domingo, 9 de maio de 2010

"O céu é das crianças"

A máxima expressa no título acima, dita por Jesus Cristo há dois mil anos, faz todo sentido. Em nosso último trabalho, no estado do Sergipe, ela, mais uma vez, soou para mim com veracidade estrondosa.
Já dizia alguém muito inteligente - e eu não faço idéia de onde ouvi isso - que toda generalização é burra, então não generalizo, mas as crianças são puras. O adulto, em sua maioria, é corrompido, egoísta e, muitas e muitas vezes, maldoso.
Por esse motivo, há muitos anos, parei de atender adultos nos trabalhos do sertão. Crianças nunca me deram problema algum. Muito pelo conttrário, o prazer de atendê-las é inexplicável. Em sua maioria, sentam na cadeira, abrem sua boquinha, me deixam tratar o dente que eu quiser e ao término se levantam, quase sempre sem agradecer, e eu acho a coisa mais legal do mundo. Não precisam nem dizer "obrigado" - e eu também não preciso ser agradecido e nunca espero isso -, um sorriso delas é um pagamento imenso! Quantas não passaram ali do meu lado, durante um dia inteiro, esperando pela chance dde ser atendida e, ao final de longas horas, eu (me sentindo muito mal por sinal) explicava que não conseguiria tratar de seu dentes, o tempo havia esgotado.
Sabe o que elas fazem nesse caso? Dizem que está tudo bem e vão embora sem mágoa alguma, apenas cientes de que eu realmente não tive tempo de restaurar seus dentes.
Já um adulto... Não sei porque perdemos essa paciêcia e sabedoria com os anos.
Parei de atendê-los pelos problemas que tive durante os primeiros anos. A situação das criançças, na maioria das ciidades é assustadora! Sem falar em sua carência. Mas o egoísmo dos "gente grande" não os deixa enxergar ou se comover com isso. Com fila enorme de crianças e suas bocas maltratadas como campos de guerra, me vinham professores e até diretores, dizendo "ah, você vai ter que me atender!".
Não adiantava explicar sobre carência das crianças, que eles tirariam a vaga de alunos carentes. Cansei de ouvir "mas só eu, vai...". E quando eu, perfeito idiota, abria excessão vinha outro: "ah, mas atendeu a fulana, vai ter que me atender também!". Pronto, começava a "rebelião" e se caísse nas lábias não trataria de criança alguma, só de adultos.
Em abril, em Poço Redondo-SE, veio uma professora bem vestida e disparou arrogante: "Você vai me atender hoje!".
Expliquei que não podia, "apenas as crianças" e os motivos "históricos" que me haviam levado a isso. Gastei saliva. Pra caramba! Ela, sorrindo simpaticíssima, me fazia favores enquanto eu montava a cadeira. Pegava água, trazia sacos de lixo e baldes, porque eu ia "arrumar os dentes" dela mesmo. Ia e vinha, com toda disposição do mundo, e eu explicando que agradecia de coração, mas não poderia atendê-la.
Até que comecei a trabalhar, ela quis se sentar antes da primeira garotinha da fila e eu disse sério: "já falei que não posso atender adultos, me desculpe..."
- Eu não preciso de suas desculpas, faça com ela o que quiser! - disse raivosa e saiu batendo os pés no chão, sumindo, furiosa, porta afora.
Fiquei feliz em não ter aberto excessão. Era um adulto se fingindo de "gente boa". Poderia ter caído numa "lábia" de pessoa do bem, atender uma pessoa daquela qualidade e deixar de ajudar uma criança pura.
Ufa!

4 comentários:

  1. Grande Wolber. Parabéns pelo texto. Aliás, quem disse a frase "toda unanimidade é burra" foi Nelson Rodrigues.

    Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  2. Grande Kamelot!! Tudo bem, brother?
    Valeu! E realmente foi o Nelson Rodrigues... Já posso dormir hoje! ;)
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Cara! Fiquei assustada quando vi o nome Poço.... rsrsrsrsrsr. Mas vc é tão gente boa, tão gente boa que até seu não é bacana....

    Muito obrigada por ter atendido meu aluno com tanto carinho e atenção...Meu coração se enche de alegria ao vê-lo todos os dias mais motivado, sempre perguntando:
    professora, hoje tem escovação?!!!!

    Tem coisa melhor para uma professora do que ver seus alunos motivados?????
    Duvido!!!!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Tenho certeza que é uma das melhores coisas, Damaris. E isso também é uma motivação enorme para nós. Legal como é uma via dupla, não é? Motivamos e somos motivados.
    E foi um prazer atender ao seu aluno e ainda mais ver que ele está empolgado em cuidar dos dentes.
    Eu é que agradeço!

    Um abraço!

    ResponderExcluir