segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Carnaval

Nada mais genuinamente brasileiro do que o carnaval. Duas coisas podem salvar a vida de brasileiros em enrascadas no exterior: uma falar sobre o carnaval e outra mencionar sobre o Pelé. Cada uma dessas palavras provoca quase sempre uma reação positiva e um sorriso no ouvinte.
Há dois anos atrás resolvi desfilar em uma escola de samba, aqui em São Paulo. Como um bom amante do rock and roll não sou um grande fã de samba, mas sempre senti vontade de participar de algo tão brasileiro.
Foi emocionante. Ouvi poucas vezes o enredo da escola antes do desfile, mas quando o puxador gritou o nome da escola e a bateria começou a tocar, não houve quem não se arrepiasse.
Ao entrar na avenida, a arquibancada cheia vibrava e ali, o mais humilde dos paulistanos, cantava sob sua impecável fantasia e sentia a multidão o ovacionando.
Foram poucos minutos. O bastante para sentir toda a emoção que um sambista sente pulsando em seu peito. O bastante para sentir o que é o carnaval. O bastante para me sentir mais brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário