segunda-feira, 16 de abril de 2018

Sobre o valor e valores

Ela chegou eufórica em casa. Tinha vivido na escola a oportunidade de ajudar ao próximo. Nove anos de idade e a vontade de melhorar o mundo.
- Pai! Pai! Me dá dinheiro para eu levar na escola?! Eles estão arrecadando para ajudar a comprar leite para famílias carentes!
O Pai se felicitava por dentro ao ver que ali se mostrava um coração preocupado com pessoas e com o mundo em que vive. Perguntou quanto ela levaria e se surpreendeu quando a resposta foi "uns 50 reais, tá bom!".
- Filha, acho que 50 reais é muita coisa. Fica pesado pra ajudar. Você não tem que tentar resolver tudo sozinha, o ideal é cada pessoa ajudar com um pouco.
- Mas pai - disse a pequena quase indignada - você não sabe! São pessoas carentes, eles precisam e não tem dinheiro para comprar esses leites que são caros! - era um argumento inapelável, papai não teria como escapar.
Ele pensou; entre a vontade de adentrar o caminho mais fácil, agradando a filha e se orgulhando de sua preocupação social ou ensinar o valor das coisas. Decidiu o que para ele era o certo.
- Tudo bem, acho que é você quem tem realmente que decidir isso já que o valor sairá da sua mesada...
Ambos sabiam que ela tinha em suas economias um pouco mais do que a quantia pedida. Ela pensou, cara de tristeza, mas decidiu.
- Tá bom, pode ser dez reais, então.

4 comentários:

  1. Que bom encontrar as tuas histórias ainda por aqui. E o sertão? Tuas viagens? As personagens?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Milene! Tudo bem?

    Que ótimo recebe-la aqui novamente!

    O sertão continua sempre na vida. Em junho temos um projeto no Ceará. Muito bacana você perguntar, realmente eu preciso retomar as histórias e personagens das viagens.

    Obrigado, minha amiga! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Wolber meu Brow.... trazo um abraço e digo-lhe-te, quinem a minininha eu támem tô ajudando cunforme us borso aguenta... hehehe.... Abração e DeussssssssssssssssssssssssKiajude

    ResponderExcluir
  4. Ahá! Grande Tatto!

    Que alegria ver este macaco de volta à ativa, meu amigo!

    Muito feliz, espero que retorne com tudo! Este mundo precisa sorrir cada dia mais!

    E para você saber, sempre que entro neste blog me lembro de você pela linda e inspirada arte que fez na imagem de abertura! Obrigado sempre!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir