quarta-feira, 25 de maio de 2011

Atitudes

João era um cara, tipicamente, esquentado. Seu temperamento era paradoxal; uma das pessoas mais carismáticas - e boas - que eu conheço, mas pisasse alguém em seu calo, era bom sair de perto.
Como somos amigos de infância, presenciei situações do tipo: um "trombadinha" (como chamávamos os malandros em nossa adolescência) passava encarando, fazendo cara de mal, como quem diz "vou assaltá-los!", e era o bastante.
- Tá olhano o quê, ô babaca! Acha que tenho medo só porque você é feio pra caramba? - dizia, indo na direção do elemento, que sempre desviava. (acho que a confiança do meu amigo é tão grande que assustava mais ainda).
Era "esquentado" contra injustiças, diga-se de passagem. Nunca arranjou encrenca em filas, ou por impaciência, mas quando via algum espertalhão, desses folgados que gostam de levar vantagem sobre os outros, já deixava o cheque com a boiada (para não sair da briga) assinado.
- Sei o quanto erro em estourar muito e sei o quanto preciso melhorar... - dizia sempre, mostrando seu caráter e preocupação em se tornar uma pessoa melhor.
Poucas semanas atrás, João saía com seu carro. No final de sua rua, embicou em uma avenida movimentada e viu um carro descendo rapidamente. Imaginou "dá tempo" - como pode acontecer com qualquer um de nós - e entrou. O carro, como de costume em São Paulo, acelerou e brecou bem perto do seu, e ,mesmo saindo mais rápido, o adversário (outro costume no trânsito de São Paulo são os carros serem adversários) acelerava e gesticulava.
Aquilo o deixava muito nervoso. "Pra quê tanto stress? O cara podia ter diminuído!", pensava. Mas parece que muitos aceleram apenas para dar motivo para justificar sua ira.
Entrou em uma rua menor à esquerda, o outro entrou atrás, "colando" em sua traseira e tentando emparelhar o carro. João tentava ter paciência, mas era muito difícil. Até um momento em que o farol fechou e o outro carro tirou para o lado e parou junto à sua janela. O homem baixou o vidro e começou a gritar, o xingando de vários nomes.
João baixou sua janela. Olhou para a pessoa tresloucada no outro veículo. Levantou sua mão e disse:
- Amigo, me desculpa! Achei que daria tempo pra entrar e acabei te fechando. Sei que tava errado. Mals aí.
Aquilo transfigurou o homem. Como da água para o vinho, seus olhos irados refletiram compaixão. João nunca tinha visto uma mudança de atitude tão drástica daquela forma.
- Opa, tudo bem. Me desculpe também. Estou atrasado, acabei estressando à toa. Foi mal! - disse, até sorrindo.
João me contou:
- Cara, incrível! Parecia que eu ia parar o carro e tomar um chopp com o cara. Ficamos quase "brothers"...
Nada como uma mudança de atitude. Pode-se ter certeza que naquele dia duas pessoas mudaram, um pouco para melhor.

20 comentários:

  1. Oi Wolber, tudo bem !?

    Uma mudança e tanto a desse cara hein!? As vezes eu mim estresso fácil com as coisas que mim irritam, mas no final vejo que é tudo tão em vão ficar com raiva ou estressada. É muito melhor você resolver seus problemas com calma, nosso mundo já está muito estressado, acho que não precisamos de mais pessoas assim!

    Wolber, adivinha só! Não vou mais pra festa do Bode Rei... Vou fazer vestibular que vai ser mesmo na data da festa. Antes meu futuro que a festa não é...!? Deixo a festa para o ano que vem, quem sabe você não vai estar aqui! Rsrsrsr...

    Grande beijo e um forte abraço!
    Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Certamente, Wolber!
    Enquanto lia, eu já começava a antever mais um final trágico como esses que a gente vê todos os dias nos jornais da TV, pelas capitais do Brasil, nesta selva que é o nosso trânsito!
    Mas, graças a Deus, espero que realmente seu amigo aprenda a tirar o pé quando na dúvida e a ter calma com as reclamações, mesmo quando infundadas.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Misericórdia. Isso tinha tudo pra dar errado, ne´? Como muita gente sem noção faz por muito pouco e acaba causando estragos irreparáveis.

    Bom te ver na ativa, doutor.
    Beijos.

    E que bom que seu amigo João contou até três.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal esta história. Achei muita coincidência pois aconteceu algo muito parecido comigo há algum tempo atrás. Se quiser conferir a minha história tá em http://mulhermaeprofessora.blogspot.com/2010/06/quando-o-homem-vira-fera.html

    Gostei mesmo do texto, bem escrito, e do exemplo que se extrai na atitude do seu amigo.Un abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Leonel!!

    Meu amigo, sabe que depois que reli o texto no final, me lembrei daquela música do Paralamas do Ssucesso, "Vital e sua moto"? Que ele vai cantando que o Vital queria a moto, mas seu pai aconselhava que era perigoso, e ele comprou mesmo assim, passando a "se sentir total".

    Sempre tive a impressão que Vital sofreria um acidente no final da música. Mas acabava tudo bem, era só impressão.

    Mais ou menos como esse caso do meu amigo. :)

    Porém se ele tivesse tido uma atitude diferente, não duvido que pudesse ter saído em manchetes como um caso trágico.

    Que curioso, não? Dois resultados absurdamente antagônicos: "quase tomar um chopp" ou agressão física. Separados por uma palavra de apaziguamento.

    São nossas escolhas...

    Um grande abraço Leonel!

    ResponderExcluir
  6. Oi Milene!! Tudo bem, minha amiga??

    Realmente, tudo pra dar errado. Engraçado, como as pessoas às vezes atraem essas situações, não é?

    Acredito que Deus põe a gente aqui para aprender. Quando estamos na escola e vamos mal nas matérias, o que acontece? Repetimos de ano e fazemos as provas todas novamente, para aprendermos.

    Não seria diferente, o João faria as provas (arranjar esses problemas para enfrentar) até que passasse.

    Muito provável que agora essas situações parem de chegar para ele. "Passou de ano" nessa matéria! ;)

    Grande beijo, Milene!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Ivana!!

    Que bacana! Uma lição muito semelhante a sua!

    Bom ter esses exemplos de amigos, nos ajuda a tentar ser uma pessoa melhor quando for a nossa vez de dar o exemplo.

    Obrigado pelo complemento!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Wolber,

    A humildade deve sempre prevalecer,deve sempre ser predominante.Este foi um caso típico,onde as pessoas reconhecem o erro e terminam se retratando na busca do mais importante,a PAZ.Essa foi a mensagem principal do senhor Jesus.HUMILDADE sempre.

    Grande Abraço!

    Luciano Guimarães da Paraíba.

    ResponderExcluir
  9. WOLBER QUE LINDA HISTÓRIA..SABE QUE DEMOREI VIR AQUI?O GOOLGE TINHA ME BLOQUEADO SE ACHA?QUASE PERDI O DMPM FIQUEI TRISTE MAS RESOLVI ..
    MAS OLHA DEMOEI MAS CHEGUEI JAMAIS DEEIXARIA DE LER SUAS HISTORIAS DE VIDA REAL..MAS É .. ASSIM DESARMAR O MAL.NÉ?E O TAL DO DESARMAMENTO DO MAL SRSR ALGUEM VEM BRUTO BRAVO E VOCE DIZ" CALMA NÃO FIQUE ASSIM"" PRONTO A PESSOA JA DESARMA..UM DIA DESSES EU FECHEI UM MOTOQUEIRO SEM QUERER MESMO NÃO FAÇO ISSO ..MAS NÃO VI E ELE QUASE CAIU..DAI ELE ME XINGOU DE UM NOME QUE NÃO SOU E DOIS FEIOS VIU?SRSR SRSR PEGEUI O CARRO FUI ATRAS ELE E ELA VIU E PAROU AMOTO ..ESPEROU EU BAIXEI MEU VIDRO ELE OLHOU ASSUTADO TINHA ME FALADO UM NOM EDOS FEIOS EU DISSE"
    MOÇO DESCULPA MESMO NÃO TINHA VISTO VOCE ..FOI DESATENÇÃO MINHA..
    WOLBER ELE FICOU PARADO OLHANDO E DISSE
    AI DONA DESCULPA O PALAVRÃO TAMBEM FOI MAL E SAIU ENVERGONHADO SRSR SRS
    SABE RECONHECER QUE ERRAMOS ..FAZ UM BEM DANADO E CORTA QUALQUER MAL..PELA RAIZ ..UM DIA MANDO A VOCE UM TEXTO QUE RECEBI DE UM AMIGO SOBRE ISSO..
    LINDA HISTORIA E JOÃO FALA PARABENS PRA ELE TA?

    BEIJOS WOLBER..
    TAVA COM SAUDADES DE VIR AQUI


    OTILIA

    ResponderExcluir
  10. Olá Luciano!! Como vai esses ares da Paraíba, meu amigo?

    Saudade de vocês!

    Tem total razão! Aliás, se formos, longe de qualquer fanatismo ou dogmas, observar as palavras de Jesus há 2000 mil anos atrás, era tudo o que a humanidade precisava para ser o melhor lugar para se morar. Sem violência, pobreza, ou egoísmos.

    Quantos dão ouvidos a isso hoje em dia, meu amigo. Um dos primeiros textos que escrevi aqui foi sobre isso (http://cronicasdeumbrasileiro.blogspot.com/2008/07/chave-interna-por-wolber-campos.html).

    Legal tê-lo por aqui, Luciano!

    Um abração!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Otilia! Minha amiga, saudade de você!

    Que bom! Nada como atrairmos em nosso círculo de amizades (mesmo que pelo computador) pessoas com a mesma aura, não é?

    Fosse um blog de um cara folgado, que louvasse atitudes agressivas, atrairia um monte de gente comentando e exaltando a violência.

    Como fico feliz em relatar uma história de um amigo que me orgulhou e ver que muitos amigos que comentam aqui, também tem histórias parecidas, como você e a Ivana.

    Parabéns!!

    Esse é um dos desarmamentos mais importantes (e mais eficientes!)!

    Um abraço Otilia!

    ResponderExcluir
  12. Wolber,
    Nossa Paraíba percorre o caminho da Paz.

    A melhor ferramenta para resolver um problema é o dialogo.Devemos ter discernimento suficiente para poder resolver este tipo de questão.Suas palavras denotam este viés.

    Grande Abraço,amigo.

    Visite a Paraíba!

    Luciano Guimaraães--Cabaceiras/PB

    ResponderExcluir
  13. Churrulis!!!

    Show de bola, meu Brother! Principalmente pela repercucao bacana que esse texto causou!

    Parabens pelo Blog! Esta super legal!

    Abracao!
    DuBoc!

    ResponderExcluir
  14. Um pouco da personalidade do motorista, sem dúvida.
    Porém é o espelho de uma cidade que vive no limite. No limite do transito, no limite da poluição, no limite da saúde, do transporte...no limite da dignidade do ser humano.
    Quarta metrópole do mundo, a cidade mais rica do país... à custa do paulistano e dos outros filhos adotados e de sua saúde mental.
    Não é fácil viver em uma cidade em que absolutamente tudo contribui para você perder a paciência.
    Ainda bem que acima de tudo isto está a sabedoria Divina, que ainda permite poucos momentos de "sanidade" e fraternidade para as pessoas poderem evitar catástrofes....
    Salve o seu Sertão, querido doutor! Salve as pessoas simples e felizes que vc descreve aqui, as casinhas de barro e as mangas que caem em cima das mesas de ferro!!!!
    Um beijo grande!!!

    ResponderExcluir
  15. Grande Luciano!!

    É isso mesmo, meu amigo! Aliás, saudade desta sua linda terra. E como foi a festa do Bode Rei??

    Um grande abraço a todos vocês desta bela Roliúde Nordestina!

    ResponderExcluir
  16. Oi Joyce!! Tudo bem?

    Nossa, seu comentário estava perdido na caixa, só o achei agora...

    Uma mudança e tanto. O que temos que buscar sempre, sempre para melhor. é um exercício diário, e como vale à pena. ;)

    E como foi o vestibular? Boa sorte!!! :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  17. Grande Johnny!! Beleza, meu irmão?

    Boa repercursão, melhor ainda o exemplo!

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  18. Lua, minha querida!

    Essas grandes cidades nos fazem isso, nos deixam, muitas vezes, no limite.
    Aí, cabe ao grau de evolução de cada um controlar suas reações e compreender as mais difíceis situações.

    Quem sabe não nascemos aqui para isso, evoluir e ser uma pessoa melhor. Quem sabe para então, na próxima encarnação, nascer num sertão bem bucólico, podendo viver em paz, curtindo os prazeres da família e dos amigos, sem violência, sem destruição ao meio ambiente.

    Um sonho.

    Grande beijo, Lua!

    ResponderExcluir
  19. Undeniably believe that which you stated. Your favorite reason appeared to be on the web the simplest thing to be aware of.
    I say to you, I certainly get annoyed while people consider
    worries that they just do not know about. You managed to hit the nail upon the
    top as well as defined out the whole thing without having side
    effect , people could take a signal. Will probably be back to get
    more. Thanks
    My web page > bakida satilik evler

    ResponderExcluir
  20. Olá amigo!!

    Muito obrigado pelas palavras! Fico muito feliz que tenha gostado do texto!!

    Realmente coisas assim acontecem em todas as partes do mundo.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir