sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Esperança (por Janilde Fernandes)

Recebi um texto de Janilde, uma professora de Balsas, no Maranhão, que nos conheceu nesta última viagem.
Geralmente não posto textos que falem de mim, sem falsa modéstia alguma, porém achei o texto tão bonito que resolvi postá-lo.
Fala de um estilo de trabalhar de todo um grupo de amigos que fazem no sertão um trabalho com o coração.
Wolber Campos


Um certo dia fiquei sabendo que havia um grupo de pessoas que viajavam Brasil a fora destribuindo não apenas coisas materias(importantes para melhorar a apredizangem dos alunos), mas principalmente ESPERANÇA. Eram os AMIGOS DO PLANETA.
Logo de inicio fiquei encantada com o trabalho que desenvolviam.
Quando fui informada que eles visitariam a nossa cidade fiquei ansiosa em encontra-los.
O dia chegou, acordei cedo e fui para a escola onde desenvolveriam os trabalhos, quando cheguei fiquei um pouco perdida, um entra e sai de salas, muitas oficinas, resolvi passar em todas, queria conhecer tudo.
Quando entrei em uma sala vi um rapaz , sabia que era o destista pq estava cuidando dos dentes das crianças (não sabia nem o seu nome), mas algo chamou minha atenção, tantas crianças ao seu redor, achei que estavam incomodando-o e fiquei sabendo por uma amiga que ele preferia que elas ficassem perto dele.
Juro que fiquei impressionada, estática com aquilo que ouvi, geralmente se quer silêncio e onde tem criança ja se sabe, barulho, agitação...
No caminho para casa fui com aquilo que vi em meu pensamento, foi um momento de reflexão, pois sou professora e muitas vezes me falta a paciência.
No segundo dia de oficina passei na sala onde estava o dentista, agora já sabia o seu nome WOLBER, e a cena do dia anterior se repetia, achei simplesmente lindo.
Acabou! chegou a hora de dizer adeus e isso já eram mais de oito horas da noite, sai daquela escola bem diferente do que entrei, vontade de fazer diferente, de ser mais paciente e principalmente a ESPERANÇA, voltou a fazer parte da minha vida.
O que dizer então a você Wolber que me mostrou que tudo vale a pena e que a esperança nunca deve acabar. Um obrigada é pouco, então MUITO OBRIGADA, MUITO OBRIGADA...
VOCÊ É ESPECIAL!

4 comentários:

  1. Janilde, belas palavras e concordo com vc..só poderia ser minha prima rsrs...

    ResponderExcluir
  2. Ehhh meu amigo e Doutor Wolber, parece que você anda ensinando não só sobre boca e dentes, mas sobre paciência e esperança. Sem puxar o saco cara, mas é isso aí, essa é uma qualidade muito legal em você e que eu admiro e procuro trazer para o meu dia-a-dia: paciência. Sei que você colocou o texto para ressaltar o grupo, mas acho legal falar que "à medida que deixamos nossa luz brilhar, damos a permissão para os outros fazerem o mesmo." Saudades, um grande abraço, João.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez você me surpreendeu, me deixou emocionada.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Profa. Janilde, parabéns pela sua luta. Continue. Você descobriu nessa viagem o que eu descobri numa parecida, para Ilha Bela. Não se nascem pessoas como o Wolber toda hora. Felizes do nós, que cruzamos seu caminho, não? Abraço, meu amigo. Saudades.

    ResponderExcluir