quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Biodigestor

Foi assim: assistindo a um programa de TV que lhe veio a idéia. "Vou construir um desses!", pensou com convicção. Com a ajuda da igreja de sua comunidade conseguiu o investimento necessário para a obra.
A cada dificuldade que encontrava, Alderi com sua inteligência nata, ia testando e descobrindo a solução para o funcionamento perfeito da estrutura. O resultado foi tão positivo, que hoje recebe a visita outras pessoas, de várias cidades do Brasil, que tentaram produzir um biodigestor e não conseguiram.
A idéia é simples: o esterco de gado libera gás metano para o meio ambiente (contribuindo para o aumento do efeito estufa). O aprisionando, podemos usá-lo como gás natural na cozinha, gerando economia financeira e melhorando a qualidade do ar do meio ambiente. Além de melhorar a qualidade de vida dos animais, livres do esterco em seu pasto, que atrai moscas, carrapatos e doenças.
O projeto é tão importante que, colocando-se um medidor para quantificar o metano produzido, pode-se conseguir o crédito carbono, vendido para países que ultrapassarem a cota máxima de produção de gases do efeito estufa (GEE).
Esta semana recebi um e-mail de Alderi, feliz por estar construindo mais três biodigestores em sua comunidade. O Instituto Brasil Solidário financiará outros dois nos próximos meses.
Um exemplo de como a força de vontade de uma única pessoa pode melhorar a vida de muitos e ainda deixar nosso planeta um local melhor de se viver. O vídeo abaixo foi gravado no começo deste ano e mostra o primeiro aparelho construído por nosso amigo pernambucano.
Hoje já possui um blog onde ensina como construir um biodigestor, num sonho de ver muitas famílias carentes independentes da compra do gás ou da queima diária de lenha. Num sonho de ver um mundo melhor.
Um brasileiro que merece nossa admiração e respeito.