terça-feira, 12 de julho de 2011

Educação

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda", já dizia Paulo Freire. Nas comunidades de pescadores de Paraty, as crianças fazem um grande esforço para seguir este caminho.
Onde trabalhamos, há várias comunidades, porém as pequenas escolas que servem esta população, educam apenas até o quarto ano do primeiro grau. As crianças que avançam este patamar tem que se dirigir ao centro de Paraty.
Nosso imenso país apresenta curiosas diferenças em suas diversas regiões. Em grande centros, os alunos vão para a escola em vans. Em lugares do sertão, seguem em caminhões, os famosos paus-de-arara. Naquela região de pescadores, embarcam em barcos-escola.
Não é fácil, os barqueiros - como Ademir, do texto anterior - começam sua jornada às 4 horas da manhã, quando pegam a primeira criança e, de pier em pier, vão pegando todos os alunos, até deixá-los nas areias de Paraty Mirim, antes das 6 da manhã. Lá, pegam o ônibus que se dirige para a cidade de Paraty. Ainda assim, a rotina segue dura, a estrada de terra é precária, com muitos buracos e quando chove então...
-Tem dias em que nem conseguimos passar, atola tudo e ninguém passa. - nos disse um morador.
Na última época de chuva, as águas caíram com tal força que levaram a ponte pela qual atravessamos o rio para a casa que ficamos no último trabalho.
Seguem mais de 18 km, por mais de uma hora até seu destino. Retornam para a praia até o barco só em torno das 14 horas.
Há brasileiros que fazem um grande esforço para conseguir sua educação, sem perder seu sorriso, sem perder sua força de vontade. Acordam muito antes do primeiro raio do sol nascer, perdem muitas e muitas horas em seu trajeto para a escola. Mas jamais perdem sua esperança.

9 comentários:

  1. Amigo Dóctor Wolber...

    Quão difícil adequar a realidade de grandes centros aos longínquos sertões de nosso gigantesco país... Lembro de meus pais contando a dificuldade que tinham, além do trabalho na época, de irem a escola... Tomavam longas distancias à pé por entre roças para adquirir um tikin de sabedoria.
    Hoje, a maioria das escolas públicas se tornaram refúgio de desocupados, bandidinhos expostos ao Deus-dará formando micro-facções dominando professores e aterrorizando a quem realmente vai a escola para o bom aprendizado....
    Ouvi sobre uma lei a qual obriga os filhos de políticos ( seja qual for o escalão ) à estudar em escola pública... Seria o Máximo! há há há há... Quem sabe assim melhorariam nossas escolas... Mas será que essa lei passa do projeto para uma lei em vigor? Ahhh eu duvíde-o-dó...
    Eu já estenderia a lei para que eles fossem obrigados a usar o atendimento hospitalar publico também.... Pra verem aonde é que a porca torce o rabo.... kkkkkk

    Abraço forte amigo Wolber e parabéns SEMPRE pelo bonito trabalho que faz.
    Deusssssssssssssskiajude
    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  2. como sempre digo, não por falta de estudos pedagógicos que a educação no país é ruim, vejamos quando de recurso do Plano Nacional de Transporte Escolar essas cidades recebem e vejamos a trágedia do transporte oferecido

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu amigo Tatto!

    Quanta verdade. Se não me engano, essa lei foi proposta pelo Cristóvam Buarque. Muito difícil de sair do papel, mas como é coerente, não é?

    Meus pais não terminaram o segundo grau na época em que estudaram, mas os pais de meus amigos que fizeram faculdade, TODOS estudavam em escolas públicas. Até os anos 70, os bons colégios eram públicos. Quem estudava nas escolas particulares, geralmente, era quem ia repetir de ano, ou não conseguia acompanhar.

    Que inversão, não é? Meu medo é acontecer algo parecido com o ensino universitário. Se entram pessoas com melhor renda hoje, devemos melhorar a qualidade do ensino para as pessoas de baixa renda poderem entrar também. Não devemos fazer "justiça em terra de cego". Se as faculdades públicas são boas, vamos mantêlas assim, e ajudar que pessoas pobres também possam ingressar nelas.

    Nossa país parece aquela casa de um monte de "largados", a maior bagunça. Que trabalho dá para arrumar, não?

