segunda-feira, 4 de abril de 2011

Doutora Brasileira: 50 reais

Conversando com os dentistas da Marinha, colegas de trabalho na região amazônica, a doutora percebia uma certa tristeza. Para pessoas que querem fazer a diferença, é difícil aceitar que, em muitos casos, não há como mudar a situação das pessoas que ajuda.
O trabalho odontológico consistia em sua maioria em curetagem dos dentes (remoção da cárie com um instrumento manual) e colocação de uma restauração provisória.
A parte de prevenção, com palestras, era pouco absorvida. A extrema dificuldade financeira das populações ribeirinhas tornava difícil a aplicação de normas simples, como a escovação após todas as refeições e o uso de uma escova por pessoa.
Naquela manhã, um casal sentou à sua frente com uma criança. Uma mãe que aparentava estar próximo aos quarenta anos, pela dureza de suas feições e pele castigada pelo sol, porém com 23 anos. Baixinhos. Os ribeirinhos são, em sua quase totalidade, de estatura baixa. Ao fazer as perguntas básicas sobre a estrutura da família, colheu os seguintes dados: um casal, seis filhos, renda familiar = 50 reais por mês.
Com cinquenta reais por mês, como imaginar que um pai gastará dinheiro com 8 escovas e creme dental para sua família? Já será difícil conseguir comida para completar a refeição dos peixes que pesca para sua sobrevivência.
O Brasil e seus constrastes. Há regiões em que é comum se gastar 50 reais em um jantar, num restaurante simples. Em outras, famílias sobrevivem por um mês inteiro com este valor.
Uma região com famílias esquecidas, soltas por sua própria sorte, à márgem da sociedade. Da mesma forma que sobrevivem às margens dos rios da Amazônia.

23 comentários:

  1. Meu Amigo,Wolber!

    Realidade de um povo carente,excluído,que sofre com a ausências de políticas sociais.Este é um retrato de um região que ainda é vista apenas como fonte de matéria prima e,espaço agrário para grandes produtores de soja e pecuaristas.Infelizmente,no Brasil cenas como está são Freqüentes e retratam a vida de um povo que não dispõem de um mínimo de qualidade de vida.


    Grande Abraço!


    Luciano Guimarães--Cabaceiras-PB

    ResponderExcluir
  2. Admiro-o principalmente por tal sensibilidade em enxergar o outro. Não apenas enxergas, eu sei, fazes o que está ao teu alcance para minimizar as suas necessidades. Tens toda razão, meu amigo, muitos gastam 50 reais sem nem se dar conta de o ter feito, enquanto para tantos esse é o único recurso, ou para outros tantos, nem isso há. Felizes os que se propõe a fazer alguma coisa para mudar essa realidade social de tantos contrastes econômicos. Um abraço. Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  3. Dá um aperto pensar em gastar os tais 50 reais depois de lêr esse texto. Com certeza não deixaremos de visitar, eventualmente, os restaurantes japoneses, chineses, italianos... mas certamente daremos mais valor a cada garfada!

    ResponderExcluir
  4. Olá Luciano! Tudo bem?

    Exatamente. Um povo esquecido. E você mapeou bem a região, hoje a soja, assim como ao gado, é um grande problema de desmatamento e impacto ambiental.

    Assim como muitas pessoas do nosso querido sertão nordestino, sofrem com a pouca educação oferecida. Sem educação fica difícil buscar a melhora da situação de sua família e de sua comunidade.

    E assim as décadas vão passando e a paisagem continua a mesma. Uma pena que há uma inversão, apenas a paisagem ambiental vai mudando, e esta nós não queríamos...

    Um grande abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ivana!! Tudo bem, minha amiga?

    Muito obrigado pelas palavras, de todo coração. ;)

    Lá atrás, Jesus não condenava os ricos, e sim a avareza e a soberba. Quem sou eu pra criticar quem gasta. Eu mesmo tenho o defeito de ser viciado em comida japonesa (nada barata), mas é sempre bom lembrarmos de dar valor àquilo que compramos.

    Crianças do sertão, muitas vezes, pensam que eu sou rico, porque chamo umas 5 ou 6 e levo à sorveteria da cidade para todos nós (claro, inclusive eu) tomarmos sorvete. Cada um, as vezes não chega a 1 real...

