sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Crônica da "Lei de Gérson"

"Tudo que acontece em nossa vida, Deus coloca para que aconteça uma entre duas coisas: para aprender algo, ou para ensinar", já dizia o velho sábio do sertão, seu Zazu.
Paulo e João aprenderam isso essa semana. Depois de um bom tempo, resolveram tomar aquele bom choppinho que tomavam durante a semana. Uma das coisas boas em São Paulo é a vida noturna. Encontrar um bom chopp é a coisa mais fácil, mesmo durante a semana e, para finalizar a noite, mesmo de madrugada, há sempre uma boa padaria 24 horas, com seus lanches e refeições bem feitos.
Foi numa dessas padarias que entraram e cumprimentaram o segurança. Lancharam e pegaram uma grande fila para ir embora. Depois de um tempo, havia apenas uma pessoa a sua frente, um novo caixa abriu e disse, de forma mal humorada, "próximo". Antes que se dirigissem ao recém aberto caixa, um homem saiu de trás deles e passou na frente, "furando a fila" na "cara dura". Os amigos se olharam, comentaram o absurdo, mas resolveram não comprar briga, se apressando a ir atrás do espertalhão, antes que os outros 3 amigos que estavam com ele também passassem em sua frente.
Porém, a paciência de ambos se esgotou quando os outros passaram as comandas por cima das cabeças dos perplexos amigos e as deram para que o primeiro pagasse também. Era demais.
João comentou com a caixa que disse:
- Eu chamei 'próximo' vocês não vieram... - disse dando de ombros, tomando partido dos "espertos".
João, mais esquentado, jogou a comanda na bancada e foi saindo, "então se vira, volto para pagar quando eu quiser", sendo advertido por gritos da caixa.
- Ei você não pode sair sem pagar, segurança!
Paulo disse sobre a "Lei de Gérson" e que, infelizmente, o Brasil está como está, por atitudes como aquela, incluindo a da caixa, que tomou partido dos espertalhões.
Quando se uniu ao João, o segurança ria simpático: "Por isso temos que estar sempre atento, não tratar ninguém mal. Nunca sabemos quando pode ser um promotor público como o senhor", disse colocando a mão sobre o ombro do amigo.
"O João já se fez de promotor, meu Deus!", pensou Paulo, rindo para si mesmo.
Quando sairam, recebendo o carinho total do segurança, João explicou a situação. Quando estava saindo da padaria, o homem o segurou dizendo "vai sair sem pagar, seu porra?".
- Do que você me chamou? - perguntou João, quase explodindo, o que novamente o homem respondeu "seu porra!!".
Dependendo da situação, a lição tem de ser dada na língua que a pessoa entenda. Não adianta chegar para um pit bull, que tenha mordido alguém, passar a mão na cabeça e dizer "não morda". O que funciona é enrolar um jornal e descer a "lenha" sobre ele. Não é bonito, mas é o que funciona.
João enrolou seu jornal e disparou:
- Você sabe com quem você está falando?
- Eu sou polícia, e você! - disse, ainda agressivo o segurança.
- Eu sou promotor de justiça, e aí? O que você vai fazer? Tentar me prender, enquanto está trabalhando num lugar privado? Ou vai me xingar de novo, para que eu possa acabar com você? - disse ante a um homem, que, automaticamente, mudou seu jeito para um tom amigável.
Quando chegou, Paulo ainda completou para responder a frase que o incomodava.
- E nem é só isso, não tem que tratar agressivamente, não porque pode ser um promotor, mas simplesmente porque é um ser humano e merece respeito, seja pobre seja rico.
Foram embora, entre chateados e aliviados, por saberem estar com a razão e terem tentado ensinar algo. Se os outros não aprendessem nada, pelo menos sua parte, tinham feito.

22 comentários:

  1. É isso que importa, fazermos sempre a nossa parte independente dos resultados. Se cada um fizer um pouco o Mundo ainda tem jeito.
    Boa semana querido, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ai, que agonia que dá esse tipo de situação, infelizmente tão presente em nosso dia a dia. Como você bem disse, às vezes é preciso reagir à altura, falar a linguagem que o outro vai entender...mas, cá entre nós, quanto desgaste não?
    É o esperto furando a fila dos carros, a fila do caixa, a fila do elevador...
    E a gente, com cara de otário, tendo que escolher entre fazer que não viu, ou então reagir e, pelo menos no meu caso, depois se sentir mal por tudo isso.

