terça-feira, 5 de outubro de 2010

Máquinas do tempo

Sempre gostei de história. Quando criança, sonhava em ter uma máquina do tempo, igual àquela do filme "De volta para o futuro". Um dos livros que mais gostei de ler foi "Operação Cavalo de Tróia", onde o autor (J.J. Benítez) escreve sobre um ex-militar americano - que não é o Euller - que haveria participado de uma operação, onde a Nasa construíra uma dessas máquinas, que o levara até o ano em que Cristo foi crucificado.
Mal sabia eu que, já adulto, conheceria verdadeiras máquinas do tempo. E são muitas, estão por todos os lados, podem até nos esbarrar na calçada cheia de uma tarde de sábado.
Há quase duas semanas, conversei com uma delas. Seu José Tiburcio, tem 92 anos, e mora em Manari, no sertão do Pernambuco. Foi boiadeiro dos bons, a maior parte de sua vida, e era autoridade na época do conorelismo: comissário.
Começou a "correr no mato", como diz, atrás de bois, aos 15 anos de idade.
Seu José ouve muito pouco e não enxerga muito bem. Não anda há 8 anos.
- Desde 2 de novembro de 2002, me lembro bem... - diz com sua voz rouca e fraca.
Mas tem uma boa memória, lembra fatos e histórias de sua juventude que nos conta como se um filme fosse passando à nossa frente. E foi assim que nos contou. Aqueles olhos, os mesmos que nos fitavam agora, olharam para Lampião e seu bando, na época do cangaço.
- Era Virgulino o nome dele. Ele que juntava os cabras pra roubar por aqui. - conta, olhos vidrados no passado, com uma simplicidade, e a liberdade de quem fala de um conhecido, que chega a nos arrepiar.
Quando jovem, certa vez, estava voltando para casa, quando o alertaram que Lampião e seus cangaceiros estavam na casa de seu tio Florêncio. Vinham atrás de dinheiro e traziam Mané Perna, sanfoneiro local para tocar. Lá, ordenaram que o tio deixasse as moças dançarem com seus homens, "com todo respeito!", nas palavras do rei do cangaço. E a festa foi longe.
José, ao saber que estavam por perto, correu para o mato e escondeu sua arma num umbuzeiro, com medo que o bando a roubasse; sua primeira e querida pistola. Voltou à estrada para sua casa, protegendo a família de uma possível visita de Lampião.
Respirou aliviado ao chegar e ver sua casa a salvo. Ainda não sabia, naquele momento, que estava vivendo um capítulo da mais pura história do nosso Brasil.

32 comentários:

  1. Oiê!!!!
    Estou de volta e com força total.....
    Como vc tá? Muitas saudades de passear por aqui......espero que também esteja com saudade dos meus cantinhos. Te espero ok?
    Beijos no coração.
    Miss.

    ResponderExcluir
  2. Já pensou no belíssimo livro que daria essas suas andanças sertão afora? Seria incrível!
    Meu pai contava várias histórias de Lampião, as quais ouvia do pai dele... O cara é de fato um mito.

    E sou sim de Alagoas, Arapiraca, a terra do fumo. Já ouviu falar?

    Beijos... Cuide-se, moço desbravador.

    ResponderExcluir
  3. Olá Miss Simpatia! Tudo bem?

    Que bom receber sua visita novamente, sempre passo no seu cantinho.

    Volte sempre! Estarei por lá também. ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. oi Milene! Tudo bem?

    Muito obrigado pela força! :) O livro é um projeto que, se Deus quiser, em breve quero começar a planejar. Quem sabe? ;)

    Que legal, nada mais gostoso do que ouvir essas histórias, como você disse, do pai, que ouvia do avô, ou de pessoas que viveram e tiveram esse contato.

    Já ouvi falar de sua cidade sim. Nates conhecia o time Asa de Arapiraca, e quando trabalhamos em Poço das Trincheiras, um amigo machucou o dedo e teve que ir até aí, pois onde estávamos não tinha raio-x. Sua cidade o salvou! :)

    Legal ter você por aqui Milene!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Os livros também fazem a gente viajar no tempo...
    E escutar pessoas então que podem relatar os fatos já ajuda bastante...
    Quanto ao livro eu estou esperando...
    felicidades

    ResponderExcluir
  6. Olá minha amiga!! Tudo bem?

    Pois é, eu adoro livros, ler é uma das melhores coisas para mim. Mas sabe que prefiro, mais ainda, esses papos com essas pessoas?

    A história vem mais viva ainda!

    Muito obrigado pela visita e pelas palavras. ;)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Nunca pensei dessa forma...
    agora quando olhar pro meu avozinho vou olha-lo como uma maquina do tempo.

    Olá! rs
    esqueci disso.

    poxa eu nunca envie cartas pelo correi mais sempre tive vontade... só nunca encontrei alguém que quissese falar da vida comigo.

    por isso escrevi aquilo, tenho o habito de sentir falta das coisas que nunca fiz.


    Outra coisa, estou gostando do livro... tô achando incrivel...
    a cada dia que passa fico mais compulsiva pela leitura.
    Ela tem sido meu refugio em dias de guerra.


    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá Thais! Tudo bem?

    Verdade, temos que olhá-los assim. Mesmo quando ouvimos a mesma histórias pela 40º vez. rs Minha avozinha contava várias vezes as mesmas histórias. E sempre era uma delícia ficar escutando. Saudades dela.

    Ler é sempre um ótimo refúgio! E este livro, "o menino do pijama listrado", é ótimo.

    Ótima semana para você!

    ResponderExcluir
  9. Wolber, meu grande amigo!!

    Olha, lendo esse texto, me deu uma saudade da minha vó.
    Mas é uma saudade hoje, que não choro mais, porque sei que ela tá com Deus, e cuida de mim onde esta.
    Me lembro quando ficava horas ouvindo as histórias dela, sobre as cantoras do rádio, sobre sua infância pobre, sobre tantas coisas.
    Sabe Wolber, minha avó tinha até a 4º série do primário, mas eu te garanto: Era a pessoa mais culta da vida, que eu conheci.
    Em todas as minhas horas dificeis, era o conselho sábio dela que eu ia buscar.
    E tudo se resolvia. Vejo essa foto lindaaaaaaa desse senhor, tão sábio tbm da vida, e me lembro da minha vó. Sinto falta dos conselhos dela, e como sinto.
    Mas sempre que busco alguma resposta, incrivel: Eu sempre me lembro de alguma frase dela.
    Eu sei, que quando eu rezo pra ela, eu falo com ela.
    Mas eu sei, que quando eu medito, é ela quem fala comigo.
    A maior sabedoria, MAIS BELA, são a deles.
    A nossa geração de hoje que me perdoe: Podem ter trocentos mil diplomas pendurados na parede, e isso é conhecimento.
    Mas SABEDORIA?? Sempre serão deles, dessas pessoas que tiveram como a universidade, os momentos vividos!

    Grande abraço, meu querido!

    ResponderExcluir
  10. Olá Sil!! Tudo bem?

    Que lindo o que você disse, e concordo com tudo. Hoje, pessoas confundem sabedoria e conhecimento e você os diferenciou muito bem.

    No sertão encontramos pessoas sábias e vividas, de uma forma incrível. Parece que na cidade grande, a busca pelo conhecimento é tão desenfreada, que se esquece a busca pela sabedoria.

    Quer saber? Acho que todos deveríamos fazer terapia. Assim conversaríamos sobre nossas idéias, certas e erradas, tentando melhorar a cada dia mais por dentro. Lá, eles não precisam disso. Trocam idéias e mais idéias com seus amigos, vizinhos e familiares.

    Por isso são tão sábios.

    Que legal te receber aqui Sil!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Oi Wolber, tudo bom ?

    Não existe nada melhor do que sentar com a avó e escutar suas histórias e aventuras de criança!

    Imagina quando você for avó (não é nem pai _kkk_ )
    e tiver um menino louco pelo Brasil e o seu sertão escultando as suas apaixonantes histórias. Olhe que você deve ter muita! KKKK

    Ele vai estar se sentido como voc se sentiu escutando este senhor!

    Grande beijo, meu amigo!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Wolber!

    Contar histórias... amo isso, e também ouvi-las (depois escrevo e publico...rs). Meu pai passou a vida contando histórias reais, mas incríveis. Há verdades que são tão absurdas que parecem mentiras. Eu herdei dele esta mania, hábito, gosto. Gosto de contar casos.

    Que honra a tua! Conhecer um cara que viu Lampião. Demais! O homem era um bandido, mas era e é uma lenda. Há certos vilões que sabem conquistar um público...

    Imagino o tanto de coisa que você ouve por este mundão afora.

    Um abraço!

    P.S.: meu nome é Suzana, o real. Mas pode me chamar como quiser, Suzana ou Lily (lírio em inglês e Suzana em hebraico significa "pura como o lírio". Quando criei os Blogs, já havia Contos de Suzana, daí escolhi Contos de Lily).

    ResponderExcluir
  13. Hahaha!! Oi Joyce!! Tudo bem?

    Já pensou quando eu for avô? Meu Deus, acho que meus netos vão ficar de "saco cheio" de tanto que eu ficarei contando coisas a eles.

    Espero ter tantos anos assim pela frente para ter muitas histórias para contar, inclusive dessa terra querida de vocês, que é Cabaceiras.

    Espero que meu futuro netinho (haha, nem filho tenho ainda e já pensando no neto!) seja tão apixonado pelo Brasil quanto somos.

    Obrigado Joyce!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Suzana!! Tudo bem com você?

    Que legal saber essa sua história, significado dos nomes e do blog. Obrigado por dividí-la. :)

    Quando tiver meus filhos (nossa, no comentário anterior falei em netos, agora em filhos! rs), quero incentivá-los desde cedo ao gosto pela leitura e pelas histórias. Principalmente, também, ao respeito pelos mais velhos. Quanta coisa boa conhecemos ouvindo-os.

    Suzana, eu não perco uma chance de adentrar pelo sertão na casa dos moradores e conhecer mais sobre a vida deles e da nossa terra. Como eles abrem as portas como se fôssemos da família, é juntar a fome com a vontade de comer. rs

    Um prazer ter você por aqui!

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  15. Oie Wolber, a minha maquina do tempo são os livros,nossaaaaaa viajo em cada um e ja quero outro em seguida, é muito bom ler e conhecer históriassss.
    Beijosssssssssss

    ResponderExcluir
  16. Olá Rosane! Tudo bem?

    Livros são outra fonte de viagens, no tempo e na imaginação. Bacana ter vários canais assim para adentrar em histórias e fatos, não é?

    Valeu a visita, minha amiga!

    Um abração!

    ResponderExcluir
  17. Qdo leio faço uma viagem no tempo.

    Estou em falta com a leitura, tb pudera só quer cuidar do blog é isso que dá,rs.

    Bom dia amigo.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  18. Olá, minha amiga! Tudo bem?

    É engraçado, quando começamos a cuidar de um blog, é algo tão apaixonante também, que consome um tempo considerável. Trocamos algum tempo de leitura pela escrita. O que também é muito bom.

    Prazer recebê-la aqui!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Olá Parabéns pelo blog!!

    Sensacional.

    Cada vez que leio um livro. Me transformo no personagem principal.

    A Leitura é uma viagem sem sair do lugar!!

    Beijocas e Bom restinho de semana!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Ju!! Tudo bem?

    Muito obrigado pelo elogio e comentário. :)

    Um ótimo restinho de semana pra você também. ;)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  21. Wolber,

    Que bom que foi me visitar e mais, pq gostou lá do meu cantinho. Apareça sempre!
    Adoro ouvir e contar histórias, a gente viaja sem sair (físicamente) do lugar.
    Essa, sua é maravilhosa e lindo conhecer uma figura assim. É voltar passear no tempo.
    Adorei conhecer seu José Tibúrcio.

    Bjão pra ti

    ResponderExcluir
  22. A vida tradicional que às vezes nos escapa, ganha alvísseras de sol quando relembradas como fazendo parte da História de um país. Muitas vezes, ouvi eu, histórias de Lampião e seus cangaceiros. Me deliciei, lendo o que li.
    Jorge Manuel Brasil Mesquita
    Lisboa, 08/10/2010

    ResponderExcluir
  23. Olá Jorge! Tudo bem, meu amigo?

    Que prazer tê-lo, de Lisboa, por aqui! :)

    As histórias de Lampião são ótimas. Sabe que, por aqui, ela se confunde na tênue linha entre herói e vilão.

    Sabemos que era um bandido, mas como disse a Lily num comentário acima: "Há certos vilões que sabem conquistar um público...".

    Ouvimos outras histórias, que vou colocando aos poucos por aqui, para não ficar um texto muito extenso.

    Obrigado pela visita!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  24. Ãin, que vôzinho mais lindo esse, gente!!!

    Eu quero contar muitas histórias para os meus netinhos e bisnetinhos e tataranetinhos... quero ter orgulho de dizer pra eles o que eu fiz hoje. E a própria história nos ensinará sobre o resultado de nossas escolhas.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  25. Olá, amiga policial!! Tudo bem?

    Com certeza terá muitas histórias boas para contar para os netinhos. Pelo que vejo, terá muito orgulho disso, e eles também. ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Olá Ira!! Tudo bem?

    Um prazer visitar seu blog! ;) E que bom que gostou do José Tiburcio. Ele é muito bacana, bem carente sentimentalmente. Quando chegamos para visitá-lo e ele viu o Dequinha (seu sobrinho e grande amigo nosso, que nos levou até ali) começou a chorar. Assim como quando nos despedimos.

    Um grande abraço a você!

    ResponderExcluir
  27. Vixe...vc tem a memoria boa em......
    Boa ideia da minha de fazer um livro, ha tem que foto nas história para dar mais emoção...

    Que bonitinho o vozinho!!!!!Deu saudade do meu avô :(
    bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi Damaris!! Tudo bem, minha amiga?

    Verdade, fotos dão mais emoção nos textos, preciso postar mais... ;)

    Grande beijo!!

    ResponderExcluir
  29. É meu amigo...a cada texto você escrito, um novo patamar em sensibilidade, qualidade e tudo mais que eu venho dizendo desde as primeiras entradas no blog. Incrível, meu velho. Quando eu acho que não dá para melhorar mais, PIMBA. Como te agradecer?

    ResponderExcluir
  30. Grande Beca!!

    Cara, quem tem que agradecer, sou eu! Você foi o amigo que mais me incentivou desde o começo do blog.

    Saber que está curtindo até hoje, e o melhor, elogiando mais, é o maior presente que poderia receber!

    Muito obrigado, sempre, meu amigo!

    Um abração!

    ResponderExcluir
  31. Oi,

    Meu avô é mineiro, adora contar histórias, a maioria talvez até sejam estórias, nelas ele sempre é valentão,de deixar inveja a qualquer Lampião.(Rss)No seu cavalo, garimpando ouro, e dançando respeitosamente com a "Mucinha" a noite inteira, em festas de tres dias seguidos. Voce tem razao, conversar com ele é voltar no tempo.

    ResponderExcluir
  32. Oi Lilly!!

    E que coisa boa ouvir essas histórias, não é?

    Fico fascinado quando ouço alguém discorrer sobre coisas dos anos 50, 40, 30...

    Conheci um "tiozinho" que nasceu na década de 30, no sertão do Piauí. Imagine como era aquilo ali?

    Que bom que está lendo os textos mais antigos, fico feliz! :)

    Grande beijo!

    ResponderExcluir