terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Invertendo a inversão

E assim caminha a humanidade. E nós, nascemos girando, girando, girando na mesma roda, sem ao menos pararmos para pensar se esse é o giro certo.
Foi batendo muito a cabeça que algo começou a me incomodar. Não gosto de ficar "chorando" desconto. Algo que me deixa desconfortável é pedir para alguém abaixar o preço de seu serviço ou de seu produto. Para mim, a pessoa cobra o preço que acha justo para seu trabalho e pronto. Honestidade dos dois lados: nós pagamos pelo serviço bem feito.
Porém os anos foram me mostrando que as coisas não acontecem como deveriam. Normalmente as pessoas, sabendo que muitos vão pechinchar, colocam seus valores mais altos, quando encontram alguém que insiste para cobrar a menos, abaixa para seu preço justo e tudo fica certo.
O triste é, quando alguém não quer prejudicar o vendedor e paga o valor pedido, sem pechinchar.
Algo está errado: a pessoa bacana, que acreditou no trabalho, quis ajudar, paga mais caro. O "chato", que brigou para abaixar o preço, muitas vezes pouco se importando com a vida de quem vende, ganha o desconto e paga menos.
Eu também já errei muito. No consultório as vezes, quando era necessário, desmarcava alguém bacana, porque sabia que era compreensivo, e não aquele agressivo, que iria reclamar. Hoje, não faço mais isso. Até pelo lado profissional seria errado. Priorizar pacientes difíceis em vez dos bacanas seria insano.
Mas o principal é pelo lado moral. A vantagem tem que ser dada ao melhor ser humano, cada dia mais.

4 comentários:

  1. Seu blog é óptimo,gostei dou-lhe meus parabéns. Eu concordo consigo cada qual na sua vez, eu não gosto de fazer guerra e em lugares que já me conhecem costumam fazer precisamente isso, chamam primeiro os que reclamam, só que quando achei que era já muitas vezes a fazerem isso, não fiz guerra, no final pedi o livro de reclamações e escrevi o sucedido.
    Com votos de grandes vitórias.
    PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, faça-o de forma a que possa encontrar seu blog para segui-lo também.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio! Tudo bem?

      Concordo inteiramente com você, pois também não acho que o contrário seja a solução: "fazer um barraco" como muitas pessoas fazem. Não pecar pelo 8 nem pelo 80.

      O mais certo a fazer é isso e empresas sérias levarão em conta e melhorarão sim os seus serviços. Nos mais, você fez a sua parte e ainda deu chance de eles melhorarem. :)

      Um prazer tê-lo no círculo de amizades!

      Grande abraço!!

      Excluir
  2. A Paz de Cristo!
    Wolber,

    Amei conhecer seu blog!
    Sabe, fazer novas amizades e compartilhar postagens é uma forma de expressar nossas idéias e pensamentos...
    Ficaria muito feliz se visitasse a minha página e a alegria seria completa se tornasse um seguidor...
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/
    Sigo de volta!

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    P.S. Deixo o convite para conhecer o blog do irmão Araújo. Mensagens um tanto polêmicas, porém abençoadoras.
    Vale a pena acessar:
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucy! Tudo bem?

      Que prazer recebê-la por aqui! Passarei em seu espaço para conhecer melhor.

      Um abraço!

      Excluir