quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Biodigestor

Foi assim: assistindo a um programa de TV que lhe veio a idéia. "Vou construir um desses!", pensou com convicção. Com a ajuda da igreja de sua comunidade conseguiu o investimento necessário para a obra.
A cada dificuldade que encontrava, Alderi com sua inteligência nata, ia testando e descobrindo a solução para o funcionamento perfeito da estrutura. O resultado foi tão positivo, que hoje recebe a visita outras pessoas, de várias cidades do Brasil, que tentaram produzir um biodigestor e não conseguiram.
A idéia é simples: o esterco de gado libera gás metano para o meio ambiente (contribuindo para o aumento do efeito estufa). O aprisionando, podemos usá-lo como gás natural na cozinha, gerando economia financeira e melhorando a qualidade do ar do meio ambiente. Além de melhorar a qualidade de vida dos animais, livres do esterco em seu pasto, que atrai moscas, carrapatos e doenças.
O projeto é tão importante que, colocando-se um medidor para quantificar o metano produzido, pode-se conseguir o crédito carbono, vendido para países que ultrapassarem a cota máxima de produção de gases do efeito estufa (GEE).
Esta semana recebi um e-mail de Alderi, feliz por estar construindo mais três biodigestores em sua comunidade. O Instituto Brasil Solidário financiará outros dois nos próximos meses.
Um exemplo de como a força de vontade de uma única pessoa pode melhorar a vida de muitos e ainda deixar nosso planeta um local melhor de se viver. O vídeo abaixo foi gravado no começo deste ano e mostra o primeiro aparelho construído por nosso amigo pernambucano.
Hoje já possui um blog onde ensina como construir um biodigestor, num sonho de ver muitas famílias carentes independentes da compra do gás ou da queima diária de lenha. Num sonho de ver um mundo melhor.
Um brasileiro que merece nossa admiração e respeito.

6 comentários:

  1. Grande Wolber, satisfação!

    Esta é mais uma experiencia de sucesso que urge como alternativa de sustentabilidade e economia na região Nordeste.

    O biodigestor se apresenta como elemento de refinada tecnologia com utilização de recursos renováveis e que pode trazer grandes resultados.



    Grande abraço,

    Luciano Guimarães.

    ResponderExcluir
  2. Pois existem tantas tecnologias simples, atitudes que mudariam esse pedação de terra que é nosso e alegraria mais esse povo.
    Muito legal o blog

    ResponderExcluir
  3. Grande Luciano! Como vai, meu amigo?

    E quantas alternativas não seriam suficientes para melhorar a vida dos brasileiros, como poços artesianos em regiões emblemáticas da seca, e não são feitas?

    Se uma única pessoa pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas, imagine o que poderia fazer o Estado?

    Infelizmente, "poderia".

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Dea!

    Que país temos nas mãos, não é, minha amiga?!

    Imagina se cuidássemos bem dele o que iria virar? :)

    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  5. muito obrigado pela força e pela parceiria. acredito muito que com o apoio de pessoas de boa vontade como vcs do IBS por exemplo que se preocupam de verdade com o bem das pessoas e do planeta podemos fazer a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você é uma pessoa que faz a diferença, Alderi!

      Um prazer ter te conhecido e divulgar sua luta!

      Grande abraço, e parabéns sempre! :)

      Excluir