quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O único problema

As mais diversas teorias já foram formadas para explicar as mazelas em que vive a sociedade humana. Outras tantas já surgiram para dar a direção ideal para a humanidade seguir adiante e conviver em paz. 
Miséria, fome, doenças, corrupção, violência, guerras, ambição desmedida, já foram jogadas como filhas do capitalismo. 
O socialismo reinou em alguns países e tampouco conseguiu melhorar a história, se mostrando agressivo e limitando a liberdade de seus cidadãos tanto quanto as ditaduras de direita. 
Seja o que for, tudo o que pode melhorar a vida do homem esbarra em um único e simples problema: o ser humano. 
Seja qual for o sistema, a ideologia ou a história de qualquer povo, agisse com respeito ao próximo e pensamento no coletivo, todo lugar seria um paraíso a se viver. 
Um dos grandes males atuais, a desigualdade social, faz o cenário para uma luta de classes, onde muitos pintam ricos ou empresários como o problema. Mas alguém acha que uma pessoa rica paga poucos impostos? Ou um empresário, que consegue fazer sua empresa sobreviver apesar de tanta burocracia ou taxas sufocantes impelidas ao seu negócio, que gera empregos que ajudam milhares de famílias e mais impostos, não cumpre sua parte?
O fato é que esse imposto não volta para o povo na forma de educação, saúde, saneamento básico, como deveria. Fica no bolso de seres humanos corruptos. 
A mesma quantidade de pessoas desonestas há em ricos, ou pobres, capitalistas, socialistas, católicos, evangélicos, ou seja lá os adjetivos usados. 
Pegássemos todo o dinheiro do mundo e dividíssemos igualmente para cada habitante deste planeta, há alguma dúvida que em dois anos teríamos ricos e pobres, do mesmo jeito? 
Isso não é culpa do capitalismo. Há pessoas irresponsáveis, que torrariam o dinheiro sem se preocupar e esperariam dos outros o sustento. 
Já ouvi de amigo, formado e instruído a seguinte frase: "a gente fala dos políticos, mas se estivesse lá, quem não roubaria também?".
Esse egoísmo é o problema. A vontade de melhorar a si mesmo, não se importando com o coletivo, é o que causa todas as mazelas da humanidade. Não melhore este pequeno defeito interior, podemos ter o sistema que for. 
E tudo começará a melhorar quando respondermos a essa pergunta: "não, eu não roubaria também!".

2 comentários:

  1. Excelente abordagem, Wolber!
    Infelizmente, parece que temos o país que merecemos, ou pelo menos, que a maioria merece. Pois acredito agora mais do que nunca, que não fazemos parte da maioria...
    Realmente, outro dia eu falei a um amigo que esse papo de "direita" e "esquerda" no século XXI, só tem sentido se estivermos falando de futebol!
    Nenhuma ideologia trará a solução, porque ela depende é do caráter das pessoas!
    O triste é admitir que é muito difícil haver uma mudança nas atitudes de cada um!
    Estamos cercados de mentirosos, que condenam as mazelas dos governantes e parlamentares e fazem coisas reprováveis, usando aqueles como justificativa!
    Mandou bem, guerreiro!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá, grande Leonel!

    Meu amigo, infelizmente você está com a razão. Costumo sempre errar para o mais otimista possível, mas é duro olhar em volta e ver tantos "lei de Gérson".

    Políticos são reflexo do povo. Por isso acredito apenas na educação para mudar esse triste caminho. E não apenas aquela da escola, mas principalmente aquela de casa. Onde pais ensinam ética aos filhos, além de palavras, com exemplos.

    Obrigado, Leonel! É uma satisfação enorme trocar essas idéias com pessoas de cabeça e coração bons, como você!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir