quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Canudos Velho

Em 2004, quando entrei para o IBS, soube que eles haviam visitado Canudos, na Bahia. Fiquei impressionado. Sempre gostei muito de história, e conhecer o cenário da famosa Guerra de Canudos, seria um sonho.
Em 2007 surgiu a oportunidade. Trabalharíamos na comunidade de Canudos Velho, local que sobreviveu à inundação.
No fim do século 19, o beato Antônio Conselheiro, andava por regiões do sertão brasileiro, consolando a população maltratada pela seca e pregando a palavra de Deus. Em 1893, resolveu formar uma comunidade à beira do pequeno rio Vaza-Barris, que deu o nome de Belo Monte. Todos os que sofriam com a seca e confiavam no Conselheiro passaram a vender todos os poucos bens que tinham e entravam para a comunidade, que em cerca de quatro anos, passou a ter mais de vinte mil moradores, todos vivendo no que pode ter sido o mais bem sucedido regime socialista da história contemporânea.
Padres da época, começaram a se incomodar com suas velhas igrejas, moldadas por missas em latim, vazias, em contrapartida aos sermões apinhados de gente de Antônio Conselheiro, que falava a língua do povo. Assim, escreveram muitas cartas para a jovem República, então com menos de 10 anos de nascimento, dizendo que Conselheiro era monarquista e planejava apoiar a volta do rei com um exército muito numeroso que criava no sertão bahiano.
Assim Canudos foi destruída, em 1897. Como uma borracha que apagasse a história, um açude foi construído sobre a cidade que havia sido reconstruída pelos sobreviventes da Guerra e uma Nova Canudos foi erqguida a cerca de 12 km dali.
Mas restou ao lado do açude de Cocorobó, uma pequena parte do antigo vilarejo, que hoje se chama Canudos Velho. Onde nos sentimos em casa e trouxemos essas imagens para mostrar, em meio a um fim de semana de atendimentos da área da saúde, na base do IBS.

27 comentários:

  1. Cara!! Que gonócio Lesgaus...

    Amigo Doctor Wolber , me incrúa numa dessa rapais.. rss
    Poxa, Eu nasci pra isso, só me falta ser alguma coisa do ramo!! Bão, se num da pra arrumar os dentes, me contrata pra arrancar eles na porrada... hehehe
    Gente, o homí é inté CANTOR... putzz, sem dizer que é meio Spilberg na produção cinematográfica... rss bacana!!!

    Parabéns meu véi... sou teu fã cara!!
    Deussssskiajude
    Tu e toda a equipe....
    Abraços do Tatto

    ResponderExcluir
  2. AI AI AI ..

    OLHA SE VOCÊ SOUBESSE O ORGULHO QUE EU TENHO DE PODER VIR AQUI DIZER TUDO QUE PENSO DE VOCE E DO IBS E MUITOOOOOOOOOOOO ADMIRO VOCE E ESTE PROJETO DE UMA TAL FORMA QUE NÃO TEM COMO NÃO CHORAR VENDO ESTES VIDEOS QUE VOCE COLOCA AQUI..MEU DEUS ..A VONTADE DE ESTAR LA...EM TODAS AS HORAS ..NA CASA NO TRABALHO NA CHEGADA AOS LUGARES E MAIS AINDA NO SORRISO DE TANTAS DONAS FATIMAS PPOR ESSE MUNDÃO DE MEU DEUS NOSSA...WOLBER CADA POST SEU É UMA EMOÇÃO MINHA JA TE DISSE ISSO ..OLHA FALTAM PALAVRAS PARA ELOGIAR VOCE E ESTE PROJETO ..O QUE POSSO DIZER E FAZER HOJE E SEMPRE E PEDIR QUE DEUS GUARDE VOCES EM TODAS ESSA CAMINHADAS LEVANDO AMOR AO PRÓXIMO COMO ELE NOS ENSINOU E VOCES FAZEM TÃO BEM ..ADOREI AS CARINHAS DE TODOS SEUS AMIGOS E DA MOÇA DA EQUIPE TUDO GENTE BOA E DO BEM ...E OLHA ALEM DE DENTISTA EDITOR DE VIDEOS AGORA É CANTOR ...EITA MOÇO TEM DEFEITO NÃO ...BEIJOS WOLBER LINDO VIDEO ,LINDA HISTORIA DE VIDA...E COMO É BOM PODER FAZER PARTE MESMO QUE VIRTUAL DA SUA VIDA E DA SUA HISTORIA

    OTILIA LINS

    ResponderExcluir
  3. Haha! Grande Tatto!

