quarta-feira, 20 de março de 2013

O poder do exemplo

Já ouvi pessoas dizendo que a novela das 21h mostra a vida como ela é. Que o programa do Datena (ainda existe?) é importante, pois mostra a realidade. Não concordo com nenhuma delas!
As coisas boas superam, em muito, as más. Claro que existe maldade, crimes, violência, ocorrendo por aí, mas fosse na proporção que aparece na TV, estaríamos perdidos! O problema é o foco nas coisas ruins, e o pior: o exemplo.
Em um interessante debate com um amigo ele foi de uma razão cruel: "a televisão passa o que as pessoas querem ver, que dá lucro a ela. Existe a TV Cultura, com uma programação instrutiva, cultural e educacional. Quantos a assistem? Compare com o Ibope do Big Brother Brasil.". Triste realidade.
Porém acho que uma emissora tem um papel muito grande na construção de uma sociedade. Uma criança que cresce vendo nas telas crimes, traições, luxúrias, ambições desmedidas, pode achar que é certo agir desse modo.
Claro que pessoas bem esclarecidas podem jogar games onde "metralham" o exército inimigo, policiais e até cidadãos comuns, desligar o Play Station e ser um cidadão pacífico, sem se alterar. Mas é inocente quem acha que os assassinos que fuzilam alunos em escolas, cinemas ou pelas ruas, nunca jogaram ou foram incentivados por esses programas.
Todas as mídias deveriam forçar o contrário, passar coisas positivas, que melhorem a sociedade. Inverter a proporção desgraça x mundo bom, que temos hoje. Forcem as pessoas a ver apenas coisas boas, deixem as crianças crescerem apenas com bons exemplos, para que se choquem quando observarem algo errado e não que se acostumem com ele.
Utopia? Pode parecer. John Lennon sonhou com um mundo assim mais de 30 anos atrás. Jesus a mais de 2000.
Sim, é possível.

" you may say I'm a dreamer, but I'm not the only one. I hope someday you will join us and the world will be as one"
John Lennon

2 comentários:

  1. Wolber...
    Meu amigo, sou "cultura" na cabeça de lavada, tá ligado?
    ( Planeta Terra, pé na rua, Deu Paula na TV, Sessão Nacional, Os caçadores de mito.. etc, etc... )
    Maravilha de exemplo esse, serve pro povo acordar e ver por qual motivo o ensinamento da Bíblia é proibida nas escolas na formação de nossas crianças e em contra partida é obrigatória nas prisões para re-educar o cidadão perdido na esbornia... Não seria mais fácil criar cidadãos mais espiritualizados enquanto criança na escola ?

    Ficadica meu povo "pecador".. rss
    Abraços meu amigão

    P.S. Comecei o tratamento e di gratis numa faculdade ... Logo vô conta os episódios... kkkkk

    DeusssssssssssssssssssssKiajude

    ResponderExcluir
  2. Olá Tatto! Como vai, meu amigo?

    Olha, disse tudo! Uns reclamam sobre religião sendo ensinada nas escolas. É claro que não precisamos pender para o outro lado, como nos Estados Unidos, onde querem rebaixar Darwin e dizer que o certo é o homem vir de Adão e Eva.

    Mas é inegável a queda moral que tivemos nas últimas décadas no ensino público brasileiro e, em consequência, moral na sociedade.

    No mínimo devíamos ter uma matéria chamada Ética, ou Cidadania, sei lá, algo que colocasse desde cedo a importância do cidadão ser ético na cabeça das crianças.

    Um assunto muito sério.

    Haha, e que bom que começou o tratamento, meu amigo! Mande os detalhes depois no email. :)

    Grande abraço, Tatto!

    ResponderExcluir