terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O mundo dos humildes

Poucas coisas me emocionam tanto como uma pessoa muito, muito humilde. Mas não é muito humilde, no sentido de muito pobre, ou (apenas) de muito sofrida. É muito, muito humilde, endendeu?
E não é que me emociona no sentido triste da palavra. Me emociona no sentido bonito, daquele que, se por um acaso, seus lábios não sorrirem incontrolavelmente, seu coração sorrirá o sorriso mais aberto de todos.
A emoção da tristeza, me levaria a pensar algo do tipo "tadinho, como eu queria que ele melhorasse de vida". A emoção bonita, aquela que só os muito, muito humildes me provocam, já me leva a pensar "incrível, invejo esse homem".
Que estranho é invejar uma pessoa bem humilde, que não possui quase nada de dinheiro e quase não tem bens. Pois é, mais uma arte dos muito, muito humildes.
Eles nos ensinam, nos mostram como ser felizes, tem uma sabedoria fantástica e podem dar aula sobre o tema mais procurado de todos os tempos pela humanidade: como ser feliz. E o mais curioso, é que todo mundo quer ser feliz, mas pouquíssimas pessoas perguntam como para a pessoa certa. Passam a vida numa correria incessante, fazem cursos, competem, mudam de empregos e nada.
Os poucos que descobrem essa fonte de sabedoria, se espantam, pois os muito, muito humildes ensinam sem saber e quando os elogiamos, quase morrem de vergonha: "onde já se viu, doutor, quem sou eu...". E nos deixam mais envergonhados em ver o quanto estamos, ainda, longe daquela evolução toda.
Eles estão por todos os lados, graças a Deus. Falta só prestarmos mais atenção.
Engana-se quem pensa que basta nascer pobre para ser muito, muito humilde. Existem muitos pobres que são tão esnobes quanto os maiores magnatas do nosso país, só não tem o dinheiro deles.
Para ser uma pessoa muito, muito humilde, é preciso nascer assim ou lutar muito, querer, muito, melhorar como pessoa. Abdicar, não do dinheiro ou posses, mas abdicar de algo maior que isso: o ego.
Uma pessoa muito, muito humilde tem ego também. Só que ele é perfeito. É humilde.
Da próxima vez que cruzar com uma pessoa muito, muito humilde, não perca a oportunidade, converse com ela, aprenda e depois segure em suas mãos e agradeça. E quando a pessoa se envergonhar, ficar vermelha e sem-graça por você tê-la elogiado, apenas sinta aquela sensação boa, que sentimos quando nosso coração abre um enorme sorriso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário