domingo, 20 de outubro de 2013

Clareamento dentário e o mundo atual

O mundo atual apresenta duas coisas perigosas que, como já disse neste blog, não são frutos do capitalismo - antes que me digam isso - mas da deficiência moral do ser humano. Uma delas é a ambição da indústria, outra, a tentativa de "esperteza", também conhecida como malandragem ou lei de Gérson.
Muitos me perguntam no consultório sobre o clareamento dental, com dúvidas e "pé atrás" sobre a eficácia, ou perigo, dessa enxurrada de novos materiais e propagandas que prometem um sorriso mais branco.
O perigo mesmo ocorre quando essa dúvida não existe. Aí, muitos passam a acreditar em qualquer nova promessa, pois os géis clareadores não são considerados medicamentos, onde teriam que passar por um rigoroso teste da Anvisa, mas sim, cosméticos. E o uso passa a ser indiscriminado, havendo o mesmo risco das auto-medicações.
O peróxido de hidrogênio, componente básico dos produtos clareadores, tem a capacidade de potencializar a carcinogênese das mucosas, ou seja, levar ao câncer da mucosa bucal, oro-faríngea ou mesmo do trato gastrointestinal, com seu uso incorreto ou sem acompanhamento.
Para se ter uma idéia, no consultório, o dentista constrói uma barreira de resina para evitar que o gel encoste na gengiva, o que levaria a uma queimadura e, quando indica uma moldeira para uso em casa, acompanha a evolução de aplicação de um gel mais fraco, que fica em contato com o dente durante 4 horas por dia,  por semanas seguidas, examinando possíveis alterações na mucosa e infiltrações nas restaurações pré-existentes.
Comprando o produto em uma farmácia, a pessoa não tem uma noção sobre seu estado de saúde bucal, margens de suas restaurações e o pior: sobre a concentração do peróxido que estará o usando, ingerindo ou tocando sua gengiva.
Índices de institutos de oncologia atestam que a incidência de câncer bucal aumentou consideravelmente em adultos jovens, de 35 anos. Há 10 anos atrás os pacientes afetados tinham, em média, mais de 50 anos. Ainda é cedo para dizer que está associado à crescente procura de clareamento dentário sem controle. Será que é cedo?
O lado mais incrível, e preocupante, desta história toda, é quando isso ainda se junta aos "espertalhões", que em sua "malandragem" acabam prejudicando sua vida e a de muitas outras pessoas. No Facebook, há algum tempo atrás, vi uma postagem de uma pessoa com terceiro grau completo e que acreditou em uma dessas pessoas, que clamava sobre os "maravilhosos poderes da água oxigenada", como fazer bochechos diários para clarear seus dentes. Não imaginando que pode estar induzindo muitas pessoas a ter câncer bucal num futuro breve.
Hoje é fácil encontrar sites que ensinam vários truques para usar peróxidos para o branqueamento dos dentes até com (pasmem!) o produto alvejante de limpeza Vanish.
Cada pessoa é livre para escolher seus caminhos, mas deve, no mínimo, procurar saber mais sobre os riscos que estará impondo sobre sua saúde. E a obrigação de cada profissional da área é alertar sobre esses perigos.

5 comentários:

  1. Eu só espero que esses ingredientes não estejam inseridos em cremes dentais que a gente, desavisadamente, pode usar sem saber em que fria está entrando!
    Passa a ser um caso perigoso de automedicação!
    Interessante que quando li "peróxido de hidrogênio", lembrei imediatamente que este era um dos componentes do combustível de um avião-foguete utilizado pela aviação da Alemanha na II Guerra Mundial!
    Era altamente explosivo, em determinadas circunstâncias!
    Uma bomba mesmo!
    Abraços, Wolber!

    ResponderExcluir
  2. Leonel , curiosa sua comparação...o peróxido de hidrogênio qdo líquido e fechado n frasco , ao abrir faz um barulho grande que até assusta ao dentista..rsrsrs...qto aos cremes dentais , basta utilizar os básicos e nao se deixe levar por propagandas !!!@

    Caro Wolber , muito bem colocado e meu único comentário é que as pessoas não devem acreditar em tudo o que aparece , PRINCIPALMENTE , produtos relacionados a estética , seja oral , corporal.... Beijo grande

    ResponderExcluir
  3. Olá, Leonel e minha amiga!!

    Sobre os cremes dentais alguns pontos me assustam sobre os que prometem clarear:

    - Quando usamos um gel que não possua uma concentração tão forte, ao ponto de ferir a gengiva ou prejudicar a mucosa, confeccionamos uma moldeira individualizada, que se encaixa exatamente nos dentes da pessoa e fica em contato direto com o dente de 2 a 4 horas por dia, durante uma média de 2 semana.
    Se voce pensar que creme dental que promete clarear os dentes, escovamos com ele por 5 minutos, que seja 5 vezes por dia, para mim leva a duas coisas: ou não vai clarear, ou a concentração tem que ser muito forte para clarear o pouco que seja. = perigo

    - Caso a promessa de branqueamento seja com partículas abrasivas que desgastem um pouco a superfície do dente para remover manchas, o problema já viria aí: também desgastaria o esmalte sadio, trazendo problemas futuros.

    Enfim, é extamente o que minha amiga falou. Há fotos engraçadíssimas de propaganda do começo do século passado, mostrando as maravilhas do mercúrio para o organismo. Até quando eu era criança, passava nos machucados mercúrio cromo... rs

    Fala-se dos beagles hoje, pra mim, o ser humano são as maiores cobaias, sempre. Eu, vocês e todos.

    Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu tenho uma amiga que comprou na internet um clareamento, e ela me disse que funcionou muito bem, que em 6 dias os dentes estavam mais claros.

    Mas isso não é perigoso?, o meu dentista disse para eu não comprar, mas logo me quis vender um no consultório por 600R$, ele me mostrou e era quase a mesma coisa que a minha amiga usou, por isso não comprei

    será que é bom e não é perigoso?

    esse clareamento custa 109R$, com envio via gratis eu vi aqui http://www.sorrisovip.com

    Me ajudem por favor, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deize! Tudo bem com você?

      Entrei no site que você mencionou e me assustei! Incrível as coisas que acontecem hoje em dia e o que a propaganda pode conduzir.

      Lhe darei com prazer a minha opinião. O peróxido de carbamida, na concentração de 35%, usamos apenas no consultório, nunca em casa. O motivo: ele é tão forte que realizamos uma barreira de resina entre o dente e a gengiva para esta não queimar. Isso mesmo, queimar!

      Este produto, é sabido por qualquer dentista, se ficar algum tempo queimando a mucosa (gengiva) pode induzir ao câncer bucal.

      Por isso, quando seu dentista, ou qualquer outro, fala para fazer algo seguro, no consultório, não está interessado em dinheiro, fala porque é o melhor para sua saúde.

      Quando indicamos um clareador caseiro, este deve ser abaixo se 20% na concentração do peróxido de carbamida. O profissional ainda avaliará estado dos dentes e restaurações presentes e acompanhará sensibilidade para saber a concentração melhor (pode ser 18%, 15%, 10%...).

      Minha opinião sobre tudo isso? Se é para economizar dinheiro, economize numa calça jeans ou num tênis, nunca com sua saúde.

      Obrigado por dividir a história com a gente. No que puder ajudar, estou aqui!

      Beijo!

      Excluir