segunda-feira, 18 de julho de 2011

A feira

"Olha a maçã, freguesa!! Leva que tá docinha, tá gostosa!". "Olha o peixe, tá fresquinho, tá barato!". "Abacaxi, é dois por 5, pra levar, moça!"...
Andar por uma feira livre é mergulhar em meio à cultura atual de nosso povo. Os feirantes gritam, gritam alto. Mudam tom de voz, chamam os fregueses, brincam com as pessoas. Tudo para chamar a atenção aos seus produtos, para vender mais, se divertindo enquanto trabalham.
Ir a uma feira é testar todos os seus sentidos, cada barrraca exala seus cheiros, frutas, verduras, temperos. E o que dizer da combinação - tão famosa quanto o arroz e feijão - entre pastel e caldo de cana?
Vou a feiras desde que me conheço por gente e todas trazem a mesma magia, como a vontade de comer um pastel quando ouço um feirante gritar e anunciar seus produtos.
Em um bairro de classe alta de São Paulo, alguns moradores passaram a se incomodar com o barulho em frente suas casas. De reclamação entre os vizinhos, foi formado um grupo que entrou na justiça para que os feirantes parassem de gritar e prejudicar a tranquilidade de seus lares. Ganharam a causa.
Nas feiras seguintes, todos respeitaram a decisão da lei, vendiam seus produtos em silêncio. O local ficou mais silencioso do que o trânsito que habitava aquela rua nos outros dias. Porém algo estava errado. Uma feira sem gritos? Sem coros, frases musicadas e rimadas dos seus vendedores?
Os próprios consumidores acabaram achando aquilo muito estranho. Pessoas diziam que aquela não parecia ser uma feira de verdade. Numa consequência inesperada o movimento caiu e as vendas despencaram. Os feirantes, se uniram, entraram na justiça para poder voltar a gritar. Ganharam.
Na semana seguinte ao resultado, voltaram a entoar seus cantos, suas rimas, seus gritos. Devolvendo à sua querida feira toda cultura, toda alegria e toda vida que haviam lhe tirado.

20 comentários:

  1. Já tive oportunidade de fazer as mesma observações. adoro as feiras, são um mundo particular...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. ADORO FEIRA

    ADORO PASTEL DE FEIRA

    ADORO O BURBURINHO DA FEIRA AS FREGUESAS ANTIGAS E OS FEIRANTES JA CHAMAM PELO NOME...A PROVA DAS FRUTAS ..ELES DEIXAM A GENTE PROVAR SSRS SRSR ..ADORO CADA BARRACA TEM DUA IDENTIDADE..CADA FEIRANTE É UM EXPERT EM MARKETING SSR E EU ADORO ...ESSAS COISAS SIMPLES QUE TODOS DEVERIAM CURTIR ..SABE WOLBER AS VEZES NOS PERGUNTAMOS POR QUE TANTA GENTE TEM GRANA E VIVE EM CONSULTORIOS DE PSQUIATRAS ..EM ANALISES EM CONTANTE LUTA COM DEPRESSÃO...E ENCHENDO A CABEÇA DE TARJAS PRETAS ??? TALVES SEJA ISSO FALTA DE VIVER O VERDADEIRO SENTIDO DO QUE É SIMPLICIDADE NAS COISAS,NA VIDA NAS PESSOAS ENFIM NO MUNDO

    BEIJOS

    OTILIA

    ResponderExcluir
  3. Olá, minha amiga Otilia! Tudo bem?

    Olha, minha amiga, você tocou num ponto importante. Já ouvi muitas vezes brincadeiras, aquelas com fundo de verdade, dizendo que é difícil se ver pobres com depressão. Insinuando que não tem tempo para isso.

    Junto ao tempo dedicado ao trabalho, acrescentaria exatamente isso que você colocou. As pessoas mais simples tem acesso a toda essa simplicidade que você disse, não se afasta de coisas tão boas, inerentes da humanidade. Geralmente estão mais próximos deste calor humano, da natureza e não complicam sua vida, não colocam a sua felicidade no próximo passo material que sua vida dará.

    Muito bom tê-la por aqui, Otilia. Ando numa correria que não consegui passar ainda no seu belo blog e de otros amigos que prezo tanto.

    Assim que der, dou um pulo lá! ;)

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. A feira em muito se aproxima ao comércio ilegal nos vagões da CPTM em SP. A criatividade nos faz rir, e muitas vezes nos pegamos comprando de gibis a barras de chocolate por menos de R$1,00. É isso ae, tudo pela criatividade!
    abraço doc

    ResponderExcluir
  5. Grande Carlão!

    Tudo que gere alegria, seja feito com respeito, deve ser louvado!

    Também sou dos que se deixa empolgar pela criatividade, mas os que mais me tiram trocados são os músicos.

    Música é uma das poucas coisas melhores que chocolate. :)

    Um abração!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sou leitora do seu blog há algum tempo, adoro os seus textos e sua paixão pelo Brasil!
    Sou de uma pequena cidade do interior do ceará, e sei bem o quanto a feira é importante na nossa cultura!! Aqui tem feira até aos domingos, que por sinal foi considerada a maior da região, e essa feira aos domingos já foi até incorporada como ponto turístico, domingo sem feira aqui não é domingo!!

    Viva, multicolorida e vibrante feira livre!

    ResponderExcluir
  7. Ai...

    Pastel e caldo de cana da feira... não tem preço!

    : )
    Beijão, Wolber!

    ResponderExcluir
  8. Olá Karynne! Tudo bem?

    Que bacana saber que você vem por aqui já faz um tempo! Como você sabe, nós acabamos tendo essa consciência quando alguém posta um comentário, mas, muitas vezes, não percebemos quantas pessoas passam, lêem e vão.

    O Ceará é uma terra maravilhosa!! Já trabalhamos em Crateús e voltaremos este ano para seu belo estado. As feiras do nordeste ainda são uma história à parte. Aqui em São Paulo são pequenas, ocupam a rua de um quarteirão, geralmente e vendem, em sua maior parte, produtos alimentícios.

    Por aí, as feiras vendem de tudo e ocupam espaços enormes, como de alguns quarteirões inteiros, não só a rua!

    Como disse Luiz Gonzaga falando da Feira de Caruaru:

    "A feira de Caruaru, faz gosto da gente ver
    De tudo que há no mundo, nela tem pra vender..."

    Um abraço!

    Prazer te receber por aqui!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Ahá, minha amiga policial!!

    Sabia que você devia ser fã desta combinação!

    Já até imagino, nos momentos de folga, à paisana, comendo um pastel, tomando um caldo de cana... e o olhar sempre atento para ver se há algum suspeito na pastelaria do lado.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Hum, conheço direitinho tudo isso que você citou aí... Meu pai foi feirante e eu muitas vezes fiquei lá sentadinha nos caixotes das mercadorias dele... Era muito bom, o furdunço todo, uma delícia.

    Viajei de volta àquela época agora, doutor. Obrigada por isso, obrigada por tanto.

    Beijo, e feliz nosso dia.

    ResponderExcluir
  11. Milene, minha querida amiga!

    Que bom que o texto lhe remeteu a isso, à lembranças queridas e saudosas. Imagino que deu até pra sentir o cheiro das frutas e legumes, não?

    Bacana, a beleza das coisas simples. Cada vez mais chego à conclusão que a beleza verdadeira está sempre nas coisas simples. As coisas sofisticadas, caras, feitas, trazem uma beleza, em sua maioria, falsa. Se apagam rápido.

    Essas não, elas ficam.

    Um beijo, minha amiga!

    ResponderExcluir
  12. Gosto da poesia e da cor que as feiras ou mercados nos oferecem. Não consigo imaginar uma feira sem barulho e movimento...é como ver o mar estático, silencioso e inerte! O despique dos feirantes é engraçadissimo. Quem quiser passar uma manhã diferente, vá até uma feira ou mercado e, com os olhos da alma, escuta-se vidas, alegrias e dores.
    ASdorei a tua postagem e já estou a seguir-te!
    Bjs
    Graça

    ResponderExcluir
  13. Oi Graça! Tudo bem?

    Bem vinda, em primeiro lugar! :)

    Você expressou muito bem, os olhos tem que estar dispostos a enxergar essas belezas.

    Obrigado pela visita!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. Oi IRMAZINHO..
    Td bom com vc??
    Irmazinho como sempre mais uma bela historia essa sua.
    IRMAZINHO feliz dia do amigo para você..
    Uma feira sem os feirantes estarem gritando e muito sem graça.É direito deles gritarem,pois sem os gritos os feirantes vendem pouco e cai muito as vendas.
    Mais o governo deveria fazer um lugar para que os feirantes poderem trabalhar...

    ResponderExcluir
  15. Grande Luan! Como vai, meu irmãozinho?

    Saudade de você! Que bom que apareceu por aqui! E vocês do nordeste sabem bem o que é uma boa feira, não é?

    Como foi a festa do bode rei?

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  16. Oi IRMAZINHO.
    A festa do Bode Rei 2011 fo imuito boa.
    os realizandores da festa estimaram no total mais de 100 mil pessoas todos os dias.
    manda um abranço para todos do ibs.
    (luis,piduca,bernardo,walber.)e todos hdo ibs.
    um ABRANÇO.
    FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  17. Que bom Luan!!

    Ooo vontade de ir nesta festa. Pena que nunca deu certo, quem sabe nas próximas?

    Aliás vi no blog do IBS suas fotos da atriz em Cabaceiras, muito legais! Parabéns!

    É isso, irmãozinho, vamos mantendo contato! Outras vezes liguei no seu número de celular mas não rolou. :) A gente se fala outro dia!

    Um abração!

    ResponderExcluir
  18. Oi IRMAZINHO..
    Que pena,mais se Deus quiser ano que vem voçê veia.
    Obrigandoo,da uma olhadinha lá de novo para voçê olhar sonber a festa do Bode rei,eu coloquei em três pots diferentes..
    depois eu mando o meu novo número para voçê..
    se Deus quiser..
    Um ABRANÇÃO para voçê e para todos do IBS..

    ResponderExcluir
  19. Oi, Wolber...
    O ceará é mesmo lindoo!! Sou amiga da Isabella Fechine e cursamos Odonto juntas, ela me disse que vc vai estar aqui no ceará mais precisamente em crateús esse mês... Minha cidade fica a 30 minutinhos de Crateús, é Novo Oriente...
    A Isa, me falou do seu convite e do projeto que irá implantar, estamos empolgadíssimas!! Que tudo dê certo, como vc conhece essa região é muito precária, e nós também queremos muito conhecer essa equipe que desempenha tantos lindos projetos pelo o Brasil!
    Abraços, até mais!!

    ResponderExcluir
  20. OLá Karyne! Tudo bem?

    Que bacana! Vai dar muito certo esse intercâmbio!

    Hoje Luis e Valter (do IBS) viajaram para Crateús, onde farão reunião para detalhes do projeto. Mas o trabalho mesmo ocorrerá em setembro, deve ser na semana do dia 7 (não sei se por aí existe a InetrOdonto, por aqui era nessa época. Espero que não case o dia).

    Podemos combinar, quantos estiverem interessados, para vocês conhecerem o projeto, ainda mais na terra de vocês. Que legal que sua cidade fica tão pertinho de Crateús!

    Continuem sempre com essa garra e vontade de ajudar! Sempre precisamos de pessoas assim. O Brasil, mais ainda!

    Aviso a vocês quando souber tudo com mais detalhes.

    Um abraço!

    ResponderExcluir