    Agora, só um comentário paralelo: coitado do Gerson heim? Ser vinculado eternamente a essa "lei" por causa de um comercial tão infeliz..rsrs Será que em algum momento ele calculou o alcance que isso poderia ter?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Miss!! Tudo bem?

    Esse é o ponto. Quando cada um pensar um pouco mais no coletivo, tudo vai melhorar.

    Acho que Gandhi disse: "quer melhorar o mundo, comece varrendo seu quintal".

    Se não foi ele quem disse, foi alguém muito sábio.

    Ótima semana pra você!!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Mania que as pessoas tem de tratar bem só quem twem alguma "posição"...
    é o fim!

    ResponderExcluir
  5. Oi Regina!! Tudo bem, minha amiga??

    E que desgaste, não é? Para quem procura fazer tudo correto, agir da melhor forma, ter que "bater de frente", usar a linguagem dos espertalhões, é um esforço muito grande.

    Por isso completei que os amigos saíram chateados. Para quem acredita nesse lance de energia, haja energia doada e subtraída por esse pessoal... Aconteceu comigo há pouco tempo, até escrevi um post (bonzinho só toma na cabeça?) sobre essa situação desagradável.

    Eu acredito que temos que mudar a inversão de valores que existe hoje, onde o "espertão" é visto como esperto e o bonzinho como otário. De jeito nenhum! Que eles sejam vistos como a mazela da sociedade.

    E muito pertinente o que disse sobre o Gérson. Já pensei muito nisso, até mesmo quando escrevi essa postagem. Se ele soubesse, nunca teria feito tal comercial (pra quem não sabe, Gérson, ex-jogador, na época na seleção brasileira, fez um comercial de barbeador onde dizia: "é para você que é como eu, gosta de levar vantagem em tudo!").

    Coitado. Ou não. rs

    Grande beijo Regina!

    ResponderExcluir
  6. Oi Nira!

    Uma mania extremamente infeliz e completamente covarde.

    É bem aquela coisa do "fortão" que se cresce para cima dos outros, mas se aparecer um mais musculoso fica quietinho em seu lugar.

    Um dia o mundo será um lugar de mais respeito aos mais puros de coração. Aí sim, o mundo será a nossa sonhada utopia.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. rs rs rs

    Esse é um ótimo texto para fazer o joguinho dos sete erros.

    Acho que conheço esse Paulo aí.
    hehehe

    ResponderExcluir
  8. Pior é que tem gente que se orgulha do jeitinho brasileiro e institui como lei de sobrevivência ou característica cultural: "ah! brasileiro é tão expontâneo, tão feliz". Eu tenho vergonha!! Vergonha alheia.
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Olá, minha amiga policial! Tudo bem?

    Realmente daria um joguinho legal, como já li em seu blog naquela propaganda de grife italiana. Boa idéia. ;)

    Haha, eu o conheço também. Amigão meu. :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Eu também, Rosa!

    Essa desculpa de Lei da sobrevivência é a mesma de "quem está na pobreza é empurrado ao crime".

    Índole é tudo. Do mesmo jeito que dois amigos no morro, um vai para o tráfico, o outro não, uma pessoa pode escolher em tirar proveito dos outros ou ser honesta. Simples assim.

    Beijo Rosa!

    ResponderExcluir
  11. ACONTECE TODOS OS DIAS TODAS AS HORAS.E A GENTE TEM A MANIA DE DEIXAR PRA LA EU NÃO TENHO ..EU NÃO DEIXO NINGUEM PASSAR NA MINHA FRENTE EM NADA A NÃO SER ALGUEM COM ALGUM PROBLEMAS QUE EXPLIQUE O POR QUE MAS DESSE JEITO AI ARROGANTE E CAÇOANDO COMPRO UM B.O. E NO OUTRO DIA AINDA VOLTAVA NA PADARIA E FALAVA COM O DONO...SOBRE O COMPORTAMENTO DA GARÇONETE OU CAIXA SEI LA...MAS QUANTO A LEI DA VANTAGEM A FRASE VC SABE COM QUEM ESTA FALANDO?UM DIA FALARAM ISSO PRA MIM EU RESPONDI NÃO SEI NÃO QUERO SABER E TENHO RAIVA DE QUEM SABE...!!!UMA SENHORA MEIO QUE ARROGANTE POR SER ESPOSA DE UM JUIZ ...A COITADA SEMPRE NA SOMBRA DO MARIDO TINHA QUE SABER DECOR E SALTIADA A FRASE...VOCE SABE COM QUEM ESTA FALANDO??A RESPOSTA SO PODERIA SER A QUE DEI..
    ATE MAIS

    OTILIA

    ResponderExcluir
  12. Olá Otilia!!

    Sabe que o próprio João comentou o horror que tem por essa frase "sabe com quem está falando?". Mas é o lance de ensinar na própria língua.

    Pessoas agressivas e com a cabeça "pequenininha" adorariam dizer isso tendo um status para sustentar, justamente por isso, sentem medo dessa frase.

    Pessoas do bem, sentem desprezo por essa máxima, justamente por isso, não a temem.

    Parabéns por ser assim! ;)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Wolber!

    Eu entendo perfeitamente o que relatou nesta crônica.

    Infelizmente, é isso o que acontece, principalmente no Brasil, no país do "jeitinho".

    Já usei de tais recursos e não me orgulho disso, preferiria não ter usado-os, mas é a lei da selva. E esses espertalhões são tão ignorantes que caem feito peixe (graças a Deus, não é? Imagina o contrário).

    Gosto dos teus textos!

    Aprecio a maneira de você lidar com nossas mazelas. Você é realista, conhece os seus direitos e os dos outros e sabe dar o seu recado, sem perder a docilidade e a educação.

    Este teu Blog é muito valioso.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Olá Suzana! Tudo bem, querida amiga?

    Olha, gostaria de dizer o quanto fico feliz com seu recado. Não por um narcisismo tolo, de quem gosta de ouvir elogios, mas por saber que gosta dos textos e do blog. Que ele consegue fazer sentido para alguém, além de mim mesmo.

    Uma sensação gostosa de que está no caminho certo e isso é muito bom. Obrigado!

    Quanto às nossas mazelas, penso eu, a melhor maneira de superá-las é assim: encará-las sem medo ou preconceito. Só assim podemos extirpá-las e fazermos o Brasil que tanto sonhamos.

    Quem lê esse blog, sabe o quanto amo meu país, não descrevo algumas feridas para ferí-lo, muito pelo contrário. É um país maravilhoso, que será melhor ainda quando formos superando esses pontos negativos, como a "lei de Gérson".

    Beijão Suzana!

    ResponderExcluir
  15. Wolber, meu querido!!

    Saudadeeeeeeee estava eu de passar aqui.
    Meu querido amigo, tá proibidoooooo de pedir desculpas por praváveis ausências viu!! Senão eu tbm vou pedir rs.
    Wolber, imagina, eu sei bem como é sua vida, sei que todos nós temos a vida corrida, e entre amigos, isso é desnecessário.
    O importante são esses laços que criamos aqui, que independente de ser mundo real ou virtual, são laços.
    Você me é um amigo tão querido, que como te disse uma vez, seu blog é a casa da gente.
    Eu gosto de estar aqui por isso: "Coisas da nossa gente", que você conta tão lindamente.
    Esses são os lugares que me sinto bem e quero estar.
    Meu amigooooo, ahhh, essa maledeta lei de Gérson, é de doer mesmoooo. Eu sou do tipo dessas pessoas que reclamam mesmooooooo Wolber.
    Não aceito, repudio essa atitude de levar vantagem. Essa história da comanda do barzinho, xiiiii...cansei de ver, tanto nas filas de banco tbm.As pessoas (muitas delas) adoram fazer a gente de idiota. O respeito fica pra trás, e as pessoas agem dessa forma, como se a gente fosse nada. Esse tipo de gente, eu abomino. Adoreiiiii o que essas pessoas fizeram, juro rs.
    Outra coisa que não suporto: Gente mal humorada, como a caixa descrita. Essa deveria saber tratar as pessoas, até por lidar com pessoas.
    Ahhhh meu amigo, que vontade de consertar o mundo viu. Não, não sou perfeita Wolber, mas as vezes me sinto um ET por ser diferente dessa gente tão cretina. Não saberia jamais levar vantagem em cima de algúem.
    Mas ainda bem que existem pessoas como a gente, existem tantas pessoas legais, com senso de ética no mundo, que faz ainda a gente ter esperança na mudança do ser humano.
    Um abraço meu querido, pena que perdi o programa citado abaixo (Vou entrar na grade da emissora pra ver se consigo ver alguma coisa).
    E vamos que vamos.
    Saiba que sua amiga aqui, tem você em grande conta viu!!!!

    ResponderExcluir
  16. Wolber,

    O que escrevo para você é a minha mais pura verdade. Não gosto de hipocrisia, elogiar sem gostar, ou elogiar por obrigação ou para fazer Ibope. Não conheci ainda outro Blog igual ao teu e você faz um trabalho que eu quis fazer, mas não tive coragem, me acovardei.

    Vim aqui rindo de você, do teu comentário no Blog do meu sobrinho, Mr. Chapeleiro. Eu não sei muito, mas sei um pouquinho de muitas coisas...rs... sempre fui muito curiosa, sempre adorei fuxicar livros, dicionários, enciclopédias, mas saber mesmo, não sei não. A gente vai aprendendo. Aquilo ali acabou virando uma aula mesmo, das boas... e eu que nem tinha pensado na utilidade do cacto.

    Que bom que você está acompanhando-o, é um incentivo.

    Repito: num concurso aqui na Blogosfera, você ganharia o prêmio da simpatia. Teu nome é Simpatia.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Caramba! Mas é desse jeito que funciona, né? O "sabe com quem está falando" faz toda a diferença, infelizmente. E depois não compreendemos porque nosso país apresenta tanta disparidade, enfim.
    Foi uma bela lição...

    Moço, pare de me agradecer! Fiz aquilo porque te achei muitíssimo merecedor, pra registrar o tanto de admiração que tenho por ti e todo o pessoal do IBS... Aliás, quando você vai postar algo sobre a matéria na TV? Estive fora, não pude ver.

    Beijos... Cuide-se!

    ResponderExcluir
  18. Wolber, meu amigo.

    Não poderia deixar de passar aqui essa noite antes de dormir, pra dizer que hoje o dia foi de grandes emoções.
    Estava vendo o video na grade da rede tv.
    Vi umas 5 vezes. As palavras do Luiz, o que vocês representam a essas pessoas, vi o trabalho das artesãs (Fiquei com uma imensa vontade de ter aqueles sabonetes), o trabalho da reciclagem, da horta...ouvi...ouvi...
    Mas ai chegou na sua parte.
    E vi mais uma vez esse sorrisão ai tão lindo (O que de certa forma a gente nem se sente mais no virtual, e sim no real, porque ve a pessoa), e prestei atenção nas suas palavras, onde você diz que era uma pessoa antes desse trabalho, e hoje é outra, e que não consegue mais se imaginar sem isso.
    E depois as palavras sábias da repórter dizendo que pra essas pessoas, vocês são como a chuva.
    Podem demorar, mas voltam. Vem.
    E fiquei olhando os olhos daquelas crianças, das pessoas de mais idade (Vontade e uma inveja branca, daqueles abraços que você recebem), e me emocionei. MUITO. Sua amiga aqui é assim mesmo, não liga rs. Chorooo a toa, mas é porque minha emoção transcende numa hora dessas. Eu me sinto tão próxima dessas pessoas vendo esses videos.
    Eu gosto disso Wolber. Deus, como eu gosto dessa gente simples, pé no chão, brilho no olhar, pureza de alma, de vida. Sabedoria de vida. Pessoas simples de alma, que só enxergam e dão bondade.Eu gosto dessa gente, dessa vida simples, desse sol, desses risos, desses olhares.
    E só posso aqui dizer mais uma vez, incansávelmente, o quanto você é abençoado por DEUS, e essas pessoas maravilhosas dessa equipe, por terem esse trabalho. Essa doação de amor. Amor que é doado e retribuido. O amor que vocês dão, voltam em dobro a vocês. Parabéns meu amigo, por ser esse ser humano - DEMASIADAMENTE HUMANO - que tu és. Tenho certeza que Deus, tem colocado a mão em vossas testas, protegendo, abençoando e agradecendo. E que ele, lá naquele céu estrelado da catinga, esta feliz, pelos seres humanos que ele colocou nesse mundo.
    O video esta salvo pra eu ver mais vezes, me emocionar mais vezes, e ver o quanto essa vida vale a pena, o quanto existem pessoas do BEM, de luz na face da terra.
    Uma honra pra mim, ter esse amigo como você.
    Nem tenho mais palavras, só emoção mesmo, em ver o quanto a união faz a força, e quanto se doar ao próximo faz bem a saúde da gente.Amor, gera amor.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  19. Oooooi Sil!! Que bacana seu comentário!

    Tudo bem, estamos entendidos ;), quando a correria estiver grande, sem pedir desculpas. rs

    Que bom ouvir seus elogios quanto ao blog, Sil. Vindo de você é um "mega" elogio!

    Eu sabia que você também sentia essa repulsa por esse jeitinho, que temos que brigar muito para tirar o complemento "brasileiro" dele. Isso queima nossa filme.

    Jeitinho brasileiro é o "escambal"! (nossa, desenterrei essa, hein?!). É jeitinho de alguns brasileiros infelizes. Graças a Deus, a maioria do nosso povo é boa, pensa em ajudar o próximo, nos recebem de braços abertos em suas casas e nunca pensariam em passar os outros pra trás.

    Se aqui, na cidade grande não é a maioria, me desculpem, porque no interiorzão do Brasil, que é a maior parte do nosso povo mesmo, é assim.

    Ainda bem!!

    Ah, a matéria do programa está no site: http://www.redetv.com.br/jornalismo/goodnews/
    é o programa do dia 13/11.

    Um beijão Sil!!

    ResponderExcluir
  20. Olá Suzana! Que bom te receber aqui de novo!

    Blog é, como disse a Sil, que nem a casa da gente. Os amigos nos deixam sempre felizes com sua presença!

    Que bom receber tantas palavras carinhosas suas. Isso sim é um grande incentivo! Como eu disse, comecei o blog para por para fora tanta coisa que eu via e sentia. Ver que outras pessoas, tão boas de cabeça, gostam, é maravilhoso!

    E o Mr Chapeleiro - não sabia que era o seu sobrinho! :) - é um barato! Escreve super bem, tão novo.

    Incentivo é uma maravilha, assim como o amor, receber e dar. A vida é um espelho, não é? Quanto mais damos a ela, mais recebemos.

    Obrigado Suzana!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  21. Oi Milene!!

    Tudo bem, tudo bem... Eu paro de te agradecer. Já é a segunda bronca dessas que eu tomo hoje. rss

    E sobre o "sabe com quem está falando", o próprio João me disse que doeu dizer isso. É a velha máxima do coronelismo, tão odiado por todos nós.

    Mas, para essas pessoas que tem a cabeça pequena e arrogância grande, funicona como um ótimo remédio.

    O link do programa é: http://www.redetv.com.br/jornalismo/goodnews/
    Programa do dia 13/11. Ainda não consegui baixar para colocar aqui no blog, mas lá dá para assistir tranquilo.

    Valeu Milene!! Beijo!

    ResponderExcluir
  22. Sil, que lindo comentário!

    Fiquei muito emocionado ao lê-lo. Você, realmente é uma pessoa maravilhosa. Agradeço a Deus por ter sua amizade.

    Como fico feliz que tenha gostado tanto do programa e, inteligente e sensível como é, dissecar parte por parte e ler nas entrelinhas.

    Sabe que entre nós, falamos sobre essas coisas que você comentou também? Foi muito bem feito, editado, mesmo rápido (em torno de 15 minutos, se não me engano) conseguiu passar toda mensagem, de uma forma poética. Sem números ou preocupações materiais e mundanas, apenas a essência. E isso gostamos muito.

    Outros programas focam muito nessa história de números e imagens fortes. Esse foi diferente. O programa Ação, do Serginho Groesman (nem sei se escreve assim... rs) foi nessa linha. Se achá-lo, passo o link a você.

    E quanto às pessoas que você disse, brasileiros com pé no chão, fortes, bondosos, verdadeiros... É até engraçado que pessoas da cidade, muitas vezes, tenham pena de alguns deles. Na verdade, deveríamos todos ter inveja. Porque se viemos aqui nesse mundo para melhorar como pessoa e espiritualmente, eles estão muitos e muitos anos na nossa frente.

    Sil, muito obrigado, por tudo!! Você é, sem dúvida, uma grande amiga!

    Beijo!

    ResponderExcluir