    Meu amigo, você nem precisa falar, dá pra perceber o quanto se encaixaria perfeitamente em uma viagem dessas. :)

    Arrancar dentes na porrada eu acho melhor não, hoje em dia temos alguns aparelhos melhores para isso, a odontologia mudou muito nesses últimos dois anos... rs. Mas quem sabe achamos algo pra vóismecê? ;)

    Ah, e quanto à edição, meu amigo, estou com uma maquininha que é uma maravilha pra isso! Faz praticamente tudo sozinha. Pena que demora pra caramba pra fazer um filminho desses...

    Valeu pela amizade de sempre Tatto!

    Um abração!

    ResponderExcluir
  4. Otilia, minha querida amiga!

    Não tenho nem palavras para agradecer a tantas palavras bonitas que você sempre trás a este blog.

    Muito obrigado palo carinho de sempre!! :) Uma coisa que você se identifica muito conosco, é que ali todos fazem tudo com muito amor e carinho, a cada viagem, a cada dia de trabalho. Por isso você sente essa empatia toda. Também é assim.

    Agradeço de coração por tudo, e pela torcida de sempre por todos nós!! :D

    E vamos esperando que um dia o trabalho entra pros lados de Mato Grosso, hein?!

    Beijo, minha amiga!

    ResponderExcluir
  5. Wolber, você, além de dentista, é também um excelente video-repórter!
    Impecável esse documentário, parece coisa profissional, e poderia (e deveria) ser apresentado na TV!
    Impressionante poder estar neste local onde ocorreu um dos episódios mais tristes da nossa história, pelo que eu já li!
    Parabéns pelo seu trabalho, tanto na saúde como na informação!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. WOLBER DEXA TE CONTA UMA COISA ..TO NO INTERIOR DE SP..FIZ UMAS MUDANCINHAS NA VIDA E DEPOIS TE CONTO UMA NOVIDADE ..QUEM SABE DAQUI UNS 5 ANOS OU MENOS EU NÃO POSSA MESMO IR NUMA DESSAS CARAVANAS SRSR SRR
    BJS
    OTILIA

    ResponderExcluir
  7. Wolber,

    Desejo a mesma oportunidade,caro amigo.Canudos é um registro histórico marcante da trajetória do povo Nordestino.Infelizmente,uma sociedade inteira deixou de existir por não anteder os caprichos da politica contemporânea.Enfim,as águas cobriram suas ruínas,mas não apagaram esta história de lutas e de resistência de um povo.


    Grande Abraço,amigo Wolber.

    Saudações Paraibanas!

    ResponderExcluir
  8. Ficou ótimo! Estamos junto nessa!Abs
    Fabre

    ResponderExcluir
  9. Olá Leonel! Tudo bem, meu amigo?

    Fico feliz que tenha gostado do vídeo e mais ainda pelos elogios! Valeu mesmo!

    Disse a um amigo, que é aquele lance de se fazer a coisa com muito amor. Por mais que falte técnica e experiência, dá pra fazer algo aceitável.

    Leonel, aquele lugar é mágico. Um pedacinho de sertão que ficou parado no tempo. No ótimo sentido. :)

    Um abração!

    ResponderExcluir
  10. Otilia!! Não acredito! Será que é o que eu estou pensando???

    Bom, me deixe antenado com as novidade, hein?!

    Quem sabe em breve você estará na "caravana do bem", como você diz...

    Beijo, minha amiga!

    ResponderExcluir
  11. Luciano! Tudo bem?

    Você disse muito bem! Exemplos de força, coragem e luta, nunca são apagados. Muito pelo contrário, a tentativa de espantar essas lembranças reforçam ainda mais esses exemplos.

    É como o pai que tenta separar a filha do namorado novo. O melhor jeito de reforçar a idéia de que aquele é o caminho... rs

    Já disse que sou um grande fã dessa garra e exemplos nordestinos.

    Um grande abraço, Luciano!

    ResponderExcluir
  12. Fabre, querido amigo!

    Que prazer tê-lo junto nessa e em tantas outras viagens!

    Sabe que enquanto estava fazendo o vídeo, explicava um pouco sobre a história da Fátima, mas estava dando um longa metragem e o youtube só suporta 15 minutos.

    Foi muito bacana você ter-nos chamado aquele sábado de noite para avaliar o caso dela, que ia passar só na consulta médica. Esse foi um gol de equipe!

    Obrigado pelo lindo passe... :D

    Um abração!

    ResponderExcluir
  13. Muito Show... Wolbão... Quanta saudades do pessoal.. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  14. É inevitável não se emocionar com um trabalho tão lindo como esse. Cujo resultado é mais que prazeroso! Ajudar ao próximo é algo sublime, especial. Um povo tão simples, tão carente e, ao mesmo tempo, tão forte que é capaz de 'alimentar' nossas energias. É de ações assim que encontramos a resposta para nossa vida. Parabéns a toda equipe! Parabéns, meu amigo Wolber! A trilha sonora muito bem escolhida... Um Grande Abraço e espero, um dia, compartilhar desta experiência incrível. Abs,
    EVERTON MENEZES

    ResponderExcluir
  15. Wolber, estive aqui lendo seu post e assistindo o video caprichado que você preparou, e claro que neste momento estou entre encantada e emocionada. Que lindo trabalho, que projeto incrível, que ideal de vida!
    Da mesma forma que você, apesar dos pesares eu acredito em nosso país e especialmente em nosso povo, pois existem pessoas como você e sua equipe nesse trabalho maravilhoso de verdadeiro e puro amor ao próximo.
    Sou gaúcha, mas tive oportunidade, embora com finalidade distinta, de 'servir' o povo mineiro durante 18 meses de minha vida... a trilha sonora que você escolheu e as imagens da gente humilde do sertão me levaram às lágrimas, lembrando do quanto eu fui 'servida' quando pensava ter viajado para cuidar de outros... os maiores beneficiados seremos sempre nós, pois não tem preço ver um sorriso como o de Dona Fátima e tantos outros aos quais vocês têm abençoado com sua ação solidária.
    Parabéns, muita garra para vocês, e muita disposição para levar saúde ao povo brasileiro, juntamente com o amor próprio e a dignidade de que todos nós tanto precisamos!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Bruno, meu amigo! Que saudade de você!

    Como foi bacana tê-lo ao nosso lado em uma das viagens! Ao mesmo tempo, parecia que você sempre havia sido da turma. Muito bacana!

    Imagens como aquela lua refletindo sobre aquele açude em Crateús, na noite da festa, ficarão gravadas pela vida toda.

    Que bom que você estava ao lado da turma naquela hora!

    Um abração!

    ResponderExcluir
  17. Grande Everton! Tudo bem, amigo?

    Cara, como te disse, como é bom receber um elogio sobre este humilde vídeo de alguém que ainda trabalha com telejornalismo! Não tenho palavras, muito obrigado!

    Isso que você falou é uma grande verdade: um povo forte, cheio de garra e sabedoria. Por isso eu digo, nós vamos daqui humildes, levando um pouco do que temos condições de melhorar um pouco a vida deles, já que a saúde é deixada de lado em quase a totalidade do nosso país. Agora, ingênuos os que vão até lá achando que são os "doutores" e vão ajudar pobrezinhos.

    Esses brasileiros, como você disse, nos dão uma lição de vida e sabedoria. Nos ensinam como é fácil viver e ser feliz. Que não precisamos de dinheiro para isso. Que o contato com a família e amigos é mais importante do que desperdiçar a vida dentro de um escritório (ou consultório) com a vã idéia de que está fazendo isso pelo bem da família. E muitos terão a triste constatação no futuro que o maior bem para o filho era ter o contato com o pai.

    Voltamos sempre recebendo muito, mas muito mais do que levamos, meu amigo.

    Algum dia você vai conosco, diga lá no trabalho que fará uma bela matéria! rs

    Um abração!

    ResponderExcluir
  18. Olá Suzy!

    Sabe que mesmo eu, que filmei, ainda assisto isso e fico emocionado?! Curioso.

    As pessoas que se tocam assim são as que iriam e se encaixariam da mesma forma no trabalho.

    Dá pra ver isso pelo que você disse que fez em Minas e como olha a vida por um lado mais humano.

    Muito bom! Obrigado pelas palavras deixadas!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  19. Casa de barro, Canudos, etc...
    Tenho muito orgulho do amor com que você fala do trabalho e tambem da dedicação com que o faz.
    Um lugar destruído por ser um refugio de esperança no pasado, hoje recebe o carinho da equipe que renova esta esperança e nunca a deixa morrer. Nao há melhor cenário para os próprios brasileiros demonstrarem que com união e amor se constroi um lugar digno para se viver. A biblioteca e o centro de atendimento sao provas claras de que isso é possível.
    Parabéns, sempre!
    Que as próximas viagens sejam abençoadas!
    E fique com o carinho e amor de quem espera o retorno, com muita saudade!

    ResponderExcluir
  20. OI WOLBER TUDO BEM FOI MUITO BOM REVER MINHA CIDADE SABIA GOSTEI DO VIDEO E DE VER VC TBM BJS MARILIA

    ResponderExcluir
  21. Minha querida Lua!

    Que lindas palavras. Só tenho a agradecer o carinho de sempre, a torcida de sempre. Mesmo vindo de quem é ainda mais difícil esperar este retorno.

    Como é de se orgulhar o sacrifício que pessoas fazem para dividir seu tempo e presença com algo tão longe. Ainda assim, o faz com amor e carinho, sabendo que a missão é algo importante.

    Não são muitas pessoas que tem essa força, aliás, são pouqíssimas pessoas, você sabe. Isso me enche mais ainda de admiração e carinho.

    Obrigado por sempre estar ao perto, em todos os sentidos.

    Um grande beijo de quem sempre retorna, com toda saudade também!!

    ResponderExcluir
  22. Olá Marília! Tudo bem, minha amiga canudense?

    E que saudade dá de lá, não? Ver aquele açude, aquela pracinha, aquela lua de noite.

    Que bom que você assistiu esse vídeo, minha amiga! Pra aumentar ainda mais a saudade da sua terra.

    Prazer te receber aqui! Volte sempre!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  23. Quanta tirania a igreja cometeu durante muito tempo e no mundo todo. Depois se dizem representantes de Deus! É lamentável! Muita paz!

    ResponderExcluir
  24. É, Denise, o passado da Igreja possui muitas trevas. Penso que eles deviam se retratar, de uma forma muito intensa. Ela precisa pedir perdão por tantas atrocidades que cometeu durante a história.

    É inegável que mudaram e hoje está longe de ser aquela barbaridade, mas ainda tem muito o que se desculpar.

    Paz a você também, Denise!

    ResponderExcluir
  25. Wolber meu querido!

    Ô meu amigo, saudade daqui.
    Desse blog onde leio histórias tão lindas, onde sinto meus pés pisando no chão, onde sinto cheiro de café direto do coador do fogão de lenha, onde me sinto no meio da "minha gente", gente que eu sempre vou querer ficar perto!
    Incrivel como sinto paz lendo tudo isso, vendo mais uma vez esse trabalho maravilhoso, aliás, você devia trabalhar na TV viu, esse documentário que vc fez foi de profissional!
    Tão bom receber o carinho, as palavras de força dos amigos Wolber!
    Obrigada pelas palavras carinhosas, pela força, pelo apoio durante essa minha recuperação cirúrgica.
    To de volta meu amigo, aos poucos, mas tô rs!
    O repouso tem sido forçadooooo (Eu não nasci pra ficar parada), mas necessário no momento né, não dá pra abusar, agora por falta de uma, são duas colunas com pinos rsrsrs, mas a gente vai recuperando aos poucos.
    Fisioterapia, caminhadas curtas, e vida que segue!

    MIL vezes obrigada meu amigo, por TUDO!

    Saiba que sua amiga aqui te admira demais, e tem um carinho sem fim por ti!

    Deus te abençôe por tudo!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  26. Sil!! Como vai, minha querida amiga?

    Que bom saber que melhorou! Estava mandando boas energias para você! :)

    Fico feliz que tenha gostado do vídeo. Bondade sua achar que ficou tão bom assim. Como disse, foi feito de coração, e tudo que é assim feito fica agradável.

    É ótimo escrever, compartilhar coisas com amigos que tem o espirito afim. E você sempre sente muita empatia nas postagens deste blog. Motivo de grande orgulho meu.

    Uma excelente recuperação pra você, minha amiga!!

    Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  27. Oi Nayara! Tudo bem?

    Convite aceito! Passarei no espaço que você mencionou.

    Bom te receber aqui!

    Um abraço!

    ResponderExcluir