreves... Como não sentir saudades? Mas a menininha estava certa, melhor é o prazer de conhecer e ter a certeza do retorno ao vazio da falta que faria mesmo se não conhecesse!
    Que alegria saber que esse povo tem você e esse seu coração do tamanho ou maior até que todo o sertão,pois este cabe todo dentro dele! Que Deus continue te iluminando, guardando e guiando os teus passos “nessa longa estrada da vida...”(vai correndo não,viu! RSS)...Que paz e esperanças que isso trás..

    Feliz por conhecer esse lugar e o seu lindo e humanitário projeto...

    Abraços no coração!

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Gosto muito de ler as tuas crônicas
    Sou Portuguesa e assim vou sabendo um pouco do vosso pais e do vosso povo ,não é só violencia ,como dá na T.V.....
    Já fui ao Brasil e adorei espero voltar lá ...só que tenho medo de andar de avião...e então para ai são horas a mais.....
    Mas já conheco a Europa quaze toda
    Beijinhos
    Graça

    ResponderExcluir
  19. Grande Moisés! Tudo bem?

    É um prazer, parabéns pelo seu blog!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  20. Dica, querida amiga,

    Que comentário bacana. Aliás, seus comentários exalam os mesmos aromas que tem em seu lindo blog.

    É um enorme prazer te receber por aqui e, mais ainda, receber um texto tão alegre e carinhoso.

    Meu muito obrigado!!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  21. Oláaa Graça!!

    Que prazer te receber desde essas belas terras portuguesas! Ah, um dia visitarei seu país também. Todos que vão só falam coisas boas!

    Fico muito feliz que venha ao meu blog, falar um pouco de meu país é uma das coisas que mais gosto de fazer. Alegro-me que outras pessoas também gostem.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  22. Oláaa Janilde! Tudo bem?

    Que prazer te receber de novo aqui no blog, fazia tempo, hein?! Espero que volte a postar no seu agora. ;)

    Muito obrigado por tudo o que você disse, mas, se o trabalho dá certo, é porque temos muitos professores como você, que tem total e incondicional interesse em ajudar e melhorar a vida das crianças que educam. Que passam por todos os obstáculos (prefeituras, falta de incentivo, salários) de cabeça erguida, sabendo que a função que exercem é de suma importância para formar caráter e brasileiros cada vez mais preparados para melhorar sua vida e seu país.

    Nós é que nos orgulhamos de vocês!

    Um grande abraço e até outubro!

    ResponderExcluir