    Um abração e obrigado sempre, meu amigo!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Ediney, assim como o dinheiro para a saúde, educação, infra-estrutura...

    Nosso país, com metade deste dinheiro destinado a tudo isso voaria alto!

    Vi que você nasceu na Chapada Diamantina. Terra abençoada! :)

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Doloroso e emocionante ver como os brasileirinhos fazem ginástica para poder ter um mínimo de educação que possibilite uma vida digna!
    Nem quero comentar o que acontece enquanto isso na capital federal, onde estão as pessoas que poderiam começar a mudar isto para melhor!

    Wolber, agradeço sua visita ao meu pedrusco!
    Só acrescento que a produção de energia por fusão nuclear, capaz de gerar aquela fabulosa quantidade de energia com um mínimo de resíduos, está sendo pesquisada em pelo menos dois grandes centros, na Europa e nos EUA.
    Mas, eu penso que a captação daquela que vem de graça do Sol seria o ideal.
    Abraços, e bom trabalho!

    ResponderExcluir
  6. Wolber,

    São fatos como estes que nos deixam felizes e que nos fazem refletir. Vejo o filme dos alunos no Sertão Nordestino,usando os mais diversos meios de transportes,as mais adversas situações surgem,como barreiras,que teimam em ocupar nosso caminho.No final,a glória de ter vencido,e de ter acumulado lições para vida toda.É mais uma desse país que encanta.

    Grande Abraço,

    Luciano Guimarães!

    ResponderExcluir
  7. Me deixo invadir por um misto de sensações: ternura, indignação (por esses miseráveis de alma que estão pouco se lixando pro país), orgulho da valentia desses pequenos e um fio de esperança de que um dia vamos viver num país onde a educação é levada a sério.

    Bravo, doutor!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. POIS É TENHO VISTO TANTA CRIANÇA ENFRENTANDO DESAFIOS ASSIM PARA ESTUDAR NA ESCOLA EM QUE EU TRABALHAVA NO MT OS ONIBUS SEMPRE LOTADOS SEM AR AS JANELAS ABERTAS PERIGOSO DEMAIS PARA OS PEQUENOS MAS MESMO ASSIM LA ESTAVAM ELES NA ESCOLA ..SAIAM DE CASA POR VOLTA DAS 10 DA MANHÃ PARA ENTRAR NA ESCOLA AS 13 ..CHEGAVAM CANSADOS MAL ALIMENTADOS E ESPERAVAM A MERENDA ANSIOSOS ....VI TANTA CRIANÇA CHEGAR COM FOME SEM ALMOÇO..E AINDA AS VEZES RECLAMAMOS DE LEVAR NOSSOS FILHOS A ESCOLA DE CARRO COM AR CONDICIONADO MEU DEUS ...,TEMOS QUE TODO DIA ACGRADECER ....EDUCAÇÃO É TUDO E OS GOVERNOS SO LEMBRAM DESSA FRASE NA HORA DE PEDIREM VOTOS SRSR ...MAS UM DIA QUEM SABE DIAS MELHORES VÃO CHEGAR E AS CRIANÇAS TODAS ELAS TERÃO UM TRANSPORTE E UMA EDUCAÇÃO A ALTURA DO SORRISO QUE VI NESSA FOTO QUE VOCE POSTOU

    WOLBER TA SUMIDO SINTO SUA FALTA POR LÁ

    BEIJOS AMIGO

    OTILIA

    ResponderExcluir
  9. Wolber,
    Adorei o texto. Li o anterior e esse. A dificuldade dessas crianças chega a ser sufocante quando a gente pensa na jornada que enfrentam pra estudarem. E pensar que nos centros urbanos temos quase que pegar à laço os adolescentes, que não querem nada com nada... Aqui se tem a opção de vadiar né?
    Que discrepância esse nosso país!
    Eu postei um texto " Há vida fora da era digital?", onde conto de um lugar bem próximo a Brasília, que por ser uma região cortada por um rio e o governo não fazer a ponte ficou esquecido... Parece outro mundo mesmo!
    Beijokas e que o trabalho e projeto de vocês seja de muitos frutos e sucessos.

    ResponderExcluir