quarta-feira, 30 de julho de 2008

"Diário de bordo": Canudos

A guerra de Canudos. Desde de minhas primeiras aulas de história conheci, superficialmente, esse fato. Depois de muitos e muitos anos pude conhecer o local pela primeira vez e, empolgado, devorei um livro de um historiador que contava todos os detalhes desse embate que acabou em 1896 (se bem me lembro).
A região onde ocorreu a guerra foi inundada por um açude, o de Cocorobó. Em dias de estiagem ainda são visíveis os restos da igreja nova (a última construída por Antônio Conselheiro), nascendo no meio das águas como se pudesse brotar novamente e nos relembrar os fatos ocorridos.
Uma Nova Canudos surgiu, a uns 20 Km do local, cidade com mais de 20 mil habitantes. Porém, em volta da represa - onde seria a parte mais alta da antiga cidade - ainda persiste uma comunidade: a Canudos Velha, lugar encantador e que respira história.
Hoje estamos no caminho para essa querida comunidade, realizar um trabalho. Na minha área é o mais importante que já fiz e se chamará: Sorria Canudos. Também veremos a biblioteca instalada pelo IBS (Instituto Brasil Solidário) a pouquíssimo tempo.
Aqui, depois de nossa volta, colocarei um diário de bordo dessa viagem, misturado com o pouco de história que eu conheço e "causos" da região. Voltaremos domingo (ou melhor, segunda de manhã) na esperança que tenha dado tudo certo.
Um grande abraço e até lá!
Wolber Campos