quinta-feira, 23 de julho de 2009

A comunicação

Na equipe do Instituto em que viajamos está o Vitor Pinduca, cinegrafista que faz a parte da inclusão digital e oficina de Rádio e TV do projeto.
Antes de chegarmos na próxima cidade - Marari, no Pernambuco - ele comentava com Érik (parceiro de viagem) sobre o trabalho que estava fazendo no mestrado. Era algo como a comunicação verbal. Há muitas comunidades do interior do Brasil onde as notícias chegam por vias diferentes. Não há muito acesso ao jornal e notícias locais chegam às vezes por um comerciante que veio da cidade vizinha, de um caminhoneiro que passou por uma ponte quebrada, essas coisas.
Demoramos para chegar na pequena comunidade, o caminho era difícil e nos perdemos algumas vezes. Perto das 22h paramos em uma praça onde um som tocava alto e um grande número de jovens tomavam seus "drinks" encostados nos carros ou bancos espalhados por ali.
Paramos a caminhonete - toda adesivada, bem colorida e com fotos - e perguntamos a um rapaz onde ficava a comunidade que estávamos procurando.
- O que? Nossa, que carrão bacana! Oceis são da onde? Por um acaso são do caminhão do Gugu, é?? - nos disparou o jovem antes até mesmo de acabar de ouvir nossa pergunta.
Rimos. O Luis, que estava ao volante, resolveu entrar na brincadeira (que para o jovem não era) e disse que sim, estávamos levando o caminhão para o Dequinha, que nos esperava lá.
Rapidamente o rapaz juntou seus amigos em volta do carro e virou a maior festa. Luis disse que era brincadeira, contou quem éramos de verdade e que precisávamos chegar lá rapidamente. Eles, sempre desconfiando que éramos realmente a equipe do Gugu, disseram que nos guiariam de moto até o local. Perfeito para nós que estávamos cansados àquela altura da noite.
Próximo ao nosso destino o caminhão precisou fazer uma volta maior e os rapazes foram embora, visto que demoraríamos mais um pouco. Agradecemos muito e nos despedimos. Rapaziada nota 10.
Depois da espera o caminhão nos alcançou e chegamos à pequena comunidade. Já era tarde e quase todas as casas estavam fechadas. Um silêncio só.
De repente, no escuro que seguia à nossa frente vimos um vulto, um grande vulto, vindo no meio da rua, em nossa direção. Era uma moça, bem gordinha - bem mesmo - e uma amiga, ambas chapadíssimas e enquanto se aproximavam a ouvimos gritando e gesticulando excessivamente.
Naquele clima de interior, quase meia noite, tudo fechado, era algo um tanto bizarro de acreditar, mas a gordinha, gritando, começou a bater as mãos no capô da caminhonete e, ao pararmos, se aproximou da janela do passageiro, onde o Vitor estava sentado. Só ali conseguimos entender o que dizia:
- Vocês são do Gugu!!! Eu sei, eu sei! Cadê ele?? Moço, eu sou a maior fã do Gugu - não duvidávamos disso...- eu preciso ver ele. Cadê? Eu vou com vocês!!
Abriu a porta e com uma mão - sem exagero! - tirou o pobre e surpreso Vitor de dentro do carro, se jogando ali em seguida.
Eu, no banco de trás, não sabia se gargalhava ou se chorava de medo. Mas na dúvida, dei muita risada.
Foi uma bagunça daquelas, nos seguiu até a praça aos gritos, acordando a todos na cidade, subindo na escada que leva ao teto da nossa van, no quadriciclo que a caminhonete puxava. Quase se jogou dentro do carro.
No dia seguinte muitas pessoas da cidade vieram nos pedir desculpas pela inusitada recepção (mal sabendo o quanto nós havíamos nos divertido). E entre os amigos Vitor não acreditava que poderia ter dado um exemplo melhor e mais rápido ao Érik sobre sua tese de mestrado.

5 comentários:

  1. Wolba, com essas histórias novas, o Österreich quase que perde a graça!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha! Beca, o Österreich nunca perderá a graça por vários motivos: um que foi uma das épocas mais gostosas da minha vida ao lado de amigos/irmãos do coração, outra que foi tb uma das coisas mais engraçadas que já vi (apesar de parecer a coisa mais boba do mundo para quem não estava naquela casa em Ilhabela com nossa turma.
    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Huahuhahua... o meu, eu ouvi na câmera, não lembro de quem que era, os gritos dessa mulher. Muito engraçado. Fico imaginando ao vivo como deve ter sido!!!

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKKKKKKKKKK - Wolber, essa vai pras 10 mais engrasadas que eu já li aqui no seu blog.

    Fiquei mim colocando no lugar dessa "gordinha", só que claro: eu não ia comparar vocês com o Gugu e nem sou tão gordinha assim (ainda bem, pois isso iria mim possibilitar a correr mais rápido quando visse vocês chegasse aqui), bom... fica aí imaginando essa cena eu tô rindo até agora!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Hahahahaha!! Joyce, você nem imagina como foi essa imagem.

    Nós, depois de uma longa viagem, cansados, chegando tarde da noite em uma cidade bem pequena, todas as casas fechadas e vemos uma cena dessas.

    Surreal!! rss

    Você até corre em nossa direção e nos abraça, mas é muito, muito mais leve do que a gordinha (que de gordinha você não tem nada mesmo!) e é muito mais calma. :)

    Beijo!!

    ResponderExcluir