sábado, 19 de fevereiro de 2011

Um ligeiro sorriso

Ela entrou na sala tímida, trazida pelas mãos da coordenadora da escola. Olhava para o chão e tivemos dificuldade para que abrisse a boca para que a examinássemos. 
Tem 15 anos, e lhe faltam os dois incisivos superiores (os dentes da frente). Fala muito pouco e raras vezes olha para quem fala olhando nos olhos. Se esboça um ligeiro sorriso, logo a mão cobre sua boca. 
Assim Wanderson, dentista que faz a parte de próteses do nosso trabalho, decidiu que faria uma peça provisória no mesmo dia, para que ela usasse até maio, quando retornaremos com a definitiva. 
No dia seguinte à moldagem ela voltou, tímida como de costume, tão calada que mal podíamos decifrar a ansiedade por trás de sua já enraizada proteção. 
Wanderson, emocionado como sempre num caso como este, colocou a peça. A garota, em um segundo, voltou a ter os dentes da frente. 
- Agora vocês tem que convencê-la a voltar para a escola, faz um ano e meio que ela abandonou os estudos. - disse a coordenadora, olhos cheios de lágrimas. 
- E sabemos porquê ela saiu da escola, não é? - eu disse, em alusão à perda de seus dentes. 
A coordenadora começou a chorar  de emoção e saiu da sala, sem conseguir falar. 
Olhei para a jovem, agora usando sua nova prótese, segurando um espelho. Agora ela abriu um ligeiro sorriso, rápido, quase imperceptível, e voltou à antiga timidez, que só a abandonará com  o tempo, assim como trejeitos de não abrir a boca ou levar a mão à sua frente quando fala. 
Um pequeno sorriso, inversamente proporcional à alegria que dois dentistas ali sentiam. 

10 comentários:

  1. Que lindo isso!
    Pude imaginar esse sorriso
    brejeiro, tímido de menina moça feliz,
    felicidade pura de alma satisfeita..

    beiJO amigo..

    ResponderExcluir
  2. TEM DINHEIRO QUE PAGUE ISSO TUDO QUE SENTIU?TEM NOÇÃO QUE VOCE TROUXE ESSA MENINA DE VOLTA A IDADE MAIS BELA DE UMA JOVEM..O DESCOBRIR DA VIDA A ADOLESCENCIA A VIDA CHEIA DE VIDA!!TEM NÕÇÃO O QUANTO ESSA MENINA SONHOU POR ESTE MOMENTO QUE ATE VOCE CHEGAR NA VIDA DELA ,ERA IMPOSSIVEL ..SO EM CONTO DE FADAS??MEU FILHO CADA DIA QUE VENHO AQUI..ESTOU COMO VOCE ACREDITANDO MAIS NA VIDA..DEPOIS QUE VENHO AQUI PASSEI A VER O MUNDO MAIS COLORIDO E FAZIA UM TEMPINHO QUE ELE TAVA PRETO E BRANCO VIU???

    DEUS QUE PROTEJA VOCE SEU AMIGO DENTISTA E TODO ESSE PROJETO IBS....

    VOCES SÃO MENSAGEIROS DO AMOR DA PAZ E PELA SOLIDARIDADE....

    HAJA CORAÇÃO PRA LER TUDO QUE LEIO AQUI..NEM FAÇO MAIS EXAME DE CORAÇÃO O MEU TA BOM AGUENTANDO TANTA EMOÇÃO DESSE JEITO POSSO MORRER DESIDRATADA DE CHORAR MAS DE INFARTO MORRO NÃO...
    BEIJOS WOLBER

    OTILIA

    ResponderExcluir
  3. Nossa... Esse ligeiro sorriso é emocionante demais. Imagino a alegria dessa menina tímida, e a felicidade de sua equipe.
    Com certeza, a escola a terá de volta. Lá ela exibirá o seu novo sorriso.
    Sucesso para ela, e para todos vocês!

    Deus os abençoe, todos.

    Um grande abraço, querido amigo Wolber.

    ResponderExcluir
  4. Como deve ser horrível mesmo não poder sorrir por vergonha... vergonha, principalmente, por que com certeza os colegas a criticavam, e vergonha, por já estar mocinha e sem os dentes da frente, pois nessa fase, por mais simples que a pessoa seja, é a fase em que a vaidade se manifesta.
    Que bom que vocês resolveram o problema dela, logo, logo, que ela realmente se conscientizar, que não tem mais as " falhinhas" da frente, com certeza, abrirá longos sorrisos, para tentar recuperar o tempo que não podia sorrir, ser feliz.
    Parabéns a equipe...e principalmente por sentir na sua narração, quanto vocês se emocionam com os problemas das pessoas. Isso é gratificante, pois sabemos, que existem profissionais, frios em relação a isso.
    Sabe, meu amigo Wolber! Eu, por também ser simples e por também saber tratar tão bem, pessoas mais simples que eu, eu fico ORGULHOSA de tê-lo por meu amigo...suas histórias aqui narradas, esse seu jeito bom, e essa sua boa vontade de ajudar ao próximo, jamais sairão das minhas lembranças.
    Obrigada por existir e fazer a diferença.
    Um domingo rico de energias positivas.
    Um abraço e um afago.

    ResponderExcluir
  5. Eita, que isso faz um bem danado a quem lê, imagino a vocês que participam de tudo aí de pertinho. Devolveram a essa menina a coragem pra encarar de frente às pessoas e seguir, conduzir normalmente sua vidinha adolescente.

    Meus aplausos.
    Minha admiração, sempre.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Irado Wolbao tenho muito orgulho de fazer parte desse trabalho com vc Wandecoe outros queridos amigos

    ResponderExcluir
  7. Oi Wolber , quanto tempo que eu não venho aqui... E assim que "chego" mim deparo com uma historia tão linda como essa.
    Você parar de estudar por quase dois anos por causa dos dentes, deixar amigos, deixar de sorrir... isso é muito triste, principalmente pra uma adolescente de 15 anos. Mim coloco no lugar dessa menina, a vida muitas vezes já não dá tantas oportunidades pra nós, e esses gestos simples, mas essencial, faz com que esquecemos um pouco disso e sentimos alegria que é esvaziada no sorriso. Você não sorrir mais, pra mim não existe palavras pra dizer o que realmente é.
    Mas... existe pessoas como você e o Wanderson nesse mundo! Que faz o bem, e devolve a alegria de viver para essas pessoas !

    Parabéns pelo seu trabalho Wolber.

    Um grande beijo, mil abraços !
    Joyce...
    Saudades.

    ResponderExcluir
  8. Com um sorriso, uma vida de volta!
    Maravilhoso, emocionante.
    Muito mais que um trabalho de recuperação dentária, o trabalho de vocês permite que essas pessoas continuem escrevendo as histórias de sua vida. A moça ficou com um ano e meio de páginas vazias. Tenho certeza de que agora esse livro vai se tornar pleno de muita coisa boa pra ler!!
    Mais uma vez, parabéns. Pelo amor, pelo carinho e pela sensibilidade.
    à toda a equipe!
    Um beijo graaaaaaaaaande!

    ResponderExcluir
  9. Vc sempre me deixa emocionada...
    É uma mistura de emoção e pena, por ter tão poucas pessoas como vocês...
    Obrigada por tudo!
    Beijos
    Nádia

    ResponderExcluir
  10. Emocionante! O maior honorário de nossa profissão! Abraço Wolber

    ResponderExcluir