terça-feira, 15 de junho de 2010

Patriotismo

Hoje foi jogo da seleção. Antes do início da partida, vi uma comoção na rua em torno de nosso país, como vemos poucas vezes. Em toda minha vida, conto nos dedos as vezes que vi uma população estar ligada em torno de algo em comum. A morte e enterro de Senna foi uma, outras copas outra. Porém, são raras as situações.
Como um brasileiro que ama o seu país, torço para que isso possa ocorrer muitas e muitas vezes. Se o patriotismo fosse algo sempre presente na vida dos brasileiros, talvez estivéssemos próximos de um grande desenvolvimento. Se políticos fossem patriotas, torcessem de verdade para seu país, não numa baboseira (que infelizmente, ou felizmente, eu adoro!) que é o futebol, mas para o seu sucesso e desenvolvimento, não haveria corrupção desenfreada, e sobraria dinheiro para se investir em educação, ou saúde, enfim, para o bem de nossa população.
Torçamos então por nossa seleção, pelo hexacampeonato, para que esse clima de patriotismo entre na alma de cada brasileiro, principalmente dos que regem nossas leis e nos dirigem.
Amém.

3 comentários:

  1. Verdade cara. Aliás ontem antes do jogo lembrei-me de você. Eu estava um pouco atrasado para ir ver ao jogo na casa de um amigo e no meio do caminho o jogo já havia começado. As ruas estavam vazias, nos ônibus biarticulados - tradicionais em curitiba, aqueles com as "molas"- o motorista parecia dirigir um táxi de mega-luxo para - JURO - três pessoas. Aí me veio Raulzito em o dia em que a terra parou, e com Raulzito me veio a vontade de comentar isso com você. Parecia um cenário de velho oeste, exceto pela falta da bola de feno rolando assoprada pelo vento. Não que fosse o dia em que a terra parou exatamente, mas pelo menos os 90 segundos. E o que você disse é muitooo verdade: tamanha mobilização de gente para uma causa que beneficiasse de fato o povo seria algo de magnitude jamais vista nesse país, nem mesmo nas "Diretas Já", movimento que - descobri esses dias- foi boicotado descaradamente pela mentirosa Rede Globo. A copa porém é do interesse geral: do povo e das grandes mídias.

    Enfim, nesse cenário eu brinquei um pouquinho com a música do Raulzito de maneira profética, como que testando as estrofes da música . . . e se me doesse um dente nessa hora doutor?

    um grande abraço,

    João.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, amigo Wolber.

    Só gosto de futebol na copa. Tenho assistido todos eles, e é muito bom ver muita gente alegre. Fico feliz com aquela energia toda...
    É a energia que emana do coletivismo.

    Como você disse, se houvesse torcida igual, também para outras finalidades, seria como uma corrente do bem.

    Ah... se os políticos fossem patriotas!

    Se eles unissem dignidade e trabalho, com certeza a frase estampada na nossa bandeira seria o maior exemplo para a educação dos filhos dessa terra:
    "ORDEM E PROGRESSO"

    Um grande abraço. Muita paz e alegria.

    ResponderExcluir
  3. Olá Wolber.
    Concorde com tudo o que diz no seu texto.
    No futebol quando é a selecção, as pessoas estão todas do mesmo lado,já quando é para o campeonato, cada um tem o seu clube, na política é a mesma coisa cada um tem o seu partido,eles fazem muitos partidos para dividir as pessoas, assim é mais fácil governar.

    grande abraço,
    José.

    ResponderExcluir