quarta-feira, 3 de setembro de 2008

A legalização das drogas - por Pedro Paulo

Aproveitando o espaço cedido pelo meu amigo Wolber aqui neste blog, eu acho que devíamos discutir sobre assuntos mais polêmicos. Concordando, ou não, poderemos chegar a um senso comum ou pelo menos exercitar nosso raciocínio.
Começando essa série de temas queria falar sobre as drogas. Esse assunto que é tabu em qualquer meio e aquece os ânimos onde quer que apareça.
Sei que minha opinião não é lá muito popular, mas quem sabe eu me explico bem ou alguém me convence do contrário. (acho difícil, mas vamos lá) Portanto as pessoas de coração fraco ou que não gostam de emoções fortes podem sair da sala.
De sopetão: sou favorável à legalização das drogas! "Ai, o que é isso! Deve ser um drogado!" algumas menininhas podem pensar e já respondo: não. Tudo bem que vez ou outra gosto de dar uma ligeira relaxada com algo suave, se é que me entendem, mas além de ser muito de vez em quando, nem dá pra me considerar como um lesado.
"Ok Pedro, mas porque então você é a favor da legalização??"
Tudo bem querido leitor, já respondo sua pergunta. Primeiro porque eu quero ter a liberdade de saber o que é bom ou não pra mim. Só isso. Antes dos 18 devia (na verdade devo até hoje, por respeito) satisfação aos meus pais, que sim, deviam me guiar dizendo o que era ou não bom para mim. Agora, quem é o estado para dizer: "Não rapaz, isso não é bom para você, vai te fazer mal, não use senão eu te prendo!"??
Ele deve sim me dizer que eu não devo prejudicar os outros e punir os que fazem isso, com toda certeza, senão tudo viraria uma anarquia só. Agora não me venha dizer que eu não posso usar porque fará mal a mim. Daqui a pouco não me deixará usar desodorante barato porque pode espantar as mulheres e futuramente diminuir minha probabilidade de casar! (tudo bem, sei que exagerei, mas me entenderam, não?)
Em segundo lugar, creio que a legalização diminuirá drasticamente a violência. O tráfico existe porque as drogas são proibidas e recebem enormes quantias de dinheiro.
Terceiro: A cerveja, o cigarro. Tudo droga. Porque eles são liberados e um simples baseadinho não? Pra mim não tem diferença fumar um ou tomar cinco chopps em um bar.
"Ah Pedro, agora já chega! Como não tem diferença? O cara fica chapado!"
Ué meu amigo, e quantos não vemos trançando as pernas ao sair de um bar. O problema é quem exagera. Tudo em exagero é ruim! Pra isso tem a lei seca e pode ter a lei sem fumaça. É só não dirigirmos depois e tudo bem.
Podia continuar listando aqui muitos outros tópicos, mas acho que estes já dizem por si só.
Mais uma polêmica: não acho que seja correto ficar jogando a culpa toda nas costas do usuário. Ele tem a sua parcela de culpa? Claro que tem. Mas tão grande quanto a dos homens que poderiam melhorar esse país e não melhoram! É fácil fazer propaganda e mostrar que um baseado comprado vira bala na arma do bandido. Eu poderia fazer uma que uma assinatura não dada por homem para legalizar as drogas manda para vala milhares de adolescentes. Mas preferia mostrar que uma assinatura num banco da Suiça vira um monte de mortes nas filas dos hospitais e desempregados sobre as pontes do nosso país.
Sei que estou sendo um pouco agressivo e peço desculpas se pareci arrogante, não era minha intenção. Mas agradeço ao Wolber o espaço para poder jogar todas essas palavras que me ficavam presas na garganta. Estou mais aliviado!
Até mais.

Pedro Paulo é administrador, tem 32 anos

Um comentário:

  1. Fala Pedrão! Tudo bem?
    Que prazer tê-lo aqui no meu blog, estreiando o espaço aberto aos amigos.
    Bom o seu texto, realmente polêmico, mas acho que conseguiu deixar seu ponto de vista bem claro.
    O espaço fica aberto a quem queira concordar ou discordar.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir