terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O bicho homem (Contos de zazu)

Depois do encontro com o novo amigo, Zazu chegou em casa pensativo. Realmente o homem, cada vez mais, perde o contato com a natureza e isso o deixa mais infeliz. Fato: o homem é o animal mais infeliz de todos!
Que estranha – e triste! – conclusão. Mas é verdadeira. Alguém já viu um macaco entrar em depressão porque não encontra sua banana preferida? Ou uma vaca sofrendo porque não tem o capim verdinho como o da sua vizinha? Não, realmente os animais não dão importância a essas coisas, mas nós...
Zazu imaginava uma conversa – se fosse possível, é claro – entre o garoto que havia levado à cachoeira e um pequeno grilo que estava ali, participando do momento, sobre uma folha verde e úmida.
- Nossa, hoje volto para casa, meu último dia de férias. Amanhã volto a trabalhar... – diria triste e cabisbaixo.
O grilo olharia confuso, pensando no motivo daquela tristeza toda, se ele mesmo escolheu esse caminho. “Boa sorte”, pensaria o pequeno animal, e voltaria ao seu pedaço de paraíso, podendo aproveitá-lo hoje, amanhã, e depois, sem ao menos fazer idéia do que é uma segunda, terça, ou quarta-feira.
O sábio sertanejo pensava na arrogância do homem, um ser que se acha superior a todos os outros animais, apenas por ter o intelecto mais desenvolvido, como se, houvesse uma evolução entre as formas de vida, a espécie humana seria o último degrau a se ultrapassar.
Pobre homem, criou tantos problemas para si, vive em uma competição cruel com seu semelhante em vez de conviver em harmonia, criou cidades que esmagaram a natureza sob seu asfalto, criou a própria sociedade que vem nessa loucura, como uma roda descontrolada, fazendo com que entremos nela e nem nos perguntemos se há outro caminho. Apenas continuamos a empurrá-la...
“Claro que fizemos – e fazemos! – muitas coisas boas, mas infelizmente não aprendemos ainda a conviver em paz com tudo isso". - pensou, um tanto quanto amargurado.
É Zazu, pensar as vezes nos deixa melancólicos...

Um comentário: