domingo, 29 de janeiro de 2012

A secretária

Ela tinha acabado de assumir a secretaria de Educação de sua cidade quando a conhecemos. Passou por enormes dificuldades. No meio político, não é fácil entrar com ideais, vontade e honestidade. Em uma incrível inversão de valores, temos a impressão que as pessoas honestas, com boas intenções, são perseguidas. Com ela foi assim.
Nasceu em uma família simples e seu sonho foi sempre seguir o caminho da educação. E assim, depois de alguns anos na área, recebeu o convite para ser a secretária de educação de Iraquara, cidade do interior da Bahia, que possui em torno de 22 mil habitantes.
Assim que assumiu, procurou fazer uma revolução no ensino local, desagrando algumas pessoas; logo passou a receber perseguição política.
- No começo, eu tinha que levaá-la e buscá-la todo dia. Ela recebia até ameaças. - me disse Sissi, motorista da prefeitura.
Uma de suas primeiras ações foi resolver um daqueles problemas que vem se arrastando durante anos. Uma das escolas da prefeitura dava enormes prejuízos e levava recursos que poderiam melhorar a situação de muitas outras. Procurou o governo do estado e resolveu fazer uma parceria, assim ela receberia recursos maiores e melhoraria consideravelmente seu ensino. Deu certo, porém os adversários políticos enxergaram uma boa brecha. Dias depois um carro de som, pago por alguns vereadores, passava pelas ruas da comunidade dizendo que a "senhora Simone" pretendia fechar escolas e acabar com a educação do município, junto a outras mentiras.
Pessoas de seu próprio convívio profissional faziam intrigas, diziam que ela "queria apenas aparecer, se mostrar" com seus atos em favor da educação.
Pensou em desistir algumas vezes, quando a tristeza apertava demais, porém seguiu em frente. Seu sonho era maior que isso.
Foi nessa época que chegamos à cidade com o projeto de desenvolvimento sustentável na escola. Foi uma agradável coincidência (se é que elas existem); nós precisávamos dela e ela de nós. Um projeto que leve mais de mil livros e estantes para formar uma nova biblioteca na escola, computadores, internet, rádio-escola, oficinas de arte, ações de meio ambiente e saúde, é sempre bem recebido pelo poder público. Não raro aparecem políticos dos mais diversos níveis para discursar e tirar fotos. E assim Simone tinha um grande trunfo: poderia realizar as melhorias que sugeríamos - e que tanto sonhava -, sem a oposição ferrenha que vinha sofrendo.
O trabalho que realizamos em uma escola, rapidamente foi multiplicado para todas as escolas da cidade. Hoje cada uma delas - mais de 30 - foram reformadas ou estão em reforma. Todas com escovação diária, escovódromo, horta comunitária, bibliotecas, aulas de capoeira... Se transformaram em um local onde as crianças querem ficar.
Para isso, devo salientar, recebeu o importante apoio apoio do prefeito Edimário, comprometido com a educação.
Como é difícil elogiar um prefeito, sem que pareça interesse. Quem visita este blog acompanha que, até hoje, praticamente todas minhas menções a políticos foram críticas ferrenhas. Mas, graças a Deus, há luz no fim do túnel. Até aqui conhecemos poucos, mas bom políticos que se diferem muito dos demais. Gestores que se empenham em gerir com responsabilidade e foco na educação de seu povo. Assim como Edimário, em Iraquara, conhecemos Zé Carlos em Irecê, que junto com a secretária de educação local, Margô, também desempenham um trabalho bonito nas escolas da cidade. Em Primavera, no Pará, conhecemos a jovem prefeita Cleuma, que também luta com garra para melhorar sua cidade.
Enfim, é bom terminar um texto elogiando políticos. A sensação é de que temos, sim, um futuro promissor. Há gente boa, com ideais e vontade de melhorar nosso país. E nós, precisamos discernir essas pessoas e fazer com que virem maioria, deixando de lado os velhos "coronéis" e sua política senil. O povo está, aos poucos, começando a tomar consciência disso.
Observamos isso com as "Simones", "Margôs", e sua turma que começa a aparecer neste meio, incomodando os amantes da velha anarquia política que ainda existe por aqui.
Como diz a própria Simone: "Não vou desistir!"
Todo o Brasil agradece, minha amiga!

22 comentários:

  1. Olá Wolber,

    Em Lençóis,tive a satisfação e a alegria de conhecer a secretária Simone que,primeiro de tudo nos acolheu com muito carinho e hospitalidade.Percebi naquele encontro o quanto havia de competência naquela mulher,que,com sua simplicidade,carinho e responsabilidade e dedicadão disponibilizou uma bela recepção e,consequentemente,uma ótima estrutura para que o IBS pudesse realizar o seminário.Simone,não tenho dúvida, representou muito e com certeza vem realizando um ótimo trabalho a frente da gestão em Iraquara. Simone é um verdadeiro exemplo e que nos faz acreditar NO PODER DA TRANSFORMAÇÃO DE UM BRASIL MELHOR ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO.


    GRANDE ABRAÇO,AMIGO!

    SAUDAÇÕES PARAIBANAS!


    LUCIANO GUIMARÃES

    ResponderExcluir
  2. Grande Luciano!

    Meu amigo, pessoas como vocês, são especiais. Nos elogiam, falam da importância do IBS, mas na verdade, quem faz a diferença em nosso país são vocês. Simone, Luciano, Joyce, Luan, Silvia, Neto, tantos outros espalhados pelo nosso país, que põem em prática o pouco que dizemos e acrescentam outras coisas, força de vontade e amor.

    Vocês dão força para que possamos fazer o que fazemos, e juntos podemos dizer que o país vai melhorando.

    Temos muito orgulho de conhecer pessoas como vocês!

    Um grande abraço, meu amigo!

    PS: muito bacana ter revido vocês em Cabaceiras!

    ResponderExcluir
  3. Wolber,

    Tem algum projeto proposto para alguma cidade do Nordeste?

    Alguma visita do IBS?

    Abraço,

    Luciano Guimarães

    ResponderExcluir
  4. Olá Luciano!

    No começo de abril trabalharemos em Tamboril, no Ceará. Essa cidade que falamos, seria bacana você e o Neto darem uma passada e trabalharem conosco.

    Mais para o meio do ano trabalharemos na Bahia, em Palmeiras e Irecê.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  5. Wolber,

    Primeiro de tudo,devo reconhecer que este convite me deixa muito feliz,pois seria uma satisfação enorme participar dessa jornada com o IBS. Desde já,irei fazer um planejamento para adequar algumas situações locais,para finalmente poder humildemente contribuir com este projeto.Até lá,manterei contato com o intuito de cristalizar essa oportunidade.
    Será mais um sonho realizado.

    Grande abraço,


    Luciano Guimarães.

    ResponderExcluir
  6. Grande Luciano!

    Estamos juntos, meu amigo! Vai dar tudo certo!! :D

    Um Abração!

    ResponderExcluir
  7. Acreditar sempre! E principalmente fazer esta importante ação de mostrar ao brasileiro e apoiar os representantes que realmente de importam com o pais e com o povo que deu a ele a chance de o representar! Deixo os parabéns a todos estes brasileiros citados no texto, muito feliz em poder manter a esperança! Beijo grande ao doutor!

    ResponderExcluir
  8. Oi Wolber, meu amigo!
    Tudo bem?

    Que exemplo de pessoa temos aí! Infelizmente não tive o prazer de conhece-la ainda, mas tenho certeza que em breve terei essa satisfação.
    Realmente Wolber, é pessoas como você, Luis, Simone, Valter, Régea e tantos outros, que faz com quem nós nos espelhamos em vocês. Sim, vocês não são os únicos. Ainda bem que não são! Existe tantas pessoas por esse Brasil afora precisando de uma ajuda como essa, querendo mudar a cara do nosso país, porém algumas vezes são impedidas de fazer por um "motivo maior" só que mesmo assim aproveitam a chance que tem e fazem. E é uma satisfação enorme fazer isso. Só podemos ajudar o próximo, quando nós mesmo tomamos a atitude de mudar, de se auto-ajudar!
    É esse o sonho de muita gente: mudar nosso país por meio da educação. Pois, é a educação que transforma o ser humano! Não é mais nada além da educação.
    O bom, é que existe pessoas que acreditam nisso.
    Tenho vocês como inspiração pra mim, já falei isso muitas vezes aqui no seu Blog porque é a verdade. Somos um grupo que quer o bem pra todos, e por esse motivo não medem as dificuldades!
    Tenho muito orgulho de conhecer pessoas assim...

    Grande beijos, e vamos ter o que a nossa amiga Simone teve: força de vontade!


    Saudades!

    ResponderExcluir
  9. Minha querida Lua!

    Que saudade de recebê-la aqui!! Um prazer imenso!!

    Vamos juntos, nessa esperança. Acredito que muito mais breve do que se imagina, nosso país vai entrando nos eixos.

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  10. Olá, minha amiga Joyce!

    Você disse muito bem. Esperança é encontrar tantas pessoas que pensam parecido e querem algo melhor, não apenas para si mesmo, mas para todos a sua volta, para o seu país.

    Como dizia John Lennon "você pode dizer que eu sou um sonhador, mas não sou o único. Espero que um dia você se junte a nós e o mundo será um só".

    Vamos encontrando outros sonhadores. Um dia, tudo isso, não será mais um sonho, e sim realidade.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  11. Alô, Wolber!
    Que bom que ainda existem estes "casos isolados" de políticos que permitem que pessoas de bem possam contribuir para melhorar a qualidade da educação!
    Que a força esteja com essas pessoas admiráveis e corajosas que enfrentam as ratazanas para tentar salvar o futuro do nosso Brasil!
    Que surjam mais abençoadas "Simones" e "Margôs"!
    Abraços, amigo!

    ResponderExcluir
  12. Grande Leonel! Tudo bem, meu amigo?

    Me uno às suas preces! Se você conhecesse essas duas pessoas veria que transparece bondade e vontade de melhorar o país em seus olhos.

    É disse que o Brasil precisa. É disso que o povo precisa, de exemplos a serem seguidos, não tantos anti-exemplos que temos expostos a todos em nosso dia-a-dia.

    Um abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo texto, pelo blog e pelo o trabalho extraordinário que vcs fazem. Tenho uma enorme admiração por todos. Abraços!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá Lindomarcos! Tudo bem, meu amigo?

    Muito obrigado, de todo coração, pelas palavras!

    Bacana tê-lo visto, em nossa passagem pelo Pernambuco, mesmo que rapidamente, dentro do carro.

    Mantenha sempre contato!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. Wolber, convido a ti e a teus leitores para conhecerem e participarem com suas produções literárias do Urbanasvariedades, o modo long play do Urbanascidades, blog cultural de produção coletiva. Visite urbanasvariedades.blogspot.com. e solte o verbo.
    Um abraço,
    Paulo Bettanin.

    ResponderExcluir
  16. Grande Paulo!

    Obrigado pelo convite, amigo!

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  17. Que bom ver isso, amigo! Pois aqui a historia é bem diferente. Ontem tive uma experiencia terrivel com o Secretário municipal de educação de Natal (o tb vice-presidente do PV no RN) o senhor Walter Fonseca. Não me recordo de ter conhecido alguém tão mal educado, triste, frio e desumano. Se ele foi, como sempre conta, uma pessoa humilde, com certeza se perdeu pelo caminho do poder. Talvez pense ser eterno e inatingível para sempre. Escrevi uma carta sobre isso no meu Blog. bjs

    ResponderExcluir
  18. A Simone realiza o sonho de muita gente que ainda acredita na Educação.
    Saudades

    ResponderExcluir
  19. Olá Ivana! Tudo bem?

    Isso tudo é uma pena. Quantas pessoas não se perdem pelos caminhos do poder.

    Não é das coisas mais fáceis encontrar pessoas que mantém seus ideais e coerência quando galgam postos mais altos e assumem poder.

    Mas sempre há esperança. :)

    Uma abraço!

    ResponderExcluir
  20. E precisamos acreditar sempre, Damaris! Só assim nosso país irá melhorar gradativamente.

    Que bom recebê-la aqui no blog de novo!! Saudade de vocês de Poços das Trincheiras!

    Beijo!

    ResponderExcluir