sábado, 5 de junho de 2010

Bandeirinhas

Essa semana, chegando ao trabalho, vi uma cena que me trouxe um cheiro de infância. Como meu consultório fica em um bairro mais distante do centro, as ruas ainda tem aquelas gostosas características de cidade pequena de interior, apesar de ter seus comércios e mercadinhos pululando cada dia mais.
Dirigia o carro para mais um dia de trabalho e quando virei em minha rua, ela estava repleta de bandeirinhas do Brasil, que cruzavam a cruzavam de um poste a outro, balançando suas cores verde-amarelas sob o céu azul. Em frente às casas e lojas, dançavam uma infinidade de tiras de plástico com as cores de nossa seleção. O asfalto, que quase sempre me chamava a atenção apenas por seus buracos, agora estava pintado com a bonita bandeira do país.
Ah, a época de Copa do Mundo. Me desculpem aos que não gostam de futebol, que pregam contra o "ópio do povo" e tudo mais. Também não me sinto confortável quando sei que políticos, acusações e escândalos são suprimidos pela notícia de que o artilheiro francês está com diarréia, mas o campeonato mundial é inexplicável. O frio na barriga sentido em dia de jogo, a emoção da partida, alegria triunfal ou decepção avassaladora após os 45 minutos do segundo tempo... Confesso que me sinto emocionado até em um jogo da Inglaterra contra a Turquia.
E sinto tudo isso desde criança, aliás, desde que me lembro de assistir a uma Copa do Mundo, em 1986. Não sei se é algo passado de pai para filho, ou se os exemplos nos jogam nesse devaneio. Não sei. E pra quê saber? Naquela copa e na seguinte o Brasil não foi longe e mesmo assim eu me paralisava só de ouvir a música que a TV fez para a competição.
Por tudo isso, tive essa agradável sensação de nostalgia ao ver a rua toda enfeitada, como em minha infância e como fazia tempo que não via.
Esse sabor é um dos melhores que temos. Aproveito esse mês para relembrar, completamente saudosista. O Brasil ganhe ou não, o que importa é que já estou feliz.

4 comentários:

  1. Bom dia, amigo Wolber.

    Eu só acompanho jogos da copa. Mas confesso que entro no clima, igual aos torcedores de "carteirinha".

    Um grande abraço. Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Olá Wolber.

    Obrigado pela visita, e pelas palavras que disse.
    Eu também gosto muito de futebol,
    sem ser fanático, mas da selecção quase que sou, o Scolári quando foi seleccionador, cada português tinha uma bandeira na janela, ou no terraço, agora corre-se o pais de norte a sul, não se vê nem uma bandeira.

    Seja sempre bem-vindo a casa é sua disponha.
    Tenho uma amiga no Brasil, e eu já disse a ela se Portugal perder
    vou torcer pelo Brasil.

    Um abraço,
    José.

    ResponderExcluir
  3. Olá Amapola!
    A Copa tem dessa mesmo, incrível como pessoas que nem ligam para o futebol se petrificam frente à TV no dia do jogo do Brasil. E isso é positivo, é sinal de patriotismo.
    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  4. Olá José!
    Prazer ter você por aqui também e saber que o Brasil vem em segundo lugar no seu coração de torcedor.
    Portugal é um time que sempre gostamos também, e quem sabe nessa Copa pode ir longe?
    Volte sempre!

    Gramde abraço!

    ResponderExcluir