domingo, 11 de setembro de 2011

Livre arbítrio

Queridos amigos, muito obrigado!!
Essa demonstração de carinho e confiança me trás paz e certeza que o caminho segue, sempre sua trajetória correta.
Estamo em Crateús, terra querida também do Ceará. Visitamos duas escolas em que trabalhamos nos anos anteriores e agora estamos saindo da construção do galpão da futura central de reciclagem da cidade, que o IBS está contribuindo financeiramente.
Tamboril foi uma cidade incrível! A cada viagem continuamos nos surpreendendo com nosso Brasil, mesmo após tantos anos na estrada. Para se chegar à comunidade do Açudinho, subimos uma grande serra que apresenta características muito peculiares para a região. Uma pessoa desavisada que olhasse em volta, poderia pensar que estava em Minas Gerais. Vários montes e montanhas, verdinhos, cercam a comunidade. O calor intenso durante o dia, é seguido por uma fria noite, digna de usar blusas de frio.
Estava na praça, com uma turma muito bacana de amigos. Uns eram professores e outros alunos da escola. E o assunto passou a ser os jovens que saem de lá para São Paulo.
- O problema é que num lugar tão pequeno a gente não tem oportunidades. Nós também temos nossos sonhos, queríamos correr atrás das coisas que gostaríamos de ter. - nos disse Mailson.
- Olha, vou te dizer o outro lado que eu escuto, me sinto na obrigação. Muitos saem de um lugar lindo, como o que vocês moram, chegam em São Paulo e tem uma rotina ingrata. Moram longe de seus empregos, perdem uma hora e meia para ir trabalhar, mais uma e meia para voltar, em um ônibus lotado. Três horas por dia, perdida. Muitas vezes não tem tempo pra se divertir, em um lugar onde podem ganhar mais, mas gastam muito mais também. Não sobra tudo o que imaginam. - eu disse.
Ele pensou, balançou a cabeça e respondeu:
- Olha, se tem uma coisa que todo mundo aqui tem de sobra, é vontade de trabalhar. Pense num pessoal que tem coragem.
Aquilo me ensinou mais uma coisa: a realidade pode ser diferente olhada pelo ponto de vista de cada um. E todos, sem exceção, tem o direito de tentar. Errar ou acertar, é uma outra história, mas tentar, é um direito divino que Deus deu como nosso livre arbítrio.
Continuamos com o violãozinho na praça, e a viagem estava apenas começando.

9 comentários:

  1. "Todos têm sonhos", adorei o comentário do seu colega. É sempre bom olhar qualquer situação pelos 2 lados. E, como sempre, Wolber nos ajudando a enxergar tudo isso. Valeu Wolber! E continue postando, é sempre uma lição! A gente que ganha lendo seu blog!

    ResponderExcluir
  2. É mano Wolber, nem todas as histórias são iguais... cara continua postando aí que agente vai viajando junto com vocês!

    um abraço,

    Jones Maculis Familiaris.

    ResponderExcluir
  3. POIS É TENTAMOS POR VEZES ACONSELHAR OS MAIS JOVENS A FAZEREM UM CAMINHO MAIS CERTO NÃO É?
    MAS É DA NATUREZA HUMANA ..QUERER ABRAÇAR O MUNDO NA JUVENTUDE.
    PENSANDO HOJE MEU CAMINHO PODERIA TER MAIS FLORES SE EU FIZESSE, O QUE MEU VELHO PAI ME ACONSELHOU,E MEUS AMIGOS TAMBÉM MAS ,COMO QUEBRAR A CABEÇA E NOSSO HOBBY PREFERIDO QUANDO OS HORMONIOS ESTÃO A MIL..SRSR MAS E ASSIM.
    TOMARA QUE ESSES MENINOS PENSEM NO QUE VOCE UM SABIO MENINO TAMBÉM,ACONSELHOU FICAR ONDE ESTÃO.
    EU SAI DE CASA COM 21 ANOS E HOJE COM 47 ACHO QUE JAMAIS DEVERIA TER SAIDO.
    QUEM SABE HOJE TERIA MENOS MARCAS DOLORIDAS MAS, TUDO VALE A PENA ENQUANTO TEMOS VONTADE DE LUTAR ..
    E COMO FALO EM MEU POST HOJE ..SAIR DA ZONA DE CONFORTO ISSO É BOM.ENFIM
    SE CORRER O BICHO PEGA SE FICAR O BICHO COME..
    COMO NÃO SABER SE UM DESSES MENINOS AI, DA PRAÇA DAQUI UM TEMPO NÃO SERÁ PRESIDENTE DA REPÚBLICA?
    NÃO É MESMO DOUTOR DO AMOR?

    AGORA UM VIOLÃO,AMIGOS E UMA NOITE ENLUARADA NA PRAÇA...TEM PROGRAMA MELHOR QUE ESSE NÃO.MAS NÃO MESMO..
    FIQUEM COM DEUS TODOS DO IBS.OS MENINOS E VOCE WOLBER...

    BEIJOS

    OTILIA

    ResponderExcluir
  4. Querido doutor-violeiro!
    O julgamento de cada coisa ou situação depende totalmente da nossa bagagem de vida. Como muito bem colocado, cada um tem seus sonhos e seu ponto de vista.
    Nos aqui, nas gigantescas cidades vemos o lado de quem convive com muitos sonhadores como o nosso amigo aí, e podemos dizer, no nosso julgamento, que esse sonho nem sempe é tão bom... Mas quem sabe para ele, a pesar de todas estas três horas no trânsito ( se for só isso mesmo!) nao sao bem melhor do que qualquer sonho bom que ele possa ter aí no sertão?
    O fato é que o se humano, nesse mundo, nunca estara completamente feliz. Onde quer que esteja, sempre vai estar faltando alguma coisa, pois infelizmente ainda nao sabemos o verdadeiro sentido da palavra " amor"!
    Boa sorte ao nosso sonhador!
    Enquanto isso eu fico aqui desejando uma casinha no serão, aí do lado da dele!!!
    Boa viagem!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Capispiróbas.....

    Essa postagem não apareceu em meu blog, fiquei manco do Wolber... rss
    Cara... O povo tem sonhos, o povo tem garra... O que falta é a Vergonha na cara de nossos governantes... teja dito!

    Abraços amigo Dóctor Wolber
    Tatto

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Wolber... como eles terão certeza se nunca tentarem uma vida que eles acreditam ser melhor que a que eles têm?! Lembrei de ter ouvido e repetido muitas vezes que não devemos roubar sonhos... alertar, sim, mas sonho é sonho, deixa essa criançada sonhar, escolher o que pensa ser melhor para si!

    Quem tem coragem, de verdade, faz acontecer!

    Lindos dias pela frente, estou aqui na torcida!

    Abração.

    ResponderExcluir
  7. [...]O problema é que num lugar tão pequeno a gente não tem oportunidades. Nós também temos nossos sonhos, queríamos correr atrás das coisas que gostaríamos de ter.[...]

    Quando me deparo com declarações com estas,sinto que a realidade da nossa região é comum a vivida por outras pessoas,em lugares distintos e distantes.Sinto que os problemas sociais do Brasil vão muito além das estatísticas.Na pratica é possível visualizar que há uma enorme distancia entre o sonho e a realidade,mesmo que as vezes,isso possa ser apenas uma problema de visão,quando não sabemos usar o potencial de cada região.É preciso tornar viável a realidade e entender que os grandes centros nem sempre determina uma condição melhor pra cada cidadão.

    Parabéns,Wolber.


    Volte à Paraíba!


    Abraço,


    Luciano Guimarães.

    ResponderExcluir
  8. Olá querido!
    Passei um tempinho sem viajar junto com você atraves das suas belas histórias desse Brasil com tanta gente honesta e trabalhadora...Estou de volta e tenha certeza que de longe...de tão longe estarei acompanhando seu trabalho que como já enfatizei inúmeras vezes é especial e motivo de orgulho.


    Seus textos são oportunidades de conhecer belas histórias ...

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olá, minha amiga Janilde!

    Que bom recebê-la aqui novamente! É um prazer ter na corona das viagens, mesmo que através dos textos, pessoas como você, que gostam tanto por sentir exatamente o que sentimos em cada projeto.

    Obrigado pela força de sempre, Janilde! Espero continuar com sua presença por estas jornadas. :)

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir