segunda-feira, 19 de abril de 2010

Seu Zazu - O grande dia

A música. Responsável por tantos momentos de alegria e prazer que, muitas vezes, nem percebemos. Zazu percebeu e sua vida nunca mais foi a mesma.
Certo dia ele se deliciava ouvindo dois tocadores, daqueles típicos do sertão do Brasil, um com uma sanfona e outro com uma viola caipira de 10 cordas. A harmonia perfeita, beleza da melodia, a junção com a natureza o levou a tal estágio que praticamente entrou em transe. Aquele instante mudou para sempre sua vida. Foi o momento em que descobriu tudo, o real significado do universo, pela música.
Assim como a música, o universo é uma harmonia perfeita, tudo se relacionando de uma forma exata: planetas, estrelas, meteoros, cometas, tudo convivendo em harmonia, como um acorde bem tocado.
E foi assim que ele percebeu o porquê do homem ser infeliz. Nós não convivemos em harmonia com nosso semelhante e tudo que sai da harmonia, destoa. Saímos do tom da "música universal", assim como uma corda desafinada que não encaixa no acorde das outras.
Qualquer pessoa, por mais que não entenda de música, goste ou não, percebe quando uma nota é tocada errada por um artista. Isso porque aquela nota saiu da harmonia. Exatamente por isso, a humanidade paga o preço até hoje por ter destoado da natureza: guerras, fome, miséria, violência, ganância, egoísmo, indiferença, ódio, preconceito e tantos outros problemas que nos ferem como uma arma afiada. Pagamos o preço por termos saído da harmonia do universo. Somos uma corda desafinada na grande sinfonia universal! E só voltaremos a ser felizes quando voltarmos à harmonia perdida, com nosso semelhante e, assim, com o universo. Estamos tao perto e tão longe...
Foi aquele o momento em que Zazu virou um sábio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário