terça-feira, 26 de julho de 2011

O consultório na pedra

O trabalho que realizamos este mês em Paraty, trouxe momentos marcantes. Muitos momentos nos marcam e, devido ao número de lugares onde passamos, às vezes pensamos já saber o que vai nos esperar. Assim, há horas em que uma novidade vem como uma pancada, dizendo: você ainda não viu nada...
O projeto ocorreria no Saco do Mamanguá, em Paraty-RJ, e teríamos que pegar um barco na praia de Paraty-Mirim para chegar até aquele local. Essa logística fez com que tivéssemos o maior trabalho braçal que já vi em todos estes anos de trabalho com o IBS.
A equipe era composta por 4 homens, 5 mulheres e muitos equipamentos, onde o odontoportátil é o item mais pesado, precisando de 4 pessoas para ser carregado. Nas condições normais, chegamos com todo o material no carro e caminhão e os descemos para entrar na escola. Ali, teríamos que levar tudo do carro e carreta até as areias, da areia para o barco (onde a água ficava pela cintura), do barco até um pier, do pier até subir a escada para uma grande pedra, e desta pedra, descer uma escada até pegar uma trilha que chegaria à escola no alto de um morro.
Após entrarmos na baía com o barco - já cansados com o esforço - atracamos no pier na região da escola. Haviam muitas caixas de livros que seriam doados à biblioteca, além das pesadas madeiras que virariam as estantes. O odontoportátil foi colocado sobre a grande pedra, decidiríamos o que faríamos depois.
O cenário era tão bonito - e o cansaço tão grande! - que decidimos montá-lo ali mesmo, sobre a pedra, ao ar livre, acima do mar que balançava suavemente empurrando os belos barquinhos de pescadores. O gerador permitiria o sonho.
Foi algo inesquecível, as crianças, como das outras vezes, em volta da cadeira, olhando, aprendendo, brincando. Havia momentos em que levantava os olhos e observava, por alguns segundos, o cenário, voltando com um sorriso sereno.
Nunca um consultório foi tão agradável, nunca um foi tão bonito.



























30 comentários:

  1. Um consultório panorâmico, amplo, bem iluminado e com direito a cartão postal ao fundo!
    As fotos ficaram espetaculares!
    Um show, Wolber!
    Apesar da dureza!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Grande Leonel! Tudo bem, meu amigo?

    Foi um dia de trabalho digno de cartão postal, mesmo! :D

    A dureza nem foi problema, as vezes até tirava o chinelo e andava descalço pela pedra, quando ia pegar algum material na autoclave. Você consegue sentir ainda mais a energia da natureza, algo muito impressionante!

    Obrigado, meu amigo!!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Menino, confesso sem nenhum orgulho que fui muito poucas vezes ao dentista... Mas vendo esse cenário, a alegria com que esse trabalho é feito, acho que iria todos os dias, viu?

    Pra variar, incrível!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Até me emociona...
    Amor no coração e vontade de ajudar a quem precisa não encontra obstáculo que possa barrá-los!!!!
    Como sempre, trabalho maravilhoso e pessoas felizes!
    Pedras no caminho??? Ótimo: vamos aproveitá-las de uma maneira que possamos nos melhorar e melhorar o mundo em que vivemos!!
    PArabéns novamente!!! Tenho muito orgulho de todo o empenho com que você faz este trabalho, que tanto ama!
    Lindas fotos!!!!
    Eu queria muito ser sua paciente neste cenário maravilhoso!!!!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  5. Ops, Leonel, entendi. Você disse a respeito da dureza de todo transporte... rs

    Aquilo foi realmente trabalhoso. Mas sempre vale à pena. :)

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Olá, minha amiga Milene!!

    Haha, pois é, esse cenário maravilhoso ainda serviu de estímulo para muitas pessoas. Mesmo as pessoas que moravam ali e estavam acostumadas com a paisagem diziam que um consultório naquele local incentivava qualquer um a ir ao dentista! :)

    Bom, né?! Para nós que somos, muitas vezes, visto como "carrascos"... rs

    Um beijo, Milene!

    ResponderExcluir
  7. Minha querida Lua!!

    Adorei o paralelo sobre "a pedra no caminho"! :)Naquele dia, literalmente, havia uma pedra no caminho, e esta foi usada para construir o cenário mais bonito em que trabalhamos!

    Você consegue tirar umas lições sempre! Obrigado!

    Ah, e sabe que pode ser minha paciente em qualquer lugar, não é? ;)

    Um grande beijo!!

    ResponderExcluir
  8. VOU TE CONTAR UMA COISA AGORA!!!!
    EU JAMAIS ..JAMAIS ..JAMAIS ..VI EM TODA MINHA VIDA EM 47 ANOS DE VIDA E BEM VÍVIDOS UMA CENA TÃO LINDA EM TODA MINHA VIDAAAA..JAMAIS ESQUECEREI DESSAS FOTOS E QUERIA QUE VOCE MANDASSE POR FAVOR NO MEU EMAIL SE NÃO FOR TE PEDIR MUITO ...OLHA SUA PROFISSÃO JA TE FALEI ..É A QUE SONHEI A VIDA TODA ..E POR DIVERSAS VEZES EU PENSEI EM ESQUECER DA IDADE E CURSAR ESSA FACULDADE QUE TANTO SONHEI CURSAR, MUITAS PESSOAS QUE ME AMAM UMA IRMÃ MINHA MAIS NOVA VIVE DIZENDO QUE EU DEVERIA CURSAR ODONTO HOJE JA COM MEUS FILHOS CRIADOS E OLHA DEPOIS DESSE CONSULTORIO DOUTOR WOLBER ..MINHA CABEÇA PIROU DE VEZ SRSR SRSR MENINO QUE TRABALHO LINDO ..QUE BENÇÃO VOCES TODOS DO IBS NA VIDA DESSAS PESSOAS ..MEU DEUS QUANDO VEJO JOVENS COMO VOCES ME DA UM ALIVIO SABER QUE O MUNDO VAI FICAR NAS MÃOS DE GENTE COMO VOCE DOUTOR DO BEM..WOLBER A ADMIRAÇÃO QUE SINTO DE TER VOCE NA MINHA CAMINHADA POR ESSES BLOGS VOCE NEM SABE ..UMA PESSOA COMO VOCE E DE DAR ORGULHO DE ESTAR POR AQUI NESSA DIMENSÃO TÃO CASTIGADA QUE É A TERRA VIU??

    OLHA E MOTIVO DE RIR VER ESSA BELEZA TODA ..MAS CHOREI DE EMOÇÃO

    AHHH EU QUERO IR...VOU SER AJUDANTE DE CARREGAR AS COISAS SRSR SEI LA . MAS QUERO IR...

    BEIJOS PRA VOCE DOUTOR DO BEM

    OTILIA

    ResponderExcluir
  9. Olá Otilia!

    Minha amiga, que bom que curtiu o trabalho, as fotos... Se servir de estímulo, eu ponho ainda mais lenha na fogueira: faça odonto sim!!

    É uma área que precisa de pessoas que amem a odontologia e tenham muita vontade de ajudar os outros, e isso você tem, muito mais que muitos dentistas por aí. Se já criou os filhos, agora é hora! :)

    Muito obrigado pelos incentivos e palavras de sempre Otilia. Saiba que é assim que sentimos mais e mais vontade de continuar.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. ESPETACULAR!

    Luciano Guimarães!

    ResponderExcluir
  11. Ah Otilia, e vai se preparando, um dia dá certo de você ir!! :D

    ResponderExcluir
  12. Grande Luciano!!

    Muito obrigado, meu amigo! Saudade de vocês de Cabaceiras!

    Um abração!

    ResponderExcluir
  13. Mesmo depois de ver e viver td isso, ler e lembrar me encheram os olhinhos d'agua! Que coisa incrivelmente louca que participei! Tenho imagens e momentos que nao vao sair da minha cabeca nem em um milhao de anos! Td vez que preciso de paz lembro do meu cochilo sob aquele mar de estrelas...
    Parabens e saudades!
    Bruna

    ResponderExcluir
  14. Wolber, meu QUERIDOOOOOOO E ADORADO AMIGO!!

    Tanta saudade meu amigo, tanta!!
    Ahhh Wolber, quando será que a correria da vida, os solavancos param? Sei lá, sei que minha vida anda meio assim rsrs, mas TÁ TUDOOO BEM do jeito que tá.
    Sinto tanta saudade dos amigos do blog, das pessoas que me são caras como você, mas o mais legal de tudo, é saber, que mesmo a gente estando ausente as vezes, os amigos não esquecem da gente.
    Seu comentário me deixou emocionada, porque como sempre, você se mostra um amigo carinhoso comigo, com todos.
    Prometo ajeitar meu tempo (JURO), e não falhar tanto com os amigos como você, mas sei que vc entende as correrias da vida. Me perdoa por ser ausente as vezes meu amigo?

    Qto a esse post, e os outros que li abaixo, pra variar, sua amiga aqui ficou emocionada.
    Wolber, a gente infelizmente só vê tragédias na TV, e qdo eu leio isso, me pergunto?
    Os programas da Record, Globo, Band, etc, não poderiam mostrar isso? Trabalhos humanos, com pessoas humanas? Porque só mostram o lado ruim das coisas?
    O trabalho de vocês continua lindooooooooo meu Deus.
    Não tem barreira, obstáculo, distância, chuva, não tem nada.
    Vocês estão ali, se doando as pessoas, levando risos, e deixando tantos sorrisos mais bonitos.
    Você é UM ANJO DE DEUS meu amigo.
    Muitas vezes te disse isso, e nunca vou cansar de repetir:
    Você é um anjo abençoado por Deus Wolber!
    Me sinto honrada em fazer parte dos seus amigos, sabia?
    Deus tem sido maravilhoso comigo, tantas pessoas do BEM coloca na minha vida!
    Juro que não vou ficar tanto tempo ausente!!
    Olha as maravilhas que eu perdi aqui!
    Tenho me dividido nos carinhos com os amigos pelo blog e pelo facebook, o que tem me ajudado muito!
    Parabéns pelo trabalho lindoooo, e pela humanidade que vocês tem.
    QUE VOCÊ TEM!!!

    Um abraço dessa amiga que te admira demais.
    E por todo SEMPRE!

    ResponderExcluir
  15. Olá Bruna! Tudo bem?

    Saudades sua e do Nori também!! Uma das coisas que ficamos sempre felizes é quando pessoas se unem à equipe e, não só dão conta do recado, como vestem a camisa como se sempre tivessem feito parte do time.

    Vocês foram assim, e por isso as imagens ficarão eternamente gravadas em seu espírito, assim como estão em cada um que vão, vivem e sentem todos aqueles momentos.

    Obrigado pela visita!!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  16. Sil, minha querida amiga!!

    Que ótimo recebê-la aqui!! Olha, você não precisa se preocupar nem um pouco com essa correria, amigos de verdade são assim, não cobram, entendem.

    Sei que várias vezes temos que nos ausentar um pouco, eu mesmo demorei para conseguir passar no seu espaço, que acho um dos mais agradáveis e bonitos de toda a blogosfera!

    Venha quando tiver um tempinho para que seja prazeroso e não como uma obrigação. ;)

    Quanto à TV, isso levanta uma discussão filosófica. Nós as vezes, durante as viagens comentamos sobre isso que você falou. O Pinduca, grande amigo e que trabalha com edições e vídeos, tem uma opinião muito coerente: "Se passa tanta desgraça, é porque o povo gosta de ver desgraça", simples assim.

    Diz que tem um canal, a Cultura, que passa coisas interessantes e educativas, quanto tem de ibope? Compare com o Datena que só fala de trajédia, ou a novela das nove que mostra futilidades...

    Porém, eu já penso que o que faz a diferença é o exemplo. A TV deveria encher de bons exemplos. O inconsciente popular vai guardando aquilo, e não a sensação de violência e problemas que estão espalhados por aí.

    Sil, muito obrigado pelas palavras de incentivo e elogio, sempre doces.

    Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  17. MAS EU VOU MESMO ...NEM DUVIDE VIU? SE NÃO ACREDITA COMO SOU PERSISTENTE SRSR SRSR ...

    BJS

    OTILIA

    ResponderExcluir
  18. Hahaha!

    Eu sei que um dia vai e que é persistente. O significado de seu nome diz isso. :)

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  19. Grande Wolber, o seu consultório ficou totalmente harmônico com o ambiente. A felicidade das crianças juntamente com a sua fizeram todo aquele arsenal sumir, e tornar-se parte daquela pedra em total sincronia com algo simplesmente único que acontecia lá. Com certeza Santa Apolônia sorriu neste dia com ares de esperança. Parabéns do seu Amigo PILAS

    ResponderExcluir
  20. Pilas, meu amigo!

    Só digo que fiquei emocionado com seu comentário.

    Muito obrigado, de coração!!

    Um abração!

    ResponderExcluir
  21. A cada vez que abro este blog sinto-me estimulado,renovado,pois diante de um mundo individualista,sentimos que existem ainda pessoas com espirito de solidariedade,que querem dividir o "pão".

    Essa equipe não se cansa de produzir o bem..

    Luciano Guimarães!

    ResponderExcluir
  22. Oi IRMAZINHOO.
    Que lindo a vista dessa pedra.
    E desse jeito as crianças param de pensar que os dentistas são "BICHO-PAPÃO"e acabam com esse medo de ir ao dentista.
    E IRMAZINHO mais uma vez voçês esão de parabéns por ajunda a tantas pessoas como voçês fazem. Carregam coisas muito pessandas como o odontoportátil,além de muito outross. vendo tudo isso eu me lembro da primeira vez que voçês vieram para Cabaceiras como se fosse hoje.IRMAZINHO o que voçês fizeram por mim eu nuca que vou conseguir paquar e nei tão pouco agradecer em palavras.cotinue sempre assim IRMAZINHO que Deus vai cotinua te iluminado.
    Se Deus quiser um dia eu vou ajunda muita gente como voçês fazem.com muito amor e dedicação.
    Fica com Deus..
    UM ABRANÇÃO PARA VOÇÊ E PARA TODOS DO IBS.

    ResponderExcluir
  23. Grande Luciano!

    Meu amigo, muito obrigado pelas palavras! Poder fazer algo para os outros é uma alegria tremenda, para ambos os lados. Se há pessoas que não sentiram isso, não sabem o que estão perdendo.

    Um dos intuitos deste blog, desde seu início, foi mostrar o quanto nos renovamos e crescemos doando o pouco que sabemos e fazemos para quem precisa disso.

    Fico feliz quando você diz que esse intuito foi atingido!

    Obrigado de novo, Luciano!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  24. Ah, Luan, meu irmãozinho, vou te contar...

    Se eu soubesse que escrever um blog seria me emocionar até para responder comentários... :)

    Foi um prazer enorme poder ter ajudado você, com algo que para mim e o Wanderson, era simples. Fazemos isso no dia a dia do consultório sem perceber, quantas vezes.

    Poder ter feito e ver o quanto você se sentiu bem e se emocionou com isso é o maior pagamento que poderia receber. Tanto que nunca me emocionei aqui quando entreguei um trabalho igual, da mesma forma que naquela sala de aula de Cabaceiras.

    Valeu Luan!! Um abração!!

    ResponderExcluir
  25. CARA!!....

    Parei, puxei o freio de mão, "estanhei os zóios" e simplesmente bati com o queixo "na chôn"... rss

    Não tenho palavras pra adjetivar seu depoimento e ação... As fotos falam por si!

    Amigo Wolber ( Precisas de um estiloso macaco pra ajudante ? ) perito em superação de problemas do cotidiano... hehehehe

    Deusssssssssskiajude
    Abraços amigo Wolber
    Tatto

    ResponderExcluir
  26. Hahahahaahaha!

    Grande Tatto! Cara, em primeiro lugar, muito obrigado pelas palavras e apoio de sempre! Você é o cara!

    Segundo, estou rindo até agora com a expressão "na chôn", rssss.

    Só quem viveu, e bem, os anos 80 entende isso.

    Amigão, tenho certeza que você é um cara que iria pirar neste trabalho! Quem sabe um dia não arruma as malas e vai conosco? Sabe que eu trabalho com um macaco, não é? Se você olhar bem nas fotos, vai ver o Tião pendurado na haste do refletor da cadeira de dentista.

    Ele tranquiliza as crianças, sei que você faria o mesmo... :)

    Um abração, meu amigo!

    ResponderExcluir
  27. Parabéns Dr Wolber Campos!
    Sou profissional da área também, e sei das dificuldades em atender
    nossas crianças que são carentes de saúde, de atenção e muitas vezes de carinho.
    Profissional assim como "você" faz a diferença nesse mundo onde os sonhos muitas vezes superam as dificuldades. O meu respeito e minha admiração por sua atitude, por seu trabalho. Um grande abraço!
    Mérci Benício!

    ResponderExcluir
  28. Olá, Mérci! Muito obrigado!

    Sabemos que há muitas dificuldades e a situação precária da saúde das crianças assusta. O trabalho social tem desses perigos: a partir do primeiro momento que você vê isso em campo fica muito difícil sair.

    Receber este apoio de colegas da área é muito importante! Muito grato, minha amiga!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  29. Parabéns DR Wolber Campos, são pessoas como vc que fazem a diferença para um mundo mais humano onde o caminho percorremos através de nossos atos é o que realmente conta!!! Sou TSB formada no Canada !e quero no futuro ajudar uma equipe como a sua!!
    Cristiane Garcia

    ResponderExcluir
  30. Que ótimo, Cristiane!

    Muito obrigado e parabéns pela atitude! Mantenha contato, quem sabe um dia possa embarcar conosco. :)

    Dou a maior força para que siga esse propósito que realmente traz um sentido à vida.

    Um grande abraço e obrigado novamente!

    ResponderExcluir