quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Riqueza

Ele é um dos homens mais ricos do mundo. Não, ele não saiu no ranking da revista Forbes. Tampouco trabalha com investimentos ou sabe algo sobre a bolsa de valores.
A riqueza é uma grandeza muito difícil de se mensurar. Comumente é atribuída à quantidade de dinheiro que um indivíduo possui, simples assim. Um dos significados dessa palavra é "abundância" e partindo desse ponto podemos definir um homem rico por outros valores. Nos nossos atuais dias de stress, trânsito, violência, intolerância, um dos pontos mais almejados é a qualidade de vida. Paz, sossego, amor da família, contato com a mais pura natureza, são valores enormes que qualquer homem sonha alcançar e, na maioria dos casos, ter muito dinheiro não ajuda a comprar isso. Pedro (não é o pedrinho das histórias anteriores) mora em Carolina-MA, uma cidade conhecida por suas lindas cachoeiras. São várias para se conhecer; completamente estruturadas, com lanchonetes e cobrança na entrada ou mais escondidas e pouco visitadas.
Sua casa é simples, de madeira, bem aberta, sempre recebendo o clima agradável da região em seu inteiror. Redes presas nas paredes ou nos pilares embalam suavemente o sono tranquilo de sua família. O quintal - local onde montamos um cinema na noite anterior, sob um céu estrelado - da casa não segue muito longe, pois alguns metros depois, acaba em uma enorme e linda cachoeira.
O pouco tempo em que tivemos o prazer de nos hospedarmos em sua "humilde" (e aqui, as aspas podem ser entendidas da maneira que o leitor preferir, uns podem achá-la humilde mesmo, outros podem achar a casa dos seus sonhos...) residência, ouvíamos o tempo todo o delicioso som, constante, da queda d´água.
Me lembrei daqueles objetos que colocamos em nossas casas que derramam uma água constante para dar um "ar de paz" ao local. Pedro tem uma cachoeira dos sonhos, enorme, em seu quintal que dá um "barulhinho" eterno, real e puro para sua família. Não é para qualquer um. Mas para ele é fácil: é um dos homens mais ricos do mundo mesmo.