    É isso Ivana. Obrigado pelo comentário! :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Grande Carlos (Nico)! Tudo bem?

    Esse é o ponto, quem trabalha duro pra conseguir seu dinheiro tem todo direito de gastar no que bem entender. Cada um tem seus gostos, enquanto uns adoram tomar vários choppinhos, outras adoram comprar mais um par de sapato e juntar aos outros tantos.

    Fazendo as coisas com honestidade e bondade no coração, tudo é válido! :)

    Um abração amigo!

    ResponderExcluir
  7. Pois é Wolber, é o país da contradição!
    Muito triste tudo isso que vemos, e cabe
    somente a nós mesmo tentarmos
    mudar essa situação, cobrando
    mais de quem nós colocamos no poder.
    Abraços,
    Gabi Grisi.

    ResponderExcluir
  8. Amiguérrimo Dóctor Wolber...

    Andei mêi sumido, mas foi por nobre causa!.. rsss
    -Cara.. Um dia um senhor Odonto-profissionalico de grandes posses me disse algo que eu fiquei féla! Pois eu havia dito a ele que estava gastando muito com minha "Meninota flautista e futura biologa, recem ingressada na FACU" ( Pois não sou nenhum maraja ) e não poderia prosseguir um certo tratamento em um dos meus molares que parece ter sucumbido o alicerce "ficou mêi móle"... rsss
    - Disse ele:- Se achas a educação cara! Esperimente a ignorância.
    Putzz... Quase enfiei a mão na cara dele... rss
    E foi isto que senti hoje quanto a essa família que tem a renda de $50MERDAS... Isso me revolta cara!! Vou até parar e desejar que Deus ajude nosso povo, pois se depender de nossos governantes ou do próximo... só com muitaaaaa MIDIA.
    Teje dito
    Deusssssssssssssssssssssssskióie
    Amém
    Tatto

    ResponderExcluir
  9. Olá Gabi! Tudo bem? Há quanto tempo! :)

    É a solução no momento, cobrarmos de quem pode mudar algo. É uma situação muito difícil, pois sabemos que a maioria, principalmente nessas regiões onde há miséria, está no poder devido a ignorância dos eleitores. Ainda há forte na região o coronelismo, clientelismo e votos de cabresto. Coisas que lia nos livros de história quando eu era criança e ainda hoje são vivas em nosso país.

    Você como artista e música pode fazer letras para tentar mudar por esta via. ;)

    Prazer te receber aqui de novo Gabi!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Grande Tatto! Tudo bem, meu amigo?

    Cara, que epopéia até chegar nas mãos de um dentista com fala obtusa! uma pena.

    É, meu amigo, que bom que você também se revolta com essas coisas e injustiças. Há pessoas que ouvem histórias como essa e dão de ombros. Uma situação do tipo "não é comigo mesmo".

    Não é fácil conversar com crianças e adolescentes pelo interior e ouvir que já passaram fome. Fome mesmo, de não ter o que comer.

    Conversei com o professor de uma escolinha bem pequena, no interior do Jalapão (Tocantins) e ele me disse: "Hoje só tem merenda porque vocês estão aqui, faz semanas que não temos. Fico triste, pois sei que a maioria dessas crianças vão pra casa e não tem o que comer, os pais dão farinha com água."

    Imagine a gente ouvindo isso e olhando para cada uma das crianças da sala...

    É Tatto, não à toa, a gente começa fazer este trabalho e não consegue parar.

    Valeu a visita, meu amigo!!

    Um abração!

    PS: Boa sorte com o molar e com a filhota bióloga! (se precisar de conselhos "dentísticos" estamos aí :) )

    ResponderExcluir
  11. Verdade,Wolber.
    Infelizmente,nossa região é vitima de um processo educacional muito arcaico e, conseqüentemente,fatos como estes,terminam sendo o reflexo do descaso e de administrações que pouco investem em educação.


    Luciano Guimarães de Andrade

    ResponderExcluir
  12. QUANDO OUÇO ISSO ME DA UM DESANIMO..DE MORRER ..NOSSA QUANTA POBREZA QUANTA GENTE QUE SOFRE ESSES DIAS NÃO SEI SE VOCE VIU UMA CRIANÇA MORRENDO NA LENTE DA CAMERA DO GLOBO REPORTER POR FALTA DE SOCORRO O HOSPITAL EM BELEM ..NÃO TINHA UTI E DEMORARAM PARA RRUMAR UM..WOLBER FOI A CENA MAIS CHOCANTE DA MINHA VIDA VER A MÃE EM DESEPERO E A CRIANÇA RESPIRANDO ..COM OLHINHO BAERTOS JA NEM ESTAVA MAIS NESSE MUNDO ..OLHA DEPOIS DAQUELE DIA A TRISTEZA DE NOVO ABATEU MEU CORAÇÃO..E EU QUASE DESISTI E ACHAR QUE TEM JEITO AMIGO SE ACHA QUE TEM???TO MEIL DESANIMADA ESSES DIAS COM TANTA COISA QUE VEJO BJS
    OTILIA

    PS OLHA ACHO QUE EU APAGUEI UM COMETARIO QUE FIZ NO SEU BLOG..POR ENGANO E DEPOIS DESANIMEI DE VOLTAR LA...PRA POR DE NOVO...VAMOS AOS PROXIMOS SRSRS SRSRS BJS
    TAVA COM SAUDADE DE VIR AQUI

    OTILIA

    ResponderExcluir
  13. Olá Luciano!

    E sabemos porque investem pouco na educação. Pessoas mais instruídas nunca manteriam esses mesmos exploradores no poder.

    Um abração, meu amigo!

    ResponderExcluir
  14. Otilia, minha amiga, compartilho de seu desânimo. Tantas coisas nos ficam sem explicação. A explicação mais filosófica mesmo, eu quis dizer, do porquê certas coisas acontecem.

    Hoje mesmo, aqui no consultório, a cada vez que passo perto da televisão, vejo notícias do massacre na escola pública do Rio.

    O que leva uma pessoa a fazer aquilo? E as crianças inocentes que morreram? A mídia gasta horas e mais horas noticiando o assunto. Será que ela torce para acontecer coisas do gênero?

    Um grande amigo trabalha em um jornal de São Paulo, e ele me diz que dentro da redação há muitos "urubus" que se deliciam com desastres para forrar o jornal com manchetes e fotos chocantes.

    Tudo isso desanima, mas mão podemos deixar "cair a peteca". É tocar adiante e tentarmos, nós mesmos fazer a nossa parte para fazer o mundo melhor. Que seja começando por nosso quintal.

    Um grande abraço Otilia!

    ResponderExcluir
  15. Wolber..... kkkkkkkk

    Obrigado pelo P.S. ( vou dizer a ela OK )
    Quanto aos conselhos... Dentísticos:-
    - Existe algum tratamento "piscológiscow" pro Molar-Mole... rss Será que é argum trauma dele de infancia ( de quando ele era de leite ainda ) Vai ver ele era leite ninho!... hehehehe

    Hehehe,, Brincadeiras à parte amigo Wolber, confesso que me preocupa meRmo o Molenguísmo do meu dente e uma certa retração gêngivár!!! Mas só um tratamento físico meRmo vai sarvá a situeichôn!! - Deixa passar a fase do arrecadamento de impostos ( de César ) e se sobrar argum $Xipanzécos$ nóis usa pra arrepará os pôbrêmas......

    Tank´s véris muxing
    Deussssssssssssssssskiajude
    Tatto

    ResponderExcluir
  16. Ué... escrevinhei um coment, mas deu um xiripápo aqui e num sei se foi!!!!

    Bão se num foi.. dispois escrevinho outro... rsrs

    Abraços amigo Wolber

    ResponderExcluir
  17. Como você analisa o caso do Rio,Wolber?


    Grande Abraço!


    Luciano Guimarães--Cabaceiras/PB

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, querido amigo Wolber.

    Tem gente que tem o costume de dizer assim:
    "Pobreza não é sujeira". Como se fosse possível manter-se limpo, sem dinheiro.

    Imaginei essa família. Talvez ela nem sonhe com dias melhores, porque sonhar, seria ousadia.

    Ah... Políticos!! Nossas aves de rapina...

    Um grande abraço.
    Tenham um lindo fim de semana, cheio de paz e esperança.

    ResponderExcluir
  19. Wolber,
    entrei aqui despretenciosamente e por acaso. E de imediato amei seu texto, pois tem uma identidade social imensa e falas com uma simplicidade que me encantou.
    Imagine uma profissional em saúde bucal, falar em prevenção e higiene para uma família que não pode comprar o material básico... Creio que dá uma certa impotência diante dessa realidade.
    Eu sou professora e trabalho em um CAIC, uma região carentíssima de Brasília (aqui também tem isso) e o governo uma vez por ano faz uma campanha sobre a higiene bucal, e distribui um kit contendo uma escova(chula) de dentes, um tubo de creme dental e um gel com flúor.
    Descobri que as crianças usavam coletivamente as escovas porque alguns davam para a sua família as deles e ficavam sem. Aí a camaradagem: Escovação coletiva e acabando o creme dental partiam para o gel vermelho com flúor e ficava um grupo todo com a boca vermelha.
    O fato é que acabando a escova e o creme dental, acabava a escovação também e a gente nota como é destonante a campanha: Troque as escovas de 2 em 2 meses ao menos e faça escovação 4 X ao dia... O orçamento dos pais não comporta isso.
    Fiz memorando pedindo que fosse enviado para os alunos da educação integral(ficam de 9h às 17h na escola) que almoçam e jantam na escola, material para a higiene bucal, todavia negaram o pedido, alegando falta de verba. Melhor então, seria cortar de vez esse programa que desvia muito dinheiro através de licitações mentirosas e compras super faturadas.
    Desculpe-me, empolguei rsrsrsrs
    Abraços e sigo-te.

    ResponderExcluir
  20. Grande Tatto!

    Meu amigo, de esse molar ficou mole deve ter sido criado assim desde que nasceu. Há tratamentos no consultório que podem torná-lo mais duro. Eu sou um dentista linha dura. Gritarei para ele "Pede pra sair, dente 36!!!". De duas, uma: ou ele se torna durão ou sai de verdade e temos que pensar em um implante. Rs

    Se precisar de uma força é só dar toque que eu posso dar uma olhada.

    Legal Tatto, um Abração!

    ResponderExcluir
  21. Olá Amapola! Tudo bem, minha querida amiga?

    Não é fácil. Se nós, que temos mais acesso à informação, ficamos revoltados, mas sem ter muito o que fazer, imagine nossos irmãozinhos do interiorzão do país.

    Dias melhores virão, minha amiga. Com toda certeza! ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Olá Marly!

    Se você se empolgou? Eu que agradeço o rico comentário que deixou.

    Minha amiga, infelizmente esse é o retrato da maioria de nossas regiões. Quantos projetos superficiais não são feitos com o único intuito de desviar dinheiro? Quantos outros não saemdas gavetas porque o interesse em ajudar de verdade é inexistente?

    Eu não generalizo, há políticos sérios e com interesse em ajudar, conheço alguns, mas nossa realidade política é muito triste.

    Você disse muito bem. Eu mesmo tomo muito cuidado ao fazer palestras. É muito fácil dizer que temos que trocar a escova de 3 em 3 meses. Antes escovar com uma escova velha do que não ter escova para limpar os dentes. Não podemos ser demagogos. (só não dá para ter uma escova comunitária)

    Um prazer tê-la aqui no blog Marly!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  23. Olá Luciano!

    Meu amigo, é muito difícil saber o que se passava na cabeça de alguém que faz uma barbaridade dessas. Conversei muito com amigos, para mim, a conclusão só pode ser loucura. Alguém que extermina crianças com tal frieza, dó pode ter problemas mentais.

    Posso até estar errado na essência, mas o mundo ficou muito melhor sem um monstro desses vivo.

    Fui no show do U2 ontem. O Bono (vocalista da banda irlandesa), disse no fim do show, o quanto lamentava o fato e no mega telão, subiu o nome de todas as crianças vitimadas naquele ato.

    O mundo ficou chocado. Nós, mais ainda.

    Um abraço amigão!

    ResponderExcluir