segunda-feira, 26 de abril de 2010

Saaaaaaaaaaantooooooooos!!!

Ontem foi dia de final de campeonato. Poucas coisas são mais brasileiras do que gostar de futebol e ir à final do campeonato no estádio. Talvez algo do mesmo tamanho que falar em carnaval ou em corrupção na política.
Mas falemos de coisas boas e eu, como um bom santista, tenho motivos para isso.
Hoje me permitirei ser um ufanista pé-no-chão, se é que me permitem a antítese. O Santos de hoje é um time que me dá um orgulho imenso. Digo que, sem sombra de dúvidas, valeu a pena ser santista todo esse tempo (fim dos anos 80 e 90) de "vacas-magras". Sofri todo tipo de gozação na época em que se dá mais importância ao futebol: a infância e adolescência. Meu time era saco de pancadas de todo mundo. Haja paciência. Foi nessa época em que peguei birra do Corínthians e do São Paulo - que foi bi-campeão do mundo no começo dos 90.
Onde penso que podem me taxar de ufanista (eu mesmo não me considero, nessa caso), é o porquê penso que valeu a pena meus anos de torcida na fila de títulos.
Esse time atual do Santos, semelhante ao time de 2002 com Robinho e Diego, joga de uma maneira muito bonita, leve, alegre, com tamanha habilidade e técnica como não me lembro de ter visto nas últimas décadas.
Talvez o São paulo bi-ampeão mundial de 2002, com Raí, Muller, Silas e um bando de craques, tenha jogado num nível parecido, mas ainda assim, não me lembro de terem uma alegria contagiante na maneira de jogar e um apetite tão voraz por gols, como essa equipe atual do Peixe.
Meu orgulho futebolístico remete às inúmeras conversas que tinha com meu querido pai - o responsável pelo fato de eu ser santista - sobre o futebol das antigas. Ele foi um dos privilegiados a ver Pelé jogar (na mesma época em que outros eram privilegiados em ver os Beatles tocar. Será que eu nasci na época errada?). Sempre me comentava a maneira como o Santos dos anos 60 jogava, alegre, leve, habilidoso ao extremo e com apetite de gols... Parece algo que já escrevi?!
Pois é, esse é o motivo de meu orgulho. E por isso, este domingo, eu fui ao Pacaembú e vi meu time ganhar na primeira final do Santo André, por 3X2. E domingo que vem estarei lá. E não importa se, de repente, perder de dois ou mais gols de diferença e não for campeão. Isso é lindo do futebol: já estamos felizes apenas de ver um jogo tão bonito como foi até agora, o título, se vier, será apenas um atestado de que, é sim, possível ser campeão jogando bonito e pra frente!!

Um comentário:

  1. Oi meu amigo li algumas de suas crônicas e como sou apaixonada pelo gênero, adorei, parabéns e fico feliz por ser um admirador do meu povo brasileiro e nordestino é claro